Home Page > Dicas Veterinárias > Limpeza do aquário

Limpeza do aquário


por Marina Milos

A função básica das trocas de água é remover impurezas, sujeira acumulada no fundo, e baixar o nível de nitrato, que é uma proteína que se acumula na água, produto da decomposição da sujeira por bactérias. As exigências de cada espécie quanto à trocas d`água varia, de forma que o que será discutido aqui vai ser um padrão geral.

Na média, a frequência das trocas de água pode ser de uma vez a cada 15 dias, com uma troca de 25% da água nessa ocasião. Eventualmente, se as condições da água parecerem piorar, pode-se fazer uma troca maior (50%), ou aumentar a frequência das trocas (veja o artigo "A matemática das trocas de água"). As trocas de água devem ser feitas usando um sifão (foto abaixo).

Como sifonar o aquário: o sifão

Material Necessário:

  • sifão
  • balde limpo, para uso somente no aquário (esse balde vai ser usado para tirar água, e depois para tratar e repor a água nova)
  • condicionador de água (anti-cloro): preferencialmente um que anule da água tanto o cloro quanto a cloramina (composto de cloro + amônia, que não é volátil) e também os metais pesados.

Para sifonar o aquário, as bombas e aquecedores devem ser desligados, porque o nível da água vai baixar, mas os peixes ficam no aquário.

O sifão trabalha usando a gravidade: o aquário fica mais alto que o balde e depois de dar "ínício" no sifão, a água vai ser drenada do aquário para o balde. Para "iniciar" o processo, podemos encher o sifão na torneira ou chupar água do aquário direto, pelo sifão. Como a ponta do sifão que fica dentro do aquário é mais larga que o tubo, não há pressão suficiente para sugar o cascalho, e apenas a sujeira é removida; é interessante revolver de leve o cascalho com o sifão, aproveitando para limpar o fundo e remover restos de comida e dejetos dos peixes.

É fundamental tratar a água que será colocada no aquário para remover cloro e outros produtos e deixá-la o mais parecida possível com a água do aquário em relação ao pH e temperatura; para isso usando o produto condicionador e o balde. ATENÇÃO: se a troca de água é muito grande, maior que 20 % do volume total do aquário, não devemos completar a água de uma vez, pois os peixes podem até morrer com o choque causado pela diferença na qualidade da água nova, de forma que devemos completar o aquário um pouco de cada vez, dando intervalos de 1/2 hora para que os peixes vão se acostumando com a água.

Quanto à limpeza de filtros externos ou internos que usam material filtrante, quanto mais se limpa, mais duram os materiais filtrantes, e melhor a qualidade da água, de forma que eu recomendo limpeza dos materiais que retêm sujeira 1 vez por semana, e troca dos elementos que sofrem desgaste (como o carvão ativado) a cada 30 - 40 dias. As hélices e rotores de filtros e bombas também devem ser limpos periodicamente, de acordo com orientação do fabricante.



https://www.aquarioornamental.com.br/limpezadoaquario.html

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletO gavião teodoro e sampaio

bulletMary loo

bulletLindo lago do amor

bulletPássaro Livre

bulletCobra Jibóia



Dicas Veterinárias:

bulletAfinal de contas, em que um gato ajuda?

bulletOlhos vermelhos (episclerite) em cães

bulletParalisia da mandíbula em cães

bulletBaixa temperatura corporal em cães

bulletHigienização



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Av. Brasil 1772, Jd. Chapad?o Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 // (19) 9822 3758 contato>

bullet Rafael Claro Marques (CRMVSP 18.849) é médico veterinário e pósgraduado em Clínica Médica de Pequenos Animais dr.rafael@clinicapontegrande.com.br>

bullet Dr. Luiz Bolfer formou se em Medicina Veterinária no Brasil e mudou se para os Estados Unidos para se especializar em Cardiologia, Emerg?ncia e Cuidados Intensivos em cães e gatos. Completou 12 meses de Internato em Clínica Médica e Cirúrgica Veterin>

bullet Bruno Tausz(Etólogo)>

bullet Dra Cleuma Ferreira, Medica Veterinária, telefone 11 41164783, Rua Jacira, 80 Moema São Paulo/SP, contato@dracleumaferreira.com, www.dracleumaferreira.com, instagram @endocrinopatinha, facebook/endocrinopatinha>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletThe wolf of wall street

bulletO cachorro bombeiro (firehouse dog)

bulletOs pinguins de madagascar: operação patrulha pinguim

bulletO cavalo amarelo (marple: the pale horse)

bulletO gato do espaço (the cat from outer space)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletA volta do gato preto

bulletPássaros amarelos

bulletO gato que tocava brahms

bulletQuem e mais feliz: voce ou o seu cachorro?

bulletPassaro-camaleao, o

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos