Home Page > Dicas Veterinárias > Qual a sela certa para você?

Qual a sela certa para você?


Por Marcelo Pardini -


src=


A armação do equipamento tem como propósito encaixar-se adequadamente à região dorso-lombar do animal, funcionando de forma integradora entre cavalo e cavaleiro


Talvez a sela seja o principal equipamento para o seu sucesso nas provas equestres. Considerando que os produtos tradicionais têm como base a madeira, torna-se imperativo que a armação seja bem ajustada, tanto para o equino como para o competidor.


O encaixe determina o quão confortável é a sela, especialmente nas competições de velocidade, cujo objetivo é deixar o cavalo solto – movimentos livres, amplos e velozes. O propósito da armação do produto é encaixar-se adequadamente à região dorso-lombar do animal, funcionando de forma integradora entre o equino e o cavaleiro.


Muitos competidores amadores, especialmente àqueles em início de carreira, optam por selas grandes, cheias de enfeites, em detrimento aos produtos com eficácia comprovada, que contribuem para o sucesso nas provas contra o cronômetro. Eles não se atentam pelo fato de o equipamento ser individual, tendo o tamanho adequado ao acento do atleta. “Se a distância entre a cabeça (parte frontal) e a virola (traseira) é excessiva, o cavaleiro se desloca para frente e para traz, impedindo que o cavalo trabalhe com amplitude máxima, desequilibrando-o. Isso pode gerar atritos na cernelha (anterior) e no lombo (posterior) do animal, machucando-o”, diz Juliano Paião, da Selaria Nossa Senhora Aparecida. “E quando o assento da sela é grande demais, os estribos não têm caimento adequado, consequentemente, o competidor fica com a ponta do pé apontada para baixo, balançando a perna para frente, fazendo com que o cavalo perca o seu ponto de equilíbrio”.


Para Marcelo Pardini – jornalista, leiloeiro rural e cavaleiro aos finais de semana – o tamanho correto do assento da sela é de extrema importância para uma boa equitação. “Quando a pessoa se sente confortável, com os pés nos estribos e, estes, devidamente bem posicionados e ajustados, a montabilidade se torna equilibrada”.


Selas NSA:
Tradição e bom atendimento. Tais premissas coroam o trabalho de mais de 50 anos da Família Paião, que comanda a Selaria Nossa Senhora Aparecida, em Presidente Prudente/SP. Sempre na vanguarda, em 2013, a NSA criou um modelo de sela de Tambor, em couro, voltado para os cavaleiros amadores, numa parceria inédita com o competidor Marcelo Pardini. O modelo já vendeu peças para equitadores de sete Estados – São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Acre, Pará e Ceará.


O referido modelo apresenta os seguintes atributos: fabricação artesanal e em couro; acento confortável e mais alto (encaixe perfeito para o cavaleiro); barrigueira anterior com saída bem abaixo do paralama (conferindo maior liberdade às pernas do competidor); parte traseira ajustada (reduzindo o impacto no dorso-lombo do cavalo); além da beleza do bordado ou do balaiado, e da qualidade dos acessórios que a compõem.


Divulgação


Sela


Sela de Tambor NSA em Couro – o modelo 2017 ficou ainda melhor



http://www.infohorse.com.br/2017/02/13/qual a sela certa para voce/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletO ovo e a galinha

bulletAranha hangover

bulletPaga pau

bulletRock das aranha

bulletBurro P k ralho



Dicas Veterinárias:

bulletCães enxergam o mundo em azul e amarelo

bulletA imunoterapia

bulletRespiração ruidosa em cães

bulletLockjaw em cães

bulletVerdade ou mito: os gatos sempre caem de pé



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Archivaldo Reche, professor de veterinária da USP.>

bullet Nayara Zonta, 56811999>

bullet Roberta Basile. Médica Veterinária CRMV/SP 31852 http://www.equinocare.com.br>

bullet René Schubert Psicólogo Clínico. Atua como psicanalista em consultório e hospital psiquiátrico. Desenvolve trabalho com Equoterapia na Hípica das Araucárias (Tel:44821983) Contato: schubert_rene@hotmail.com>

bullet Daniel Checchinato,(11) 45210959, Av pref. Jose de Castro Marcondes, 260 Vila Hortolandia, Jundiaí/SPl, www.veterinariachecchinato.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO zelador animal

bulletUm homem, um cavalo, uma pistola (un uomo, un cavallo, una pistola / a man, a horse, a gun)

bulletJurassic park i

bulletO gato e o violino (the cat and the fiddle)

bulletTubarao i



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletOs segredos dos gatos tudo para entender e ensinar o seu companheiro

bulletUm gato entre os pombos

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletVida de cão

bulletEu não sou cachorro, não

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos