Home Page > Dicas Veterinárias > Gestação em cadelas

Gestação em cadelas


A gestação em cadelas ou (gravidez em cadelas) é um período de grande importância em todas as espécies de mamíferos, o que não difere com as cadelas.


Gestação da cadela – Tempo de duração


A gestação dura de 58-62 dias, muito mais rápido, comparado a gestação dos humanos, mas apesar das pessoas sempre buscarem similaridades entre as espécies, no quesito hormonal/gestacional ocorrem grandes divergências.


Cio da cadela – Tempo de duração


As cadelas possuem um ciclo bem definido, ciclam ou entram no cio a cada 6 meses em media, com rara exceções,e sendo raras não devem ser notadas.
O cio da cadela dura me media 13-15 dias, sendo que o período fértil, em que ocorre o cruzamento,ela só permite durante o período fértil que ocorre a partir do decimo primeiro dia de sangramento ao décimo quinto dia,portanto antes disso ela não permite a monta, ou o cruzamento. Após o cruzamento,cerca de 20-30 dias deve ser avaliada por um veterinário para confirmação da prenhes.


Gestação em cadelas – Alimentação


A partir do diagnostico, sua alimentação deve ser modificada para raçao de filhotes a qual tem mais vitaminas, cálcio, proteína, ajudando assim na sua necessidade calórica gestacional. Em raças grandes e/ou gigantes as vezes é necessário a suplementação desses em formas farmacêuticas.


Cadelas gravidas – Cuidados especiais


A gestação das raças braquicefálicas como Pug, devem ser cuidadas mais de perto, inclusive o parto deve ser assistido e não raramente por cesariana,devido a anatomia especifica.
Após 58-62 dias a cadela diminui a sua atividade motora,no dia do parto pode ou não alimentar-se,mas normalmente não se alimenta e ao sinal das contrações, normalmente se deita em decúbito lateral e quanto mais curtas as ondas de contração,mais perto está o nascimento dos filhotes.
Esse momento apesar de causar grande curiosidade em pessoas, o ambiente deve ser o mais calmo possível, em meia luz e sem grande movimentação,para que a mãe se sinta segura em parir seus filhotes,ao qual ela manterá sobre seus cuidados.


Cadelas gravidas – Nascimento dos filhotes


A partir do nascimento do filhote, normalmente a mãe tem condições de fazer tudo sozinha, salva exceções, e então ela rasga a placenta, corta o cordão umbilical, cessa o sangramento do cordão, em seguida inicia a limpeza das narinas, ajudando assim o filhote a respirar, após lambe a região torácica para estimular seu batimento cardíaco, limpa todo o filhote, come a placenta para deixar o local limpo para os demais nascimentos (essa situação se estiver sendo assistida, descartar a placenta é uma boa opção), e enfim o direciona as mamas, estimulando esse a receber o colostro.


Cadelas grávidas – Cesariana


O intervalo entre os filhotes não deve exceder duas horas, pois isso tem um grande indicio de parto distócico e somente o veterinário tem condição de avaliar e indicar a necessidade de cesárea. Ao final do parto, a mãe com certeza esta exausta,cansada e continua seu trabalho imediatamente após o nascimento, limpando,aquecendo e cuidando de seus filhotes.
Os cuidados são feitos somente pela mãe,claro se esta estiver saudável e com leite suficiente para a ninhada e somente a partir de 30 dias é que se da inicio a alimentação. A mãe é responsável também pela higienização sanitária dos filhotes ate em media 15-20 dias, limpando seus dejetos. A cadela volta ao ciclo estral e em média 4 meses após o parto encontra-se em seu período fértil novamente.


M.V. Dra. Angelica Lang Klaussner
CRMV 9579



http://petshopportal.com/gestacao em cadelas/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletGarganta

bulletFaca de combate

bulletFaltando um pedaço

bulletReprocissão

bulletOlho de peixe



Dicas Veterinárias:

bulletAnimais de estimação podem diminuir o risco de alergia das crianças

bulletImportância na dosagem da frutosamina no diagnóstico de diabetes em gatos

bulletIluminação em um aquário de corais

bulletO exame de compra é mesmo necessário?

bulletNamoro entre felinos!



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Chani Blue http://www.epochtimes.com.br/equoterapiaeficazcombateproblemaspsicologicos/>

bullet Tatiana Grillo
Eu atendo em domicílio em Sorocaba-SP
(15) 3019-2101
http://blogdicasanimais.blogspot.com.br/2016/08/que tamanho vai ficar meu filhote.html>

bullet GAAR CAMPINAS http://www.gaarcampinas.org.br>

bullet Pedro Lauane Barbosa Campioni VET HOME clinica veterinária e banho e tosa vinhedosp (19) 38865677 >

bullet Desirée Schiffer Mariotti, Médica Veterinária, Pósgraduanda em Diagnóstico por Imagem, Indaiatuba/SP desiree.veterinaria@hotmail.com tel 19 98633617>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletOlhos de gato (cat s eye)

bulletTubarao i

bulletFlipper (1996)

bulletBatman e robin (1997)

bulletOs pássaros feridos (the thorn birds)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet4 vidas de um cachorro

bulletSucesso na criação de pássaros canários e periquitos

bulletAves-simbolos dos estados brasileiros, as

bulletMarley e eu

bulletO gato que tocava brahms

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos