Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Câncer em cachorros e gatos: o câncer de útero

Compartilhe em suas redes sociais:

Câncer em cachorros e gatos: o câncer de útero


Os animais também sofrem de muitas doenças que nós, humanos, sofremos, como o câ;ncer, por exemplo. Infelizmente o câ;ncer em cachorros e gatos é bastante comum, e deve ser tratado com enorme cuidado. Hoje vamos falar sobre um tipo específico de câ;ncer em cachorros e gatos: o câ;ncer de útero.


Câ;ncer em cachorros e gatos: o câ;ncer de útero


O câ;ncer de útero é um tumor hormônio-dependente, ou seja, é estimulado por hormônios. Entre os tumores deste tipo, o mais comum é o tumor de mama (com incidência três vezes maior nos animais, do que na mulher). Tumor de ovários e útero são menos frequentes e atingem principalmente fêmeas idosas.


Causas do câ;ncer de útero em cadelas e gatas


As causas estão ligadas à ação hormonal e fatores genéticos. Ou seja, uma cadela ou gata não castrada recebe uma carga alta de hormônios no período do cio e, com o passar dos anos, durante muito tempo se expondo a esses hormônios, células neoplásicas podem ser estimuladas no sistema reprodutor. Além disso, inflamações na vulva ligadas ao período do cio e infecção no útero também levam a indução de células tumorais. Se uma descarga hormonal natural já pode causar tumor, imagine quando se administra hormônios exógenos, como o anticoncepcional! Procurada como alternativa para não castrar o animal, alguns donos procuram recorrer a este método que não traz nenhum benefício ao animal, sendo quase certeira a chance de desenvolver tumor de mama, útero ou ovários (principalmente em gatas, onde a chance de desenvolver tumor de mama é muito maior e com caráter maligno).


Sintomas do câ;ncer de útero em animais


Os sinais não são específicos e, por isso, a doença é descoberta após exames de imagem. Com o desenvolvimento da doença, o animal se torna apático e tem falta de apetite. Pode haver aumento de volume abdominal e corrimentos vaginais sanguinolentos (com sangue) ou não. Neste caso, observa-se o animal lambendo a região da vulva com frequência para se limpar.


Tratamento para o câ;ncer de útero em animais


A extração cirúrgica com o envio do material para análise (biópsia) é importante para diagnosticar o tipo do tumor e seu grau de malignidade. A partir do resultado, o veterinário oncologista decide se será necessário fazer sessões de quimioterapia.


Prevenção do câ;ncer de útero


O único método para prevenir os tumores hormônio-dependentes é a castração precoce. Portanto, caso não haja a intenção de reprodução, castre sua cadelinha ou gatinha antes do primeiro cio (até o sétimo mês de vida). Lembrando que o método de medicação contraceptiva é extremamente cancerígena para os animais, não podendo nunca ser cogitada. É melhor optar pela cirurgia de castração, desta forma estará prevenindo esta e outras doenças causadas pela ação dos hormônios reprodutores.



https://www.petlove.com.br/dicas/cancer em cachorros e gatos o cancer de utero

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletO galo cantou clara nunes

bulletÁguas de março

bulletCavalgada do amor

bulletBeira Mar

bulletVerdade



Dicas Veterinárias:

bulletMedo de anestesia - conheça mais sobre a anestesiologia veterinária

bulletTártaros

bulletPor que fazer a tartarectomia?

bulletOrg?os dos equinos

bulletCães precisam de exercícios



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Veridiana Martins Dias
(41) 8891 6887
www.adestramentoamigofiel.com
Amigo Fiel Adestramento>

bullet Camila Mello, adestradora franqueada da Cão Cidadão>

bullet Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco Medico Veterinário atuante em odontologia eqüina. Cel. (11) 9814 6666 E mail: ciromedvet@ig.com.br>

bullet Dr. Luiz Bolfer formou se em Medicina Veterinária no Brasil e mudou se para os Estados Unidos para se especializar em Cardiologia, Emergência e Cuidados Intensivos em cães e gatos. Completou 12 meses de Internato em Clínica Médica e Cirúrgica Veterin>

bullet Paola Christina Ferreira Carneiro Médica Veterinária CRMVSP 8145 Dermatologia e Terapeuta Floral MASTERVET Clínica Veterinária Av. Ângelo Sim?es,1135, Jd. Leonor , Campinas , SP Fone: (19) 32345363 ou 33843323 >



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO gato e o violino (the cat and the fiddle)

bulletDoce pássaro da juventude (sweet bird of youth)

bulletGatos numa roubada (tomcats)

bulletA vida dos peixes (la vida de los peces)

bulletJurassic park ii



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletPássaros amarelos

bulletExplicação dos pássaros

bulletNosso planeta verde - 100 ótimas propostas para trabalhar na educação infantil

bulletUrologia e nefrologia do cão e do gato

bulletAtlas colorido de anatomia veterinária do cão e gato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos