Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Palatite ou travagem É um problema bem comum em equinos

Compartilhe em suas redes sociais:

Palatite ou travagem É um problema bem comum em equinos



Conhecida no campo por muita gente como “travagem”, é uma inflamação do palato do cavalo. Trata-se de um processo inflamatório transitório do revestimento mucoso, junto à face interna dos dentes incisivos superiores. Um sintoma característico da palatite é o aparecimento de um bolo de carne no céu da boca.

O animal tem dificuldade para se alimentar e fica magro e feio, mas não é a palatite que faz com o animal emagreça, e sim os sintomas que ela provoca como a mastigação lenta e dolorosa, salivação e exposição constante da língua, o que pode levar a um emagrecimento lento e progressivo. O animal tende a deixar cair alimento da boca durante a refeição, ou até mesmo a se recusar a comer.

A palatite pode ocorrer em animais jovens durante a erupção dos dentes incisivos permanentes, isto é, entre 24 e 60 meses. Em potros, a troca dentária pode originar o problema, especialmente se houver demora na eliminação total do dente de leite. Em animais de qualquer idade pode ser decorrente de uma alimentação muito grosseira (capim, feno duro e com talos grossos) e/ou com excesso de grãos, principalmente milho inteiro.

A confirmação se dá pela inspeção direta da boca do animal e observando-se que o palato ultrapassa a linha dentária incisiva superior, em alguns casos tendo consistência firme.

É comum até os dias de hoje leigos confundir edemas que muitas vezes não causa problema algum com travagem ou palatite e instituindo um tratamento cruel que consiste em queimar ou cortar esse aumento de volume do palato (isso nunca deve ser feito mesmo que seja palatite propriamente dita).

Quando for observada alguma alteração no palato ou suspeitar de algum problema relacionado ao emagrecimento, dificuldade de apreensão e de engorda nos cavalos, deve-se antes de qualquer coisa consultar um Médico Veterinário que tenha amplo conhecimento das estruturas relacionadas a cavidade oral e tenha os equipamentos necessários para um exame adequado da cavidade oral .

Somente com um exame bem detalhado da cavidade oral é possível diagnosticar a causa desse aumento de volume do palato e atribuir um tratamento de forma ética e correta.

O enfoque do tratamento da palatite tem mudado nos últimos anos, a inflamação será autolimitante desde que melhorias no manejo alimentar sejam implementadas. Assim, como primeira opção, recomenda-se o fornecimento de verde de boa qualidade, evitando-se grãos inteiros. Em alguns casos, o uso de anti-inflamatórios não esteroides será necessário.

A retirada cirúrgica (com o uso de anestesia) é uma opção mais radical para alguns casos e o procedimento deve ser realizado por veterinário habilitado pelos riscos de acidentes e hemorragias.

É importante lembrar que somente o crescimento (hiperplasia) do palato não acompanhado de sinais clínicos adicionais locais (inflamação), dificuldades na mastigação e emagrecimento, não é indicativo de intervenção terapêutica, pois muitos animais convivem naturalmente com esta condição.

A boca dos animais deve passar por exames periódicos para detecção da palatite e outros problemas, especialmente dentários, que podem da mesma forma trazer problemas diversos como cólicas e perdas na condição física.

Para isso, o criador deve recorrer ao veterinário. Somente com um exame bem detalhado da cavidade oral é possível diagnosticar a causa desse aumento de volume do palato e atribuir um tratamento de forma ética e correta.



Contatos dos Autores:
Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletVocê deixa seu cachorro cheirar tudo em volta?

bulletModalidade equestre volteio

bulletQueimaduras nos coxins almofadinhas das patas

bulletEfeitos do estresse fisiológico em peixes

bulletTetano em cavalos


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet carlos alexandre pessoa
médico veterinário (11) 99112330 www.animalexotico.com.br

bullet Sérgio Alves, médico veterinário e gerente de vendas para pets da Alltech

bullet cepav laboratórios
fone: (11) 3872-9553
rua tanabí, 185 - são paulo/sp
www.cepav.com.br

bullet O Clube Pet Memorial está localizado na Avenida Sadae Takagi, 860, em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, acesso pelo km 20 da Rodovia dos Imigrantes, telefones (11) 4343.0000 e (13) 3222.2949, 0800.772.8885 site www.petmemorial.com.br

bullet Gabriela Costa CRMV 7955 RJ
gabriela@veterinariahome.com.br,
http://www.veterinariahome.com.br
whatsapp : (21)99600-7788

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletFera ferida

bulletO voo do hamster

bulletEduardo e mônica

bulletCachorro perigoso tche garotos

bulletForró de cavalgada

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletBatman begins (2005)

bulletUm homem chamado cavalo (a man called horse)

bulletK9 - um policial bom pra cachorro

bulletThe wolf of wall street

bulletMulher-gato (catwoman)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletAmazonas aguas, passaros, seres e milagres

bulletNo meu peito não cabem pássaros

bulletA arca de noé

bulletGato viriato

bulletEu não sou cachorro, não

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos