Digite aqui a palavra-chave.
É muito comum termos um cuidado até exagerado com nossos cães e gatos, mas na hora de guardar a ração…
Já visitei muitas casas onde é comum vermos a ração armazenada no espaço que sobra e de preferência no cantinho, longe da vista, para não “enfeiar” o ambiente. No canto da cozinha, perto da geladeira ou do fogão; no armário embaixo da pia; na lavanderia, atrás do cesto de roupas; no quartinho dos fundos; no quintal… Os lugares são muitos e alguns são surpreendentes. Mas nem todos são adequados e aí…
Isso pode gerar problemas, que vão desde uma simples rejeição da ração pelo cachorro ou gato, rações mofadas ou até o aparecimento de bichos e larvas.
Manter na embalagem ou colocar em um recipiente / container de armazenamento?
Existem diversos containers no mercado para armazenamento de ração, muitos deles de excelente qualidade. No entanto, pense neles como um bom complemento à embalagem e não como um substituto.
As embalagens são pensadas para ajudar a manter a temperatura correta, o cheiro da ração, além de serem uma garantia, caso, por algum motivo, seja necessário contactar o fabricante para uma troca.
Já os containers, ajudam a isolar o conteúdo da embalagem de possíveis ameaças, como: moscas, ratos, baratas e, até mesmo, água, umidade ou excesso de calor.
Bom, agora que já temos uma noção básica do assunto, vamos organizar as idéias:
1o – Nunca, NUNCA tire a ração da embalagem do fabricante
– As embalagens são feitas para conservar as rações. Elas ajudam não somente a evitar que o cheiro saia, quando bem lacrados os sacos, como também, auxiliam na questão da temperatura e umidade, além de evitarem que moscas e insetos tenham contato com o conteúdo;
Obs: Manter o conteúdo na embalagem facilita, caso seja necessário acionar o fabricante para uma possível troca quando a ração estraga.
2o – Mantenha bem lacrado
– Os cães e gatos são atraídos muito mais pelo cheiro do que pelo paladar. Quando deixamos uma ração armazenada sem lacrarmos direito, além de incorrermos no perigo de termos todo o conteúdo contaminado por uma mosca, rato ou outros animais, a comida perde um dos principais chamarizes para nossos pets, o cheiro.
3o – Não deixe diretamente no tempo. Sol, chuva, muito calor ou muito frio não são legais.
– Deixar a ração em contato direto com o sol ou chuva ou em locais muito quentes ou frios não é bom. Lembre, ração não é planta, ok? Não precisa do sol da manhã e nem de um pouquinho de chuva, ainda que bem lacrada e dentro da embalagem ou recipiente. Fique atento às indicações na embalagem sobre a temperatura média ideal.
4o – Direto no chão ou em contato com a parede NÃO.
– Quando deixamos o saco diretamente no chão ou encostado na parede as chances de termos problemas de mofo devido a umidade aumenta. Então, coloque a ração em cima de um banquinho e sem apoiá-la na parede.
5o – Cuidado com os furos no saco.
– Cuidado para não bater o saco em algum local e causar pequenos furos. Aqueles quartinhos não muito movimentados podem ter ratos ou outros bichos que furem o saco. Atenção até mesmo para os seus pets, pois alguns gostam de fazer um furinho no saco para aquela refeição fora de hora.
– Esses furos são porta de entrada para umidade, moscas e outros bichos que podem ocasionar mofo ou até mesmo larvas na ração.
Dica: Mantenha na embalagem, colocando ou não em um porta ração. Feche bem para não entrar bichos ou sair o cheiro, nada de contato direto com o chão ou parede e nada de sol ou chuva. Embalagens furadas são perigosas e inapropriadas.
Digite aqui a palavra-chave