Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Os segredos da catnip

Compartilhe em suas redes sociais:

Os segredos da catnip


O que é, afinal, essa plantinha que deixa os gatos fascinados?


Bom, ela é mesmo só uma plantinha, uma erva da família da hortelã, chamada Nepeta cataria, ou catnip, ou erva-dos-gatos. Ela não é viciante, não faz mal nem para gatos nem pessoas e não é “maconha de gato”. Ela só tem um cheiro que os gatos simplesmente adoram.


A reação dos gatos


Cerca de 75% dos gatos reagem à catnip, os outros são imunes – e isso é hereditário. As reações mais comuns são rolar, arranhar, morder, miar, babar e lamber a planta, tudo para tentar tirar mais cheiro ainda. Alguns peludos mais empolgados podem até comer a erva ou sair correndo e pulando pela casa, mas, acredite, é tudo alegria. É como se você tivesse ganhando um perfume realmente maravilhoso e entrasse em um estado de êxtase.


A química da coisa


Simplificando, a catnip é como se fosse um ferôrmonio que deixa os gatos muito alegres. Complicando com um pouco de ciência, a erva tem um composto chamado nepetalactona que entra pelo nariz dos peludos, ativa o bulbo olfatório e manda sinais para várias outras partes do cérebro, incluindo a amígdala e o hipotálamo, responsáveis pelas emoções e nossas reações a elas. É basicamente isso aqui:


 


Os benefícios


A catnip deixa os gatos alegres, ajuda-os a liberar a tensão, relaxar e se sentir bem. Além disso, pode ser usada para atrair o gato para os brinquedos e arranhadores dele em vez do seu sofá, para turbinar aquele ratinho de feltro que já perdeu a graça ou como complemento de quebra-cabeças (veja um exemplo aqui).


Como dar para seu miau


O jeito mais fácil é comprar saquinhos de catnip desidratada na pet shop e espalhar no chão, num tapete, numa caixa de papelão, etc. O ideal é fazer isso uma vez por semana, já que os gatos podem se acostumar e se tornar imunes ao cheiro se forem expostos demais, crie um “Dia do Catnip” e veja o gato fazer a festa. Você também pode cultivar catnip num vaso pesado que o gato não derrube, mas tem de deixá-lo numa área fora do caminho do peludo ou ele vai se acostumar do mesmo jeito.


Curiosidades


Nossos gatinhos não são os únicos pirados por catnip, os tigres, leopardos e linces têm a mesma reação, mas os leões reagem com menor frequência.


As borboletas também reagem a catnip, mas a erva serve como repelente para mosquitos e moscas.


A catnip é usada pelos humanos para fazer chá, fumar ou temperar alimentos. Ela funciona como um calmante e acredita-se que ela tenha efeito de cura.


A Valeriana também causa “efeito catnip” nos gatos e é calmante para os humanos, ela pode inclusive ser encontrada em farmácias tradicionais (comprimidos) e farmácias naturais (erva).


Gatos que não reagem à catnip podem reagir de maneira semelhante à madeira de uma planta chamada madressilva-tartárica, ou Lonicera tatarica. Ela é vendida no Brasil como planta ornamental por causa de suas flores rosadas e em alguns lugares do mundo já existe um mercado de madeira de Lonicera tatarica para gatos.



http://gatinhobranco.com/?p=2679

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletMajestade, o sabiá

bulletGatinha assanhada

bulletPassaro veloz

bulletA cabritinha

bulletFlora



Dicas Veterinárias:

bulletCães que montam - minha perna não é uma cachorrinha

bulletFosfofrutoquinase deficiência em cães

bullet5 dicas para cuidar bem dos pelos do seu pet

bulletsuperprodução de glóbulos brancos na medula óssea em cães

bulletHiperplasia fibroepitelial mamária em felinos



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Rafael Claro Marques (CRMVSP 18.849) é médico veterinário e pósgraduado em Clínica Médica de Pequenos Animais dr.rafael@clinicapontegrande.com.br>

bullet Dr. Carlos Artur Lopes Leite é médico veterinário graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Micologia Médica pela Carl von Ossietzky Universität (Alemanha). É também mestre em Medicina e Cirurgia Veterinárias pela UF>

bullet Magda Izidio de Souza, Médica Veterinária>

bullet Tatiana Grillo
Eu atendo em domicílio em Sorocaba SP
(15) 3019 2101>

bullet Luciana Leite Ribeiro dos Santos Médica veterinária CRMVSP 8298 www.spaces.msn.com/members/vetemcasa lulrs@yahoo.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletMato sem cachorro

bulletPeixonauta

bulletUm homem chamado cavalo (a man called horse)

bulletDoce pássaro da juventude (sweet bird of youth)

bulletAquele gato danado (that darn cat!)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletA arca de noé

bulletVida de cão

bulletO gato e a revolução

bulletUm gato indiscreto e outros contos

bulletEu não sou cachorro, não

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos