Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Gestação em cadelas

Compartilhe em suas redes sociais:

Gestação em cadelas



A gestação em cadelas ou (gravidez em cadelas) é um período de grande importâ;ncia em todas as espécies de mamíferos, o que não difere com as cadelas.


Gestação da cadela – Tempo de duração


A gestação dura de 58-62 dias, muito mais rápido, comparado a gestação dos humanos, mas apesar das pessoas sempre buscarem similaridades entre as espécies, no quesito hormonal/gestacional ocorrem grandes divergências.


Cio da cadela – Tempo de duração


As cadelas possuem um ciclo bem definido, ciclam ou entram no cio a cada 6 meses em media, com rara exceções,e sendo raras não devem ser notadas.
O cio da cadela dura me media 13-15 dias, sendo que o período fértil, em que ocorre o cruzamento,ela só permite durante o período fértil que ocorre a partir do decimo primeiro dia de sangramento ao décimo quinto dia,portanto antes disso ela não permite a monta, ou o cruzamento. Após o cruzamento,cerca de 20-30 dias deve ser avaliada por um veterinário para confirmação da prenhes.


Gestação em cadelas – Alimentação


A partir do diagnostico, sua alimentação deve ser modificada para raçao de filhotes a qual tem mais vitaminas, cálcio, proteína, ajudando assim na sua necessidade calórica gestacional. Em raças grandes e/ou gigantes as vezes é necessário a suplementação desses em formas farmacêuticas.


Cadelas gravidas – Cuidados especiais


A gestação das raças braquicefálicas como Pug, devem ser cuidadas mais de perto, inclusive o parto deve ser assistido e não raramente por cesariana,devido a anatomia especifica.
Após 58-62 dias a cadela diminui a sua atividade motora,no dia do parto pode ou não alimentar-se,mas normalmente não se alimenta e ao sinal das contrações, normalmente se deita em decúbito lateral e quanto mais curtas as ondas de contração,mais perto está o nascimento dos filhotes.
Esse momento apesar de causar grande curiosidade em pessoas, o ambiente deve ser o mais calmo possível, em meia luz e sem grande movimentação,para que a mãe se sinta segura em parir seus filhotes,ao qual ela manterá sobre seus cuidados.


Cadelas gravidas – Nascimento dos filhotes


A partir do nascimento do filhote, normalmente a mãe tem condições de fazer tudo sozinha, salva exceções, e então ela rasga a placenta, corta o cordão umbilical, cessa o sangramento do cordão, em seguida inicia a limpeza das narinas, ajudando assim o filhote a respirar, após lambe a região torácica para estimular seu batimento cardíaco, limpa todo o filhote, come a placenta para deixar o local limpo para os demais nascimentos (essa situação se estiver sendo assistida, descartar a placenta é uma boa opção), e enfim o direciona as mamas, estimulando esse a receber o colostro.


Cadelas grávidas – Cesariana


O intervalo entre os filhotes não deve exceder duas horas, pois isso tem um grande indicio de parto distócico e somente o veterinário tem condição de avaliar e indicar a necessidade de cesárea. Ao final do parto, a mãe com certeza esta exausta,cansada e continua seu trabalho imediatamente após o nascimento, limpando,aquecendo e cuidando de seus filhotes.
Os cuidados são feitos somente pela mãe,claro se esta estiver saudável e com leite suficiente para a ninhada e somente a partir de 30 dias é que se da inicio a alimentação. A mãe é responsável também pela higienização sanitária dos filhotes ate em media 15-20 dias, limpando seus dejetos. A cadela volta ao ciclo estral e em média 4 meses após o parto encontra-se em seu período fértil novamente.


M.V. Dra. Angelica Lang Klaussner
CRMV 9579



Contatos dos Autores:
http://petshopportal.com/gestacao em cadelas/



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletSiamesa arranca pelos

bulletMetrite em cães

bulletA parvovirose canina em cães

bulletCastração em cães e gatos

bulletConheça os benefícios do selênio orgânico nas rações para pets


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Fernanda Aparecida de Gouvêa Oliveira Paro bióloga e crbio 43684/01 protetora animal independente educadora ambiental nanda_paro@yahoocombr

bullet carlos alexandre pessoa
médico veterinário (11) 99112330 www.animalexotico.com.br

bullet Sérgio Villa Santi

bullet Priscila Thomazelli Atleta, Amazonas, Instrutora e Treinadora de Equitação Engenharia Civil, de Segurrança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade (11) 9 9944-2168 www.dressagearteequestre.com

bullet Centro de Pesquisas Hospital Evandro Chagas Departamento de Doenças Infecciosas Serviço de Zoonoses Serviço de Dermatologia Infecciosa
http://www.inpa.com.br

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletCachorro magro

bulletJoao de Barro

bulletBicho cantador

bulletVida de cachorro teodoro e sampaio

bulletAl Capone

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletGodzilla

bulletV

bulletCujo

bulletMeu maior amigo

bulletBud, o cão amigo - air bud


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletAves-simbolos dos estados brasileiros, as

bulletCrianca, cachorro que fala!

bulletGato que gostava de cenoura

bullet97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletO gato de botas

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos