Home Page > Dicas Veterinárias > Qual a sela certa para você?

Qual a sela certa para você?


Por Marcelo Pardini -


src=


A armação do equipamento tem como propósito encaixar-se adequadamente à região dorso-lombar do animal, funcionando de forma integradora entre cavalo e cavaleiro


Talvez a sela seja o principal equipamento para o seu sucesso nas provas equestres. Considerando que os produtos tradicionais têm como base a madeira, torna-se imperativo que a armação seja bem ajustada, tanto para o equino como para o competidor.


O encaixe determina o quão confortável é a sela, especialmente nas competições de velocidade, cujo objetivo é deixar o cavalo solto – movimentos livres, amplos e velozes. O propósito da armação do produto é encaixar-se adequadamente à região dorso-lombar do animal, funcionando de forma integradora entre o equino e o cavaleiro.


Muitos competidores amadores, especialmente àqueles em início de carreira, optam por selas grandes, cheias de enfeites, em detrimento aos produtos com eficácia comprovada, que contribuem para o sucesso nas provas contra o cronômetro. Eles não se atentam pelo fato de o equipamento ser individual, tendo o tamanho adequado ao acento do atleta. “Se a distância entre a cabeça (parte frontal) e a virola (traseira) é excessiva, o cavaleiro se desloca para frente e para traz, impedindo que o cavalo trabalhe com amplitude máxima, desequilibrando-o. Isso pode gerar atritos na cernelha (anterior) e no lombo (posterior) do animal, machucando-o”, diz Juliano Paião, da Selaria Nossa Senhora Aparecida. “E quando o assento da sela é grande demais, os estribos não têm caimento adequado, consequentemente, o competidor fica com a ponta do pé apontada para baixo, balançando a perna para frente, fazendo com que o cavalo perca o seu ponto de equilíbrio”.


Para Marcelo Pardini – jornalista, leiloeiro rural e cavaleiro aos finais de semana – o tamanho correto do assento da sela é de extrema importância para uma boa equitação. “Quando a pessoa se sente confortável, com os pés nos estribos e, estes, devidamente bem posicionados e ajustados, a montabilidade se torna equilibrada”.


Selas NSA:
Tradição e bom atendimento. Tais premissas coroam o trabalho de mais de 50 anos da Família Paião, que comanda a Selaria Nossa Senhora Aparecida, em Presidente Prudente/SP. Sempre na vanguarda, em 2013, a NSA criou um modelo de sela de Tambor, em couro, voltado para os cavaleiros amadores, numa parceria inédita com o competidor Marcelo Pardini. O modelo já vendeu peças para equitadores de sete Estados – São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Acre, Pará e Ceará.


O referido modelo apresenta os seguintes atributos: fabricação artesanal e em couro; acento confortável e mais alto (encaixe perfeito para o cavaleiro); barrigueira anterior com saída bem abaixo do paralama (conferindo maior liberdade às pernas do competidor); parte traseira ajustada (reduzindo o impacto no dorso-lombo do cavalo); além da beleza do bordado ou do balaiado, e da qualidade dos acessórios que a compõem.


Divulgação


Sela


Sela de Tambor NSA em Couro – o modelo 2017 ficou ainda melhor



http://www.infohorse.com.br/2017/02/13/qual a sela certa para voce/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletGato mia xuxa

bulletA Cobra e a Rolinha

bulletJingle bell rock

bulleta Dona Aranha

bulletPasse em Casa



Dicas Veterinárias:

bulletAcral lamber dermatite em cães

bulletVacinação em equinos

bulletEnsinar cachorro a fazer necessidades: falar não resolve

bulletComo eleger um cavalo para ser um garanhão?

bulletDesordem da medula espinhal causada por vaso sanguíneo bloqueado em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Janaina Biotto Camargo http://www.vilachicopethotel.com.br/ Médica veterinária graduação (2003), residência e mestrado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu; Área de atuação em Anestesiologia, Acupuntura e Terapias complementares.>

bullet Pedro Lauane Barbosa Campioni VET HOME clinica veterinária e banho e tosa vinhedosp (19) 38865677 >

bullet Silvana Souza
médica veterinária
crmv-sp 9617
animalcamp
rua d pedro i n? 663; guanabara - campinas/sp
fone: (19) 32425370 ou 97965242
www.animalcampcjbnet
homeovete@yahoo.com.br>

bullet Juliane Seixas Juliane Seixas Website.: www.facebook.com/veterinariadrajulianeseixas Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Atua como plantonista na área clínica e cirurgica de animais de companhia CRMV: 11430 / PR Cont>

bullet Camila Mello, adestradora franqueada da C?o Cidad?o>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletCorrendo pra cachorro (man about dog)

bulletEu sou a lenda

bulletUm homem chamado cavalo (a man called horse)

bulletO mar não está prá peixe: tubarões à vista! (the reef 2: high tide)

bulletO favor, o relógio e o peixe muito grande (the favour, the watch and the very big fish)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO encantador de cães

bulletCachorro tem cada uma

bulletVida de cão

bulletO estranho caso do cachorro morto

bulletO gato e a revolução

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos