Home Page > Dicas Veterinárias > Câncer em cachorros e gatos: o câncer de útero

Câncer em cachorros e gatos: o câncer de útero


Os animais também sofrem de muitas doenças que nós, humanos, sofremos, como o câncer, por exemplo. Infelizmente o câncer em cachorros e gatos é bastante comum, e deve ser tratado com enorme cuidado. Hoje vamos falar sobre um tipo específico de câncer em cachorros e gatos: o câncer de útero.


Câncer em cachorros e gatos: o câncer de útero


O câncer de útero é um tumor hormônio-dependente, ou seja, é estimulado por hormônios. Entre os tumores deste tipo, o mais comum é o tumor de mama (com incidência três vezes maior nos animais, do que na mulher). Tumor de ovários e útero são menos frequentes e atingem principalmente fêmeas idosas.


Causas do câncer de útero em cadelas e gatas


As causas estão ligadas à ação hormonal e fatores genéticos. Ou seja, uma cadela ou gata não castrada recebe uma carga alta de hormônios no período do cio e, com o passar dos anos, durante muito tempo se expondo a esses hormônios, células neoplásicas podem ser estimuladas no sistema reprodutor. Além disso, inflamações na vulva ligadas ao período do cio e infecção no útero também levam a indução de células tumorais. Se uma descarga hormonal natural já pode causar tumor, imagine quando se administra hormônios exógenos, como o anticoncepcional! Procurada como alternativa para não castrar o animal, alguns donos procuram recorrer a este método que não traz nenhum benefício ao animal, sendo quase certeira a chance de desenvolver tumor de mama, útero ou ovários (principalmente em gatas, onde a chance de desenvolver tumor de mama é muito maior e com caráter maligno).


Sintomas do câncer de útero em animais


Os sinais não são específicos e, por isso, a doença é descoberta após exames de imagem. Com o desenvolvimento da doença, o animal se torna apático e tem falta de apetite. Pode haver aumento de volume abdominal e corrimentos vaginais sanguinolentos (com sangue) ou não. Neste caso, observa-se o animal lambendo a região da vulva com frequência para se limpar.


Tratamento para o câncer de útero em animais


A extração cirúrgica com o envio do material para análise (biópsia) é importante para diagnosticar o tipo do tumor e seu grau de malignidade. A partir do resultado, o veterinário oncologista decide se será necessário fazer sessões de quimioterapia.


Prevenção do câncer de útero


O único método para prevenir os tumores hormônio-dependentes é a castração precoce. Portanto, caso não haja a intenção de reprodução, castre sua cadelinha ou gatinha antes do primeiro cio (até o sétimo mês de vida). Lembrando que o método de medicação contraceptiva é extremamente cancerígena para os animais, não podendo nunca ser cogitada. É melhor optar pela cirurgia de castração, desta forma estará prevenindo esta e outras doenças causadas pela ação dos hormônios reprodutores.



https://www.petlove.com.br/dicas/cancer em cachorros e gatos o cancer de utero

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletLinha do horizonte

bulletTartaruga ninja trem da alegria

bulletBicho cantador

bulletPaisagem da Janela

bulletSimples carinho



Dicas Veterinárias:

bulletAnimais com diarréia - o que podemos fazer?

bulletEfeitos colaterais dos medicamentos de ansiedade em cães

bulletRaiva equina

bulletEnvenenamento por ingest?o de veneno de rato em cães

bulletAlgumas dicas e mitos sobre o adestramento de obediencia e proteção



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet René Schubert Psicólogo Clínico. Atua como psicanalista em consultório e hospital psiquiátrico. Desenvolve trabalho com Equoterapia na Hípica das Araucárias (Tel:44821983) Contato: schubert_rene@hotmail.com>

bullet Dr. Carmello Liberato Thadei Médico Veterinário CRMV SP 0442  São José do Rio Preto SP>

bullet Tatiana Grillo
Eu atendo em domicílio em Sorocaba SP
(15) 3019 2101>

bullet Fernanda Aparecida de Gouv?a Oliveira Paro bióloga e crbio 43684/01 protetora animal independente educadora ambiental nanda_paro@yahoocombr>

bullet LUIZA CERVENKA DE ASSIS http://emais.estadao.com.br/blogs/comportamento animal/morte e luto o que fazer quando o cachorrogato morre/>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletMeu maior amigo

bulletBenji - o filme

bulletCorrendo pra cachorro (man about dog)

bulletNo olho do gato (dans l oeil du chat)

bulletFeito cães e gatos (the truth about cats and dogs)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletLivro de banho galinha pintadinha

bulletEu não sou cachorro, não

bulletUrologia e nefrologia do cão e do gato

bulletOs passaros e suas doencas

bulletVida de cão

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos