Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Vômitos e diarréias

Compartilhe em suas redes sociais:

Vômitos e diarréias



 


Vômito“Quando o proprietário percebe que seu animal está vomitando ou já teve o episódio de vômito ou de diarreia, deve observá-lo pelas próximas horas para verificar se ele continuará vomitando ou não ou tendo diarreia ou não”, explica o médico-veterinário Saulo Tadeu Lemos Pinto Filho.


Neste caso inúmeras causas estão ligadas a esses problemas apresentados pelos pets. No caso do vômito, pode-se atribuir a inúmeras causas e não se pode ter um diagnóstico preciso da doença somente com este sinal clínico. O vômito expelido pelo animal é uma substâ;ncia incolor e espumosa constituída de suco gástrico. Às vezes, pode ter coloração amarelada por refluxo de bílis. Vomitando excessivamente, o animal corre o risco de desidratação, uma vez que ele não absorve a água necessária para a sua manutenção. Além disso, ocorre um desequilíbrio eletrolítico, pois o animal perde muito ácido. O cão torna-se fraco e apático. Deve-se corrigir a desidratação, caso ocorra, e o equilíbrio do organismo.


"A causa mais frequente de vômito é a gastrite alimentar e a de diarreia é parasitismo (verminose) ou enterite alimentar. Se for de causa alimentar, o animal vomita e/ou apresenta a diarreia, porém, a tendência do processo é ser autolimitante, ou seja, o próprio organismo trata de expulsar o agente causador. O vômito e a diarreia são mecanismos de defesa do organismo, temos que ter cuidado, pois eles levam à desidratação dos animais, como nas crianças", explica Saulo.


Já a diarreia consiste na perda de líquido através das fezes, que se tornam pastosas ou líquidas. O animal com uma diarreia intensa (líquida e em grande quantidade) fica desidratado muito rapidamente. Mesmo que ele esteja bebendo líquidos, muitas vezes, a perda é maior que a reposição, ocasionando uma desidratação leve, moderada ou grave. Neste caso também ocorre o desequilíbrio eletrolítico, pois, através da diarreia, o organismo torna-se muito ácido. O animal fica muito apático, fraco, pode ter tremores pela dor abdominal causada por cólicas (fortes contrações intestinais para expulsar as fezes).


A diarreia pode ser causada por vermes, viroses (parvovirose, coronavirose), intoxicações, alimentos estragados, estresse (mudanças de ambiente ou rotina na casa), mudanças alimentares bruscas ou até por problemas psicológicos. Se a desidratação for grave, o animal pode estar correndo risco e deve ser levado ao veterinário imediatamente.
"No caso de diarreia, não é indicado utilizarmos medicamentos para parar o processo, pois ele está justamente expulsando o agente agressor. Se, após isso, o proprietário verificar que o animal continua vomitando ou tendo diarreia, deve imediatamente procurar o médico-veterinário para que ele tome as providências necessárias", afirma Saulo.


Esses dois sintomas, quando apresentados de forma intensa, não chegam a ser uma emergência veterinária, mas, se o proprietário não tomar medidas urgentes, eles podem levar o animal à morte por desidratação.


 


Como evitar


De acordo com Saulo, para evitar que o animal tenha alterações que levem ao vômito ou à diarreia, o proprietário deve evitar expor seu cão ou gato aos fatores causadores delas. Começamos pela alimentação balanceada. Os cães e gatos devem ser alimentados com ração de boa qualidade, e não com comida caseira.


A ração contém os nutrientes necessários para a manutenção do animal, conforme sua idade, evitando em grande parte a obesidade e a desnutrição; também evita, na maioria dos casos, a doença periodontal por prevenir o acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, o cálculo dentário, que podem levar a alterações locais na cavidade oral e outras alterações, sistêmicas e muito mais graves, em nível de coração, rins, fígado e articulações.


A comida caseira, além de favorecer o acúmulo de placa e cálculo dentário, na maioria das vezes, é oferecida ao animal com adição de sal e outros temperos, o que leva a intoxicações e alergias alimentares e, ao longo da vida dos animais, a doenças cardíacas, renais, entre outras, como gastroenterites (vômito e diarreia) causadas pela irritação do sal nas mucosas gástrica e intestinal.


Outra atitude a ser tomada pelos proprietários é evitar que o animal tenha a sua disposição objetos estranhos (pregos, pedras, chupetas, prendedores de roupa, ossos pequenos e pontiagudos, como frango, etc.), lixo, restos de comida, medicamentos, inseticidas, raticidas, entre outros, para evitar ingestão por parte do cão ou gato, assim evitando transtornos futuros.


A manutenção da vermifugação e da vacinação é muito importante, pois previne as doenças parasitárias (verminoses) e virais (cinomose e parvovirose em cães) que causam vômito e diarreia e podem, inclusive, levar os animais à morte. Com essas medidas, os proprietários estarão evitando 90% das causas de vômito e diarreia ocorrentes em animais de companhia (cães e gatos).



Contatos dos Autores:
Prof. Saulo Tadeu Lemos Pinto Filho



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletGato medroso

bulletPartículas na urina em cães

bulletTumores das glândulas endócrinas em cães

bulletOs gatos assistem tv?

bulletImportância do pedigree


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Pet Care Hospital Veterinário de São Paulo (11) 3740 2152 (11) 3743 2142 Av. Giovanni Gronchi, 3001 São Paulo SP

bullet Eng Agrônomo André Fabbrocini Gonçalves, atua na área de manejo de pastagem, segurança dos animais, nutrição, desenvolvimento de projetos http://www.andrefabbrocini.com.br/ (11) 93829722 e (11) 77435504 e nextel 96*40594

bullet Fabiano Gregolin. Administrador de Negócios Mestrando em Comunicação (15) 97776812 fabianogregolin@uol.com.br

bullet dra ayne murata hayashi
médica veterinária
crmv: 6378
campinas (19) 3294-3377,
valinhos (19) 3849-2522
são paulo (19) 9742-2665 aynemurata@ig.com.br

bullet Fábio Brito do http://vida estilo.estadao.com.br/blogs/conversa de bicho/festa junina e pets diversao com seguranca/

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletFilho de peixe

bulletOceanos suspensos anel dos anfíbios

bulletHomem com h

bulletVampiro

bulletVida de cachorro os mutantes

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletPássaros livres (plumíferos - aventuras voladoras)

bulletMeu irmão virou um cachorro (mein bruder ist ein hund / my brother is a dog)

bulletCompramos um zoológico

bulletO cavalo amarelo (marple: the pale horse)

bulletO favor, o relógio e o peixe muito grande (the favour, the watch and the very big fish)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletSucesso na criação de pássaros canários e periquitos

bulletCachorro magro

bulletO homem que amava os cachorros

bullet4 vidas de um cachorro

bullet97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos