Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > A criação de cavalos paixão e zelo

Compartilhe em suas redes sociais:

A criação de cavalos paixão e zelo



src=


Em sua nova coluna, a criadora Flávia Raucci aborda mais duas temáticas da equinocultura – o funcionamento de um haras e o auxílio à compra de cavalos por novos investidores


Por onde quer que eu vá, sempre me perguntam como funciona um haras. A minha reposta é a seguinte: “é igual à uma empresa ou à uma indústria, mas tendo um importante diferencial, a nossa matéria não é prima, são seres vivos”. Saiba mais sobre este tema, bem como receba dicas de como orientar novos apaixonados pelo mundo dos cavalos:


O primeiro passo para iniciar a criação é ter amor por cavalos, escolhendo uma raça com a qual tenha afinidade e uma propriedade que se encaixe no perfil das suas necessidades, levando em conta a boa localização, o acesso fácil, o espaço físico de acordo com a dimensão da sua seleção, avaliando o clima da região, a qualidade do solo e contratando uma equipe de profissionais qualificados, sempre dando prioridade ao bem estar animal.


Hoje em dia existem cursos voltados à equinocultura que nos proporcionam conhecimentos teóricos e práticos, noções de administração, gestão financeira, manejo, nutrição e até correção do solo. A indústria do cavalo cresceu nos últimos anos no Brasil. Nós temos o quarto maior rebanho do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, México e China, e a visão sobre o mercado também mudou. Atualmente é visto como uma atividade que gera muitos empregos e ajuda a movimentar a economia dentro do setor do agronegócio brasileiro.


Foto cedida


No


No Haras Três Rios, o amor pela criação de cavalos da raça Mangalarga tem mais de 40 anos


Em relação ao Haras Três Rios, não o encaramos apenas como um hobby. Na nossa família, tratamos-o como um negócio, para que se mantenha vivo e dure pelo menos mais uns 50 anos. Nos últimos tempos, investimos em genética e, hoje, alcançamos um nível de qualidade zootécnica extraordinária da nossa tropa. Disponibilizamos para o mercado cavalos por valores justos, tendo ótima aceitação e satisfação por parte dos clientes.


Um criatório precisa gerar receita e nós conseguimos através desses anos de muito trabalho, experiência, persistência, investimentos e conhecimento equalizar as diferenças. Saúde financeira é fundamental para que o seu criatório não se torne uma grande dor de cabeça. Fomos pioneiros em criar um setor de marketing exclusivo para atender as necessidades do Haras Três Rios, o que tornou a nossa marca ainda mais conhecida e os nossos produtos ainda mais desejados em nível nacional. Criamos o Canal de Vendas Mangalarga, que abrange e atende clientes de todo o Brasil, sendo apoiado por um setor de pós-venda que acompanha a história e a trajetória de cada animal comercializado.


Internamente, possuímos uma estrutura para atender esta demanda e garantir a qualidade do nosso produto. Nosso administrador zela pelo manejo preventivo e acompanha diariamente o estado de saúde dos animais. O veterinário responsável pelo haras realiza visitas semanais ao local, verificando pessoalmente a saúde do nosso plantel, pesando os animais, vacinando e vermifugando a nossa tropa. Nossos treinadores são capacitados e supervisionados por um técnico da raça que os orientam em relação aos treinos, garantindo bom resultado nas principais exposições Brasil afora. Nossos tratadores são treinados para que atendam as necessidades e respeitem os horários de alimentação, higiene dos animais e limpeza adequada das baias. Temos ainda um casqueador, um odonto-veterinário e um agrônomo, contratados para realizarem visitas periódicas.


Hoje podemos dizer que formamos uma equipe multidisciplinar coesa, organizada e com a mesma meta. A falta de zelo pode representar uma catástrofe financeira para a criação e colocar em risco a saúde do plantel. Toda essa experiência veio com o tempo. Fomos aprendendo com os erros e com os acertos. Como dissemos no início da matéria: é preciso gostar de cavalos e estar disposto a enfrentar diferentes e surpreendentes situações. “Estar disponível e presente” é a nossa receita do bolo. E, pode acreditar, ela não falha.


Foto cedida


Criar


Criar cavalos é atentar-se aos detalhes e, claro, fazer novas amizades


Acreditem, o amor pela nossa criação superou todas as dificuldades que surgiram nestes 41 anos de história como criadores de cavalos Mangalarga. Valeu a pena! Hoje dispendo boa parte do meu tempo orientando os futuros compradores, que na maioria das vezes chegam empolgados e animados, mas sempre com muitas expectativas e dúvidas nas entrelinhas. Escolher um cavalo parece um processo fácil e apenas visual. Mas não é tão simples assim. É de suma importâ;ncia que o comprador identifique quais são as qualidades que busca no animal e se certifique de que o cavalo escolhido possua tais características.


Todos os dias atendo compradores com expectativas completamente diferentes. Uns buscam animais dóceis para conviverem com crianças. Outros querem cavalos para participarem de competições, provas e exposições. Atendo também clientes que procuram apenas a beleza, assim como aqueles que se preocupam com a marcha, o equilíbrio e a comodidade de sela para as cavalgadas. E ainda há aqueles que buscam tudo isso num único animal. Nós temos a sorte de criarmos e comercializarmos a raça Mangalarga, que reúne todas essas qualidades. Então não tenho problemas para atender essa demanda.


A busca de informações sobre o animal que você irá comprar, bem como sobre o criatório de origem do produto escolhido são a alma do negócio. Procure animais registrados, o que assegura e valida as informações que você recebeu sobre o animal, como por exemplo a filiação, a idade e a raça. Seja curioso! Pergunte sobre tudo! Procure saber o histórico do criatório: tempo de criação, se possui veterinários e técnicos contratados, como alimentam e nutrem os animais. Visite o local, observe como é o manejo e como os animais são tratados. Conheça os profissionais que lá trabalham, converse com o treinador e, se possível, entre em contato com o proprietário. Crie vínculo com este criatório e assegure-se de que ele fornecerá todas as informações e orientações necessárias para que você inicie com o pé direito no encantador mundo dos cavalos.


Passada a etapa da compra, preocupe-se com as condições do local onde você deixará o seu cavalo. Nem sempre os compradores possuem propriedades rurais, e quando as possuem precisam adaptá-las para atender as necessidades dos animais. Os que não têm recorrem às hípicas e aos centros de treinamento, os quais cobram mensalidade para acomodar, tratar, treinar e exercitar os equinos. Já falamos um pouco sobre isso em outras matérias. Essa escolha deve ser minuciosa. Procure saber se os proprietários, administradores e treinadores residem nos próprios centros de treinamento. Tal detalhe faz toda a diferença, porque estar presente é o que assegura que o seu cavalo estará sendo observado de perto, todos os dias, em todas as fases e etapas.


O que me fascina ao atender futuros usuários e criadores, num primeiro momento, é o encantamento que o cavalo provoca. Eu vejo o brilho nos olhos, assisto paixões nascerem, motivadas pela beleza, magnitude e força que o cavalo possui e, principalmente, pelo desejo de criar vínculo afetivo com o animal escolhido. Por isso, faço questão de acompanhar de perto essas histórias, porque me sinto parte delas. A cada venda que realizo, sinto-me como um padre que celebra um casamento. Parece engraçado, mas é a sensação que tenho. Porque a cada venda realizada nasce uma nova história de amor.


Encerro esta coluna com o depoimento de um personagem muito bacana, Émerson França, um dos mais renomados profissionais do Rádio brasileiro, locutor e humorista dos programas “Band Bom Dia” e “A Hora do Ronco“, na Band FM, e apresentador do “Só Risos“, na Band TV, além de ser o dono da voz-padrão da Nativa FM. “Você que nunca teve contato com os cavalos, preste atenção no que eu vou falar: vale a pena! Vá conhecer um haras, uma hípica ou um centro de treinamento. Tente se aproximar desse animal imponente, mantenha contato, olhe nos olhos e converse com ele. Isso faz bem para a alma! Observe os seus movimentos, a sua linguagem corporal, comunique-se com ele. É gratificante, principalmente àqueles que têm crianças. Faça cavalgadas com a família e com os amigos. A sensação de bem-estar é inexplicável. Eu sou parceiro dos Raucci, do Haras Três Rios, há alguns anos e estar perto dos cavalos me faz um bem danado”.



Contatos dos Autores:
Flávia Raucci Facchinihttp://www.infohorse.com.br/2018/05/07/a criacao de cavalos paixao e zelo/



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletGuia alimentar para psitacídeos

bulletDor ao urinar e frequente em cães

bulletAnimalzinho novo na área

bulletItens comuns que envenenam os gatos e como tratar

bulletInflamação do fígado (supurativa) em cães


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet sergio villa santi svillasanti@aolcom
embaixador da oster no brasil
república dos c?es
avorozimbo maia, 1515, cambui, campinas/sp
fone: (19) 3255-1578

bullet Regina Incane Ito Médica Veterinária CRMVSP 4612 Paiquerê Pet Center Rua Eraldo Aurélio Franzese, 88 Paiquerê Valinhos SP FONE: (19) 38697743

bullet Mariana LageMarques Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Sócia Fundadora ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária), 2002. Faço atendimento odontológico móvel.

bullet por Priscila Pinheiro - Pet Sitter

 

Bicho Feliz Pet Sitter

Site: https://sites.google.com/site/bichofelizpetsittercotiasp/

Whatsapp e celular: (11) 98586-9212

Twitter: @bichofelizps



bullet Darby de Lima
darbykpl@hotmailcom

Ver todas as Dicas dos Colunistas




Letras de Música com temas Animais:


bulletBoi soberano tião carreiro e pardinho

bulletPonbinha branca

bulletEduardo e mônica

bulletVampiro

bulletPunk da periferia

Ver todas as Letras de Músicas




Cinema, Filmes e Seriados:


bulletCorrendo pra cachorro (man about dog)

bulletMeu maior amigo

bulletMamãe virei um peixe (hjælp, jeg er en fisk)

bulletA quinta execução

bulletO pássaro das plumas de cristal (l uccello dalle piume di cristallo)


Ver todos os filmes e seriados




Livros Animais

bulletCrianca, cachorro que fala!

bulletUm gato aprende a morrer

bulletMarley e eu

bulletVira-lata? não! também sou cachorro

bulletNo meu peito não cabem pássaros

Ver todos os Livros



Dinheiro / Notas Animais



Garoupa
R$ 100


Beija flor
R$ 1


Garça branca grande
R$ 5


Arara vermelha
R$ 10


Mico leão-dourado
R$ 20


Onça pintada
R$ 50


Tartaruga-de-pente
R$ 2


Lobo Guará
R$ 200


Ver todas as Notas e Moedas



Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos