Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Como alimentar seu peixe

Compartilhe em suas redes sociais:

Como alimentar seu peixe


Peixes

Saber alimentar seus peixes de forma correta é essencial! Neste artigo vou mostrar como se deve fazer, e comentar sobre alguns mitos que já deve ter ouvido falar.

Meu peixe morreu por que comeu demais?

Muitos já ouviram essa frase, e é apenas um mito! O que acontece é que a maioria das pessoas colocam a ração e não acompanham para ver se o peixe comeu ou deixou de comer. Outras pessoas exageram na dose da alimentação e acreditam que os peixes irão comer conforme sentirem vontade. Essas atitudes são extremamente danosas!

O peixe vai comer apenas o necessário, ou seja, ele só vai parar de comer quando ficar satisfeito. O problema em exagerar na quantidade de ração, é a sobra que fica no aquário. Essa ração vai afundar, apodrecer e com isso entrar em um ciclo de compostos nitrogenados (amônia, amoníaco, nitrito e nitrato) o que é tóxico para a água. São esses compostos (cada um em escalas diferentes), que matam o peixe, e não porque ele comeu demais.

O excesso de ração além de deixar mais tóxico, pode alterar o pH da água, reduzir oxigênio entre outros fatores que afetam negativamente seus peixes.

1. Colocar mais ração faz o meu peixe crescer mais rápido e ficar com cores mais vivas?

Não! É a mesma situação comentado acima. O peixe vai comer o necessário até estar satisfeito, e o que vai influenciar no seu crescimento e coloração é a composição da ração, ou seja, isso vai variar de marca para marca. Todo aquarista tem suas preferências, e eu indico as seguintes marcas de alimentos: Sera, Tetra, Tropical, New Life, New Era, Poytara. Não recomendo Alcon, não pelo fato de ser uma ração normalmente barata, mas sim pela sua composição que não é concentrada como as citadas acima, fazendo com que você introduza muito mais alimento no aquário para conseguir saciar a fome do seus peixes e consequentemente sujando mais a água.

2. Quando alimentar?

src=

É importante manter uma rotina, escolher os horários que você irá alimentar todo dia. O ideal é alimentar de 2 a 3 vezes por dia, lembrando de sempre fazer o acompanhamento, notando quais peixes estão comendo ou não, e a quantidade que cada um está comendo. Essa observação é importante para verificar se existe algum peixe doente, e para poder definir a dosagem de alimento que você deverá colocar de acordo com seus peixes, evitando que alimentos fiquem sobrando e prejudicando a qualidade da água como mencionei anteriormente.

É preciso sim respeitar as medidas quando se trata de alimentação, e com o tempo você irá aprender a dosar. No início é normal errarmos a dosagem, podendo e digamos que até poder passar estas medidas, mas se for iniciante no aquarismo, sugiro que siga sempre a orientação de um profissional de confiança.

3. Alimentador automático é melhor?

src=

O alimentador automático eu apenas indico para os casos quando a pessoa vai viajar e não vai ter ninguém para alimentar os peixes. Para deixar constantemente eu não aconselho, pois o alimentador tem momentos que vai derrubar mais ração do que necessário,  contribuindo para sujar a água e consequentemente intoxicar os peixes, e em outros momentos em que nada de ração será liberada pelo alimentador, correndo o risco dos peixes ficarem com fome.

Nada melhor que o dono alimentar e acompanhar seus peixes, só assim vai poder ver qual peixe está comendo bem e qual precisa de alguma atenção maior, além de poder admirar e fazer parte desse momento de alegria dos peixinhos.

Conclusão

Alimentar corretamente seus peixes é muito importante para o desenvolvimento e qualidade de vida deles, pois como já vimos nesse artigo, exagerar na dose na hora da alimentação pode intoxicar a água podendo até causar a morte de seus peixes.



https://www.aquaristz.com/aquario marinho/como alimentar seu peixe/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletHomem aranha kuarto de empregada

bulletCavalo manco

bulletNarração de quadrilha junina

bulletSe você fosse um peixinho

bulletPassaros noturnos



Dicas Veterinárias:

bulletComo tratar um cão sangrando

bullet25 alimentos humanos tóxicos aos cães

bulletEnvenenamento por cogumelos em cães

bulletTártaros

bulletPor que ter um aquário?



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet por Priscila Pinheiro - Pet Sitter

 

Bicho Feliz Pet Sitter

Site: https://sites.google.com/site/bichofelizpetsittercotiasp/

Whatsapp e celular: (11) 98586-9212

Twitter: @bichofelizps

>

bullet Centro de Pesquisas Hospital Evandro Chagas Departamento de Doenças Infecciosas Serviço de Zoonoses Serviço de Dermatologia Infecciosa
http://www.inpa.com.br>

bullet Matheus Rodrigues Bonfim matheus@petlive.com.br>

bullet Fabio Nakabashi (parkvet@gmail.com) CRMVSP 5997 Tel.: (19) 32724001 End.: Av. Francisco de Paula Oliveira Nazareth, 559 Parque Industrial Campinas SP http://parkve6.wix.com/parkvet>

bullet Rita Ericson http://bichosaudavel.com/anestesia-em- caes-e-gatos/>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletBatman e robin (1949)

bulletK9 - um policial bom pra cachorro

bulletNo olho do gato (dans l oeil du chat)

bulletLoup - uma amizade para sempre

bulletVinte mil léguas submarinas



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletOs segredos dos gatos tudo para entender e ensinar o seu companheiro

bulletA volta do gato preto

bulletUrologia e nefrologia do cão e do gato

bulletPassaro-camaleao, o

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos