Home Page > Dicas Veterinárias > cascão : aquele cachorro que morre de medo de banho

cascão : aquele cachorro que morre de medo de banho


Em algumas casas, a hora de dar banho no cãozinho se torna um verdadeiro pesadelo, para solucionar o problema é preciso acostumar o animal


Quem tem um ``CasCão´´em casa sabe que a hora do banho se torna um verdadeiro pesadelo. Aqui, você vai entender por que alguns cães têm medo de banho e o que fazer para esse momento se tornar mais agradável.              


Muitos cachorros gostam de água mas morrem de medo de banho


O mau cheiro dos cães


Alguns cães podem passar a vida inteira sem tomar um único banho e mais: algumas raças nem ficam com cheiro tão ruim. Diferentemente de nós, humanos, o odor canino não vem do suor, mas sim dos pelos mortos. Assim, a escovação a seco pode ajudar no caso dos animais que morrem de medo de banho. 


De qualquer forma, o banho deve ser dado por questão de higiene, porém, não se deve exagerar na frequência, pois, com isso, podemos até causar problemas de pele neles. O shampoo, junto com a água quente, tira a oleosidade natural da pele, podendo causar alergias.


O medo de banho


Em alguns casos, o banho vira uma verdadeira missão impossível, e é nessa hora que algumas pessoas cometem alguns erros graves, como, por exemplo, segurar o animal à força ou obrigá-lo a ficar no secador, entre outras coisas.


A melhor maneira de fazer o animal se acostumar com o banho é de forma gradativa, começando com o cão ainda seco, passando uma toalha nele e ligando o secador para que, assim, ele se acostume com o barulho. 


via GIPHY


O ideal é fazer isso quando ele ainda estiver seco, pois, se testar a reação dele quando estiver molhado, você será obrigado a secá-lo, sem ter a opção de acostumá-lo com o secador ou com a toalha. Esse momento dever ser associado a coisas gostosas, como petiscos e brincadeiras.


Quando seu peludo já estiver à vontade com esse processo, você já pode molhá-lo aos poucos, sempre associando o momento a coisas agradáveis.


Existem cães que adoram água, mas não gostam de banho. Isso pode acontecer se ele estiver relacionando a hora do banho com algo desagradável. Por exemplo, se o cão não gosta de cortar a unha, procure não fazer isso justamente na hora do banho, pois ele pode associar as duas coisas e ´´fugir´´ nas próximas vezes.


Atenção!


Em dias de calor, redobre os cuidados na hora de secar o seu peludo. O ar muito quente pode causar hipertermia (a temperatura do corpo fica mais quente do que o normal), o que pode afetar a saúde do animal e até matá-lo. É importante sempre verificar na mão se o ar do secador não está quente demais.


Vale lembrar que existem animais com problemas específicos de pele e que precisam tomar banhos periódicos, por isso, peça sempre a orientação de um profissional da área.


Seguindo todas essas dicas, será mais fácil lidar com o animal que tem medo de banho.



http://canaldopet.ig.com.br/adestramento/psicologia/2016 11 18/medo banho cachorro.html

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletUrsinho Pimpão

bulletPoeira

bulletLinha do horizonte

bulletPorco Aranha

bulletBeira Mar



Dicas Veterinárias:

bulletBaixa temperatura corporal em cães

bulletSíncope (desmaio) em cães e gatos

bulletTremores em cães

bulletComo escolher um veterinário qualificado para cuidar da saúde do seu animalzinho?

bulletTorção gástrica em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Kadu Camargo Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelo G.E.R.E. (Grupo de Estudos em Reprodução Equina PUCPR); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Medicina Animal: Equinos, na área da Reprodução Equina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). E mail: kaducamargo@gmail.com Leia mais sobre esse assunto em https://www.revistahorse.com.br/imprensa/cuidados durante a gestacao de eguas os primeiros 60 dias sao os mais criticos/20170410 175102 j086>

bullet Américo F. Pelicioni, CRF: 29.670 >

bullet Carla Diele CRMVRJ 6165>

bullet Camila de Oliveira Cruz Medicina Veterinária na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo/SP>

bullet Tatiana Grillo
Eu atendo em domicílio em Sorocaba-SP
(15) 3019-2101
http://blogdicasanimais.blogspot.com.br/2016/08/que tamanho vai ficar meu filhote.html>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO gato de 9 caudas (il gatto a nove code)

bulletA fuga dos homens pássaros (the birdmen)

bulletBatman (1966)

bulletCujo

bulletTarzan



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet4 vidas de um cachorro

bulletO gato e a revolução

bulletOs passaros e suas doencas

bulletO gato de botas

bulletPássaros amarelos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos