Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > ImportÂncia da tpa no aquarismo

Compartilhe em suas redes sociais:

ImportÂncia da tpa no aquarismo



O que é TPA?

'TPA' significa troca parcial de água, ou seja, trocar uma parte da água e renovar com água nova.

Porque devo fazer TPA no meu aquário?

A TPA e uma forma de estar sempre renovando os elementos necessários para manter a saúde e o bem estar do peixe, também para corrigir os parâmetros da água eliminando os dejetos dos peixes que se transformam em  amônia e nitrito. Em casos de aquários com lotação os níveis de ph também.

É muito importante saber que nem sempre a agua cristalina do seu aquário indica que ela esteja em condições boas para seus peixes, uma água perfeita é aquela que além de cristalina esteja com os parâmetros livres de amônia, nitrito, e PH perfeito pro tipo de peixes que você tem.Além das TPAS é muito importante que você tenha uma excelente filtragem, pois ela influência bastante no tempo entre uma TPA e outra .

Quais são os benefícios da TPA ?

Os benefícios são imensos, já começa pelo fator de que se você tem um aquário com qualidade de agua boa, dificilmente você terá problemas com doenças.Outro beneficio é que por exemplo, se você faz TPAS continuas de 10% ate 20% todos os dias, você terá um crescimento maior dos seus peixes devido a constante renovação de nutrientes e no caso de peixes criados juntos com outros,com a troca diária, os feromônios que são liberados na agua, pelos peixes, são inibidos e dificilmente você terá problemas de desenvolvimento, principalmente em aquários maternidade.

Mas um dos principais benefícios sem sombra de duvidas é em relação a doenças, como por exemplo, o BNC que em quase todos os casos tem relação com esse fator qualidade de água, por isso uma água sendo renovada estará livre de bactérias e fungos que causam doenças em nossos peixes.

Por isso quando tratamos os nossos peixes devemos fazer tpas diárias ou de 2 e 2 dias para que a agua em que esta sendo feito o tratamento esteja sempre com uma qualidade boa livre de amônia e nitritos.

De quanto em quanto tempo preciso fazer TPAS e quanto de água preciso trocar?

Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, isso vai muito de aquário pra aquário e depende muito da filtragem de cada um além da quantidade de peixes que você possui.

O recomendado é que aquários estabilizados e com filtragens boas seja feita uma troca de 40% mensalmente e ou 30% quinzenal, mais a quem prefira fazer trocas de 10 a 20% semanalmente e tem outros que chegam a fazer TPAS diárias, e como eu disse no início, isso somente cada um vai saber avaliando seu aquário, você pode identificar quando seu aquário está precisando de TPA, observando diariamente os parâmetros do seu aquário, por isso é de fundamental importância que você tenha em casa três testes fundamentais, ph, nitrito e amônia.

Vou dar um exemplo : o meu aquário de jumbos de 680l já e estabilizado e as minhas TPAS só são feitas de 30 em 30 dias de 40%.Só reponho a água que seca do sump de 7 em 7 dias, porque meus peixes jogam muita agua pra fora então meu sump fica com o nível de agua instável.

Já os meus aquários de criação de FH, as minhas TPAS são feitas de 7 em 7 dias de 10% e de 15 em 15 de 30%, por causa do crescimento deles e pela espécie requerer uma qualidade maior na agua, devido a sua sensibilidade em relação a doenças.

Essa é outra questão que determina o tempo entre uma tpa e outra e a quantidade de água trocada a espécie do seu peixe.

Como devo fazer corretamente minhas TPA's?

Eu vou falar como eu faço minhas TPAS, utilizo uma mangueira para retirar a agua e sinfonar o fundo, e logo depois com a mesma mangueira eu conecto na torneira e encho o meu aquário.Logo após o término eu coloco PRIME SEACHEM na medida total pra tratar a água.Nos dias de inverno pra não causar choque térmico eu utilizo a agua do chuveiro conectando a mangueira na mangueira do chuveiro e encho o meu aquário,logo após o término eu utilizo o PRIME na medida total pra tratar o aquário todo.

Já faço TPAS utilizando esse método a anos e nunca tive problemas, mais quero salientar que antes de fazer suas TPAS, você precisa antes de tudo observar se a água que esta sendo abastecida na sua casa tem procedência. No me caso ela vem já filtrada por filtros que meu prédio tem, agora se sua água vem direto da rua eu oriento a fazer suas tpas de um modo diferente tratando a agua em um tonel de água separada com PRIME.

Não se esquecendo de trocar o perlon, e sempre que necessário, renovar o purigem além de trocar algumas mídias como zeolite e carvão ativado.



Contatos dos Autores:
https://www.brasiljumbos.com.br/pagina/importancia da tpa no aquarismo.html



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletDe olho na boca dos cavalos

bulletTricobenzoares o perigo das bolas de pelos

bulletCuidados com a égua gestante e sinais de proximidade do parto

bulletPeixe elétrico

bulletAdestramento de gatos


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Silvana Souza
médica veterinária
crmv-sp 9617
animalcamp
rua d pedro i n? 663; guanabara - campinas/sp
fone: (19) 32425370 ou 97965242
www.animalcampcjbnet
homeovete@yahoo.com.br

bullet Paola Christina Ferreira Carneiro Médica Veterinária CRMVSP 8145 Dermatologia e Terapeuta Floral MASTERVET Clínica Veterinária Av. Ângelo Sim?es,1135, Jd. Leonor , Campinas , SP Fone: (19) 32345363 ou 33843323

bullet Matheus Rodrigues Bonfim matheus@petlive.com.br

bullet Carlos Artur Lopes Leite é médicoveterinário graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Micologia Médica pela Carl von Ossietzky Universität (Alemanha). É também mestre em Medicina e Cirurgia Veterinárias pela UF

bullet Nome, Telefones, Endereço, Email, Website, facebook ou outras redes sociais

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletLambada de serpente

bulletCrocodilo rico os figurantes

bulletCavalos Do Cão

bulletAos filhos de peixes

bulletBeira Mar

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletThe wolf of wall street

bulletCujo

bulletFamoso pra cachorro (in the doghouse)

bulletO corcel negro

bulletConfusão pra cachorro (dog gone)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO homem que amava os cachorros

bulletA arca de noé

bulletO gato que falava com fantasmas

bulletA princesa e o sapo

bulletUrologia e nefrologia do cão e do gato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos