Home Page > Dicas Veterinárias > Mordida de cachorro: o que fazer? como tratar?

Mordida de cachorro: o que fazer? como tratar?


Receber mordida de cachorro é um acidente bastante comum, mas o que fazer após o ocorrido e como tratar? Veja abaixo a resposta para essas e demais dúvidas.


Ter um cachorro em casa tem muitas vantagens, seja ele um animal pequeno e dócil ou um cão maior e mais feroz para vigiar a residência. E seja qual for o caso, é sempre importante que o cão seja muito bem tratado, alimentado de forma correta, estar sempre limpo assim como o local onde ele dorme e claro, estar com a carteira de vacinação sempre em dia.


Muita pessoas ainda acham que um cachorro que está sempre preso dentro de casa está livre de doenças, mas isto não é verdade! A vacinação garante que o animal se protegerá melhor e é importante também no caso de acontecer algum imprevisto, como o animal morder alguém, seja da residência em que ele vive ou algum estranho.


Só que mesmo que o animal esteja vacinado, quando alguém é mordido por um cão precisa tomar as devidas providências e tratar o ferimento de forma correta para evitar complicações.


 


Mesmo os cães mais dóceis podem vir a moderem seus donos ou alguma pessoa estranha. Mesmo os cãezinhos que aparentam ser mais calmos, por vários motivos podem estranhar a pessoa e a mordida é a forma que eles têm de defender o seu território e até mesmo tentarem se proteger ou proteger seu dono.


E basta uma mordida de um cão para que o ferimento se agrave e até leve a sérias doenças, como a raiva que é a mais comum, mas há várias outras zoonoses.


É preciso ficar atento até àquelas mordidas que o cãozinho dá por brincadeira, pois elas também podem ferir e trazerem sérias consequências. Independente se o animal esteja ou não vacinado, quando ele morder alguém, deverão ser tomadas todas as medidas necessárias, pois a saliva do cachorro contém uma quantidade enorme de bactérias que através da mordida passam para o organismo da pessoa, podendo causar infecções e transmitir doenças.


Diferente do que muitos imaginam, na maioria dos casos de mordida de cão, o motivo não foi por ataque do animal, mas por uma simples brincadeira onde o cachorro sem querer, feriu a pessoa com seus dentes afiados.


A mordida de um cão pode ser de duas formas: penetração ou laceração e ambas merecem total atenção, sendo que cada uma tem suas próprias formas de tratamento.


Mordida de Cachorro por Penetração


Quando a mordida é por penetração há uma maior probabilidade de que ocorra algum tipo de infecção, já que as bactérias penetram mais facilmente no organismo da vítima. Quando o cão penetra seus dentes em uma pessoa ou mesmo em outro animal, deixa na ferida uma boa quantidade de saliva, onde estão presentes muitas bactérias que encontram a porta aberta para entrarem no corpo de quem foi mordido.


Este tipo de mordida é muito problemática porque os cães penetram profundamente e o local fica cheio de saliva, tornando-se perfeito para que as bactérias possam proliferar.


Se o local ficar inchado é ainda pior, pois a pessoa terá maior dificuldade para limpá-lo e o problema vai se agravar.


 


Mordida de cachorro por Lacerações


Quando se trata de “lacerações”, ou seja, o cão morde e “rasga” a pele da pessoa ou de um outro animal, então é fácil de limpar a região afetada, só que este tipo de mordida deixa mais cicatrizes.


Em ambos os casos, logo após a mordida de um cão, a pessoa precisa providenciar a limpeza do local imediatamente. Mesmo que esteja sentido muito dor, é preciso esforçar-se para limpar bem a região, para retirar toda a saliva do animal que tenha ficado no local.


Mas o perigo na mordida de um cão não está só na infecção causada pelas bactérias. Outro sério problema é a transmissão de zoonoses, sendo a raiva a mais conhecida e uma das mais perigosas também. Isto ocorre porque o ser humano tem os nervos periféricos invadidos, assim como todo o sistema nervoso central e precisará ser tratada imediatamente com vacinas, do contrário a pessoa poderá vir a morrer.


Fui Mordido por um Cachorro: O que devo Fazer?


Assim que uma pessoa é mordida por um cachorro, seja de rua ou de sua própria residência, deverá procurar imediatamente um hospital, mas há cuidados básicos que podem ser tomados logo após a mordida e o primeiro deles é lavar bem o local da mordida, impedindo assim que as bactérias se espalhem.


 


Se a pessoa estiver perdendo sangue no local da mordida, pode ser feita uma pequena pressão para ajudar que o sangramento pare, mas isto no caso de lacerações, porque quando se trata de perfuração é bom deixar sair um pouco do sangue, para que as bactérias sejam expelidas daquele local.


Limpe o local com água em abundância e se possível, utilize um anti-bacteriano por pelo  menos uns 5 minutos ininterruptos. Depois, seque bem o ferimento e proteja-o com gaze ou uma toalha de papel, ficando assim enquanto a vítima é levada para receber atendimento médico.


E jamais deixe de procurar ajuda médica para ficar em casa tratando o ferimento com “receitas caseiras” pois isto poderá agravar o problema, já que o ferimento precisa ser tratado de forma correta e dependendo do caso, a pessoa precisará tomar vacina e alguns medicamentos adequados.



http://www.encontrospet.com.br/blog/mordida de cachorro que fazer como tratar/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletMajestade, o sabiá

bulletLadeira do boi genival lacerda eu vi maria na ladeira do boi eu perguntei maria pra onde foi maria trazia um pote quando me avistou deu um tombo de um jeito que o pote quebrou ai maria quanto tempo eu não te vejo cadê meu abraço maria cadê meu beijo m

bulletAl Capone

bulletRei leão - o leão dorme esta noite

bulletComo um cão



Dicas Veterinárias:

bulletCuidados com os pássaros

bulletO equitador e o lenhador

bulletNervo / músculo doença em cães

bulletAs infecções parasitárias do trato respiratório em cães

bulletInchaço em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Eduardo Lobo, 11 973119698, Rua Lomas Valentinas 358 saude SP, eduardolobo.vet@gmail.com, http://www.equilibriumcursos.com.br , http://www.Facebook.com/Equilibriumvet >

bullet Beatriz Duarte Treinadora Especialista em Comportamento Canino Lord C?o Treinamento de Cães Ltda beatriz@lordcao.com.br>

bullet Priscila Pinheiro - Pet Sitter

 

Bicho Feliz Pet Sitter

Site: https://sites.google.com/site/bichofelizpetsittercotiasp/

Whatsapp e celular: (11) 98586-9212

Twitter: @bichofelizps

>

bullet UNESCO em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978>

bullet Patricia Oliveira>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletA morte anda a cavalo (da uomo a uomo / death rides a horse)

bulletPeixonauta

bulletNo olho do gato (dans l oeil du chat)

bulletMadagascar i

bulletCães de aluguel



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletQuem e mais feliz: voce ou o seu cachorro?

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletO gato e a revolução

bullet4 vidas de um cachorro

bulletUm gato aprende a morrer

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos