Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Como e quando dar uma bronca no animal de estimação

Compartilhe em suas redes sociais:

Como e quando dar uma bronca no animal de estimação



As vezes, mesmo que o animal tenha feita algo de errado, não é o momento de brigar com ele; entenda o por que


Entender o motivo que leva os cães a apresentarem certos comportamentos inadequados pode nos ajudar a desenvolver alguns treinos que evitem que eles se repitam e se fortaleçam. Dessa forma será possível saber o momento certo de dar uma bronca ou apenas ignorar o cachorro. 


O entendimento faz com que todos os membros que convivem com o animal possam auxiliar no enfraquecimento e até mesmo na extinção do comportamento que não esteja agradando a família, evitando dar bronca no bichinho e melhorando ainda mais a convivência entre todos. 


Existe uma hora certa para dar bronca no cachorro e ter um resultado positivo


 


Quando pequenos


Quando são filhotes, os cães são sempre muito amados e acariciados por todos os membros da família e, por muitas vezes, acabam aprendendo uma série de comportamentos que, quando adultos, podem não ser tão legais.


Com isso, acabamos não nos preocupando em manter uma linguagem única de comunicação, demonstrando para ele desde o início o que ele "pode" ou "não pode" fazer.


Limites


Partindo do princípio de que devemos educar e dar limites ao nosso animal de estimação, é importante ensinar o significado da palavra "não". Podemos fazer o animal aprender colocando um petisco no chão.


Toda a vez que o cão tentar pegá-lo, o seguramos pela guia ou o afastamos com as mãos, dizendo enfaticamente "não". Repita o treino algumas vezes. Se o cão desistir de roubar o petisco, recompense-o com outro pedaço. Logo ele entenderá que, quando você fala "não", ele deve parar o que está fazendo.


Não se esqueça de tentar recompensá-lo o máximo de vezes possíveis em seu dia a dia, quando ele agir da maneira correta. Dessa forma, manteremos ativo na cabeça do animal o condicionamento previamente aprendido. É importante que o treino seja realizado por todos os membros que convivem com o cão.


via GIPHY


 


Quando usar a bronca


Ainda assim, esse treino pode não ser suficiente para que o pet deixe de executar os comportamentos indesejados. Em alguns casos, os atos considerados errados, para ele, são mais recompensadores do que o petisco ou brincadeira oferecida.


Nesse momento, devemos dar bronca com a intenção de interromper o comportamento logo que ele for iniciado. Havendo sucesso na interrupção, recompensamos o cão com algo que ele goste muito. Lembrando que devemos testar a sensibilidade dele com a bronca que usaremos, na intenção de causar susto ou gerar pequenos desconfortos com borrifadores de água, lata com pilha ou moedas (chacoalhar com barulhos).


No entanto, lembre-se de que a bronca nunca deve ser aplicada após o comportamento ter sido realizado. Por exemplo, não devemos usar esse recurso de aprendizado para tirar o cão do sofá, mas sim no momento em que ele estiver tentado subir no mesmo. Caso ele desista, recompense-o.


Por isso é preciso ter alguma recompensa em mãos, antes de dar uma bronca. Dessa forma, o animal entenderá que a troca de obedecer/respeitar vale muito mais a pena.


Caso não tenha segurança para aplicar uma bronca da forma ideal, consulte um profissional de adestramento. O uso indevido dela pode tornar ainda mais difícil uma situação que poderia ser resolvida com facilidade.



Contatos dos Autores:
http://canaldopet.ig.com.br/adestramento/2016 11 16/bronca animal.html



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletSete dicas para evitar acidentes entre cães e crianças pequenas

bulletBerne

bulletEnvenenamento em cães

bulletDe cada cinco animais no planeta um é besouro

bulletMeu cão não quer comer ração!!


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Paola Christina Ferreira Carneiro Médica Veterinária CRMVSP 8145 Dermatologia e Terapeuta Floral MASTERVET Clínica Veterinária Av. Ângelo Sim?es,1135, Jd. Leonor , Campinas , SP Fone: (19) 32345363 ou 33843323

bullet André Galvão Cintra, MV, Prof. Esp. CRMV SP 6765 VicePresidente ABCC Bretão. email: andre@vongold.com.br. Site: www.vongold.com.br

bullet Médica Veterinária Beatriz Mendes Tucunduva, Especializada em Fisiatria Veterinária, (19) 99757 3661, mv.beatrizmendes@gmail.com

bullet Dalton A. Ishikawa Médico Veterinário CRMVSP 9235 www.pediatriacanina.com.br dr_dalton@pediatriacanina.com.br

bullet Marina Rodrigues http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletEstilo cachorro

bulletTripa de peixe

bulletAnfíbios belos

bulletCasa no campo

bulletQue País é Este

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletMeu maior amigo

bulletAracnofobia

bulletMadagascar iii

bulletUm natal bom pra cachorro (chilly christmas)

bulletNetto e o domador de cavalos


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletGato viriato

bulletExplicação dos pássaros

bulletA perigosa vida dos passarinhos pequenos

bulletUm gato aprende a morrer

bulletA arca de noé

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos