Home Page > Dicas Veterinárias > Curiosidade problemas e doenças no casco de cavalos

Curiosidade problemas e doenças no casco de cavalos


Rachadura


Uma rachadura no casco pode aparecer quando o cavalo corre frequentemente em superfícies muito duras, como concreto e asfalto, ou também como resultado de uma ferragem mal feita, de condições climáticas extremas ou de sobrecarga de trabalho. A rachadura pode se tornar um problema crônico para o casco afetado.


Sapinho


O sapinho é uma infecção bacteriana comum em condições úmidas. Ela é facilmente reconhecida pelo cheiro distintivo que causa — esse cheiro vem da parte inferior, que é macia, do casco do cavalo (“frog”, ou “sapo”, em inglês) começando a apodrecer. Limpezas regulares e tratamento com produtos comerciais geralmente são o suficiente para se livrar dessa infecção.


Laminite


A laminite é uma doença que afeta a lâmina do casco. Ela pode ter diversas causas, sintomas e tratamentos, e nem todos os sintomas são imediatamente visíveis a olho nu. Os sintomas incluem o aquecimento do casco, o cavalo tentar aliviar a pressão nos cascos afetados, passos incertos e vagarosos e suadores anormais. As causas podem variar de uma dieta não balanceada até uma reação alérgica. As complicações podem incluir a separação da parede do casco do resto do pé, afundamento e a penetração do osso no pé.


Quittor


O quittor é resultado de um machucado na perna do animal, acima do casco, onde matéria estranha entra na perna e se acumula embaixo do casco. Para se remover essa matéria, muitas vezes é necessário cortar uma parte do casco.


Síndrome navicular


A síndrome navicular acontece no osso navicular, no pé do cavalo, e pode se manifestar como uma inflamação no tecido a redor do osso ou com a degeneração do osso em si. As causas incluem o aparamento errado ou o não aparamento do casco, má configuração do casco, obesidade, ferragem errada e o trabalho pesado em superfícies duras por um longo período de tempo. Os sinais incluem o cavalo evitando colocar pressão nos calcanhares dos pés. Existem tratamentos que variam dependendo do animal e da condição, mas, em geral, acredita-se que essa síndrome não é reversível.


Cascos secos


Cascos muito secos são tão perigosos quanto os que estão constantemente molhados. Os cascos secos podem ser mais susceptíveis a rachaduras e lascamentos.


Abscessos


Os abscessos são geralmente resultados de uma machucado na parte macia do pé do cavalo, ou até mesmo de uma picada, e pode causar dor ao animal. Quando estiver limpando o casco do animal — o que deve ser feito diariamente — é importante olhar bem para se ter certeza que não existem sinais visíveis desse tipo de ferimento.



internet

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletBaile da tartaruga zé gonzaga

bulletNarração de quadrilha junina

bulletA rosa e o beija flor

bulletA metamorfose das borboletas

bulletA galinha magricela



Dicas Veterinárias:

bulletVacinação em equinos

bulletPseudociese ? gravidez psicológica canina

bulletVozes silenciosas

bulletComo agir se meu cachorro tiver um ataque epilético

bulletOs benefícios da zooterapia



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Adriana Morales Médica Veterinária CRMV: 6467 Membro do Colégio Brasileiro de Oftamologia Veterinária. Avenida 11 de Agosto, 1693. Valinhos/SP Tel.: 19 38492522>

bullet Kadu Camargo Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelo G.E.R.E. (Grupo de Estudos em Reprodução Equina PUCPR); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Medicina Animal: Equinos, na área da Reprodução Equina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). E mail: kaducamargo@gmail.com Leia mais sobre esse assunto em https://www.revistahorse.com.br/imprensa/cuidados durante a gestacao de eguas os primeiros 60 dias sao os mais criticos/20170410 175102 j086>

bullet dr ricardo gabeira
crmv-sp 11103
clínica veterinária dr vicente moreno (24 horas)
av independ?ncia, 1062, valinhos/sp,
fone: (19) 3849-1274
>

bullet Beatriz Duarte Treinadora Especialista em Comportamento Canino Lord C?o Treinamento de Cães Ltda beatriz@lordcao.com.br>

bullet Tatiane Tancredo, estudante de Medicina Veterinária ANIMAL SHOP AGROPECUARIA E PET SHOP R. DOMINGOS TORDIN, 194 JARDIM MONTE VERDE, VALINHOS>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletA quinta execução

bulletOs pássaros (the birds)

bulletBenji - um amigo especial

bulletPiranhas

bulletGatos numa roubada (tomcats)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletA arca de noé

bulletAmazonas aguas, passaros, seres e milagres

bulletCães de guerra

bulletCachorro magro

bulletEu não sou cachorro, não

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos