Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > conheça as principais características do sistema digestivo dos peixes

Compartilhe em suas redes sociais:

conheça as principais características do sistema digestivo dos peixes



Nos peixes existem adaptações estruturais para a captura, ingestão e digestão dos alimentos.

A grande diversidade das espécies apresenta diferentes hábitos alimentares, exibindo características morfo-fisiológicas que ensejam a sua adaptação evolutiva aos diversos habitats. Assim, nos onívoros existem adaptações estruturais para a captura, ingestão e digestão dos alimentos.

Essas adaptações são caracterizadas principalmente pela morfologia do canal alimentar e também pela produção de enzimas digestivas que estão relacionadas diretamente com os hábitos alimentares de cada espécie.

- boca e cavidade bucal: a boca está geralmente situada na extremidade anterior dos peixes, abaixo das narinas e paralela ao seu eixo longitudinal, adaptada para apreender o alimento. Em espécies que ingerem os alimentos do fundo, a boca é frequentemente localizada ventralmente, como nos cascudos, por exemplo, ou apresentam adaptações nos lábios para facilitar a apreensão dos alimentos.

Quando os alimentos são retirados na parte superior da coluna d'água, a boca se localiza na extremidade anterior do corpo. O tamanho da boca parece relacionar-se à dimensão da partícula. Pelo comprimento de suas mandíbulas, os carnívoros apresentam os maiores valores.

Os peixes têm vários tipos de dentes. Os carnívoros geralmente apresentam mandíbulas bem desenvolvidas providas de dentes bem afiados. Já os herbívoros apresentam pequenos dentes esofagianos capazes de triturar material fibroso. Os onívoros, com tendência a frugívoros, possuem grandes e fortes dentes mandibulares para quebrar e triturar sementes e frutos. Há ainda aqueles que não apresentam dentes, mas estruturas especiais nos lábios e arcos branquiais capazes de sugar e filtrar pequenas partículas do fundo, da superfície e da coluna da água, como é o caso dos iliófagos e planctófagos.

- estômago: da boca, o alimento passa para a faringe e então para o esôfago. Nas espécies predadoras, o esôfago é capaz de grande distensão para facilitar a passagem da presa para o estômago.

Neste, também se encontram várias adaptações, uma das quais é a forma. Nos carnívoros e ictiófagos, o estômago é tipicamente muito alongado, com grande capacidade de distensão. Algumas espécies conseguem regurgitar grandes itens alimentares, quando ainda no estômago, com muita facilidade, o que é possível pelo pronunciado desenvolvimento de músculos estriados na parede do esôfago que se estendem até o estômago. As espécies herbívoras apresentam o estômago quase sempre pequeno e, em alguns, ausentes, como é o caso dos ciprinídeos. Nos onívoros, apresenta-se em forma de saco, lembrando o do homem.

- intestino: é onde efetivamente ocorre o processo digestivo. Apresenta muitas variações quanto ao tamanho e a forma. Nos carnívoros normalmente são pequenos, enquanto nos herbívoros são de maior tamanho, podendo chegar a ser de  2,5 a 5,0 vezes o comprimento do corpo. Ainda no intestino, e preso ao mesmo, podem haver cecos pilóricos em quantidades variadas. Estes são considerados dilatações da superfície intestinal com estrutura histológica comparável à do intestino delgado que produzem enzimas proteolíticas. Na terminação do intestino, no reto, forma-se o esfíncter anal, que se abre ao exterior pelo orifício urogenital.

Como glândulas anexas são considerados o fígado e o pâncreas. A forma do fígado varia muito nas distintas espécies piscícolas. O pâncreas não é facilmente distinguido, pois seu tecido encontra-se distribuído de maneira difusa pela região portal.

As espécies carnívoras caracterizam-se por apresentar boca grande e mandíbulas fortes. Os dentes, quando presentes, são pontiagudos e afiados, importantes na captura e corte das presas. Possuem estômago geralmente em forma de “Y” e com ampla capacidade de distensão.

O intestino é um tubo curto, sem diferenciação, podendo em algumas espécies apresentar estruturas em forma de franjas (cecos pilóricos) com função complementar à digestão e absorção intestinal, estando localizados na porção inicial do intestino (piloro). Uma marcante característica das espécies carnívoras é que o comprimento total do trato digestivo (esôfago/ânus) é de 0,6 a 1,0 vez o comprimento do corpo.

- cecos pilóricos: localizam-se logo após o estômago, sendo evaginações da parede intestinal. Nos cecos, quando presentes, é que ocorrem os verdadeiros processos digestórios, sendo que os seguimentos anteriores, geralmente, apenas recebem, transportam e preparam o material para digestão nos cecos que aumentam a habilidade digestiva do intestino. Em função de sua característica anatômica, podem estar presentes em grande número.



Contatos dos Autores:
https://www.cpt.com.br/dicas cursos cpt/sistema digestorio dos peixes



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletParvovirose

bulletA proteina na alimentação dos equinos

bulletDermatofitose

bulletO que é a síndrome do navicular?

bulletCães que latem quando os donos saem


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Fabiano Gregolin. Administrador de Negócios Mestrando em Comunicação (15) 97776812 fabianogregolin@uol.com.br

bullet Carlos Almeida carlos henrique l n almeida
consultor da cobrap - confederação brasileira de criadores de pássaros
www.carduelis.bio.br
carduelis@carduelisbiobr

bullet Silvana Souza
médica veterinária
crmv-sp 9617
animalcamp
rua d pedro i n? 663; guanabara - campinas/sp
fone: (19) 32425370 ou 97965242
www.animalcampcjbnet
homeovete@yahoo.com.br

bullet Roberto Haddad
Whatsapp (11) 999349776
Criatório de Canários Scotch Fany / Yorkshire em Sorocaba-SP
Instagram: http://www.instagram.com/canarilsherwood
Facebook: https://www.facebook.com/people/Canaril-Sherwood-Haddad/100014643251752
Site:https://canarilsherwood.business.site

bullet Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletCavalo babão

bulletCovil de cobras jair naves

bulletCachorro tchakabum

bulletBorboletas

bulletClara crocodilo arrigo barnabé

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletCães de aluguel

bulletA verdadeira história do gato de botas (la véritable histoire du chat botté / the true story of puss n boots)

bullet

bulletDogão - amigo pra cachorro (doogal)

bulletPets a vida secreta dos bichos


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletUm gato entre os pombos

bulletAtlas colorido de anatomia veterinária do cão e gato

bulletPássaros amarelos

bulletO gato que tocava brahms

bulletO estranho caso do cachorro morto

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos