Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > O diagnóstico por imagem é muito importante para a saúde do seu pet

Compartilhe em suas redes sociais:

O diagnóstico por imagem é muito importante para a saúde do seu pet


O diagnóstico por imagem é um grande aliado na rotina clínica de pequenos animais. Sua aplicação é muito vasta, desde o estudo de afecções músculo esqueléticas, pesquisas de metástases, pesquisa de corpo estranho, traumas torácicos, má formações, pesquisa de hemorragia pos-trauma, diagnóstico de gestação entre outros.


Seu uso, deve ser incluído na rotina de animais a partir de meia idade (acima de 7 anos) para um check-up de rotina. Nas situações emergenciais como em todo tipo de trauma, atropelamentos, animais com dor aguda e crônica, histórico de vomito persistente, infecções respiratórias, distúrbios hormonais, acompanhamento de pacientes renais, acompanhamento gestacional, acompanhamento ortopédico, quimioterápico, e o que mais for necessário, após avaliação médica-veterinária.


Atualmente fazem parte da rotina os exames de radiologia, ultrassonografia, endoscopia e tomografia computadorizada. A seguir uma explicação sobre cada um deles:


Raio X
As imagens são geradas a partir da passagem do feixe de raios-X através da área do corpo do paciente que queremos estudar. A diferença de densidade dos tecidos (mais densos e menos densos) é o que vai definir os diversos tons de cinza, desde mais branco até quase preto diferenciando as estruturas em estudo, fazendo então o diagnóstico a partir da imagem formada. Além da integridade dos ossos, o exame de radiologia permite avaliar os pulmões, o coração, órgãos abdominais entre outros. Com o uso do contraste pode-se ainda fazer exames especiais para avaliar compressões de medula espinhal e exames dinâ;micos como o transito gastro-intestinal e o trajeto das vias urinárias. Aqui no Cães & Gatos dispomos do sistema de radiologia digital desde 2012, que se utiliza de placa de imagem, substituindo o filme radiográfico, e escâ;ner computadorizado, substituindo o processamento químico, eliminando os efeitos ambientais.


Ultrassom
É um exame de imagem não invasivo, onde ondas sonoras são emitidas pelo transdutor e atravessam os órgãos e tecidos do paciente. As ondas são refletidas de volta ao transdutor e são convertidas pelo computador do aparelho de ultrassonografia, produzindo imagens em tempo real. Este exame ganhou muito espaço na rotina veterinária, é um exame rápido, indolor e de grande auxilio para o clínico. Tem aplicações para abdômen, avaliação cardiológica, tendões e ligamentos, acompanhamento gestacionais entre outros. A ultrassonografia pode guiar coleta de líquidos corporais (centeses), células (aspirados) e amostras de tecidos alterados (biópsias) para posterior analise citológica/histológica. Também é realizado na clinica, agilizando o atendimento ao paciente e também para acompanhamento dos pacientes internados.


Os procedimentos de radiografia e ultrassonografia são ferramentas complementares de diagnóstico por imagem nas alterações abdominais, contudo, em relação ao raio-x, a ultrassonografia tem algumas vantagens, o fato de ser indolor, não invasivo e não-ionizante, permitir avaliar a arquitetura interna dos órgãos, bem como peristaltismo gastro-intestinal., visualizar as estruturas radioluscentes (como urólitos de urato e cistina), permitir a avaliação de pacientes com efusão peritoneal, oferecer diagnóstico de gestação a partir de 22 dias, além de avaliar a viabilidade fetal (batimentos cardíacos e movimentação fetal).



http://www.caesegatos.com/dica/o diagnostico por imagem e muito importante para a saude do seu pet/q

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletIdosa salva pássaro ferido e faz viagem de trem com animal na bolsa

bulletDisparada

bulletdia de cão

bulletIncompatibilidade de gênios

bulletVampiro



Dicas Veterinárias:

bulletPreciso de um pasto novo!

bulletO que faz a acupuntura

bulletBaixa contagem de plaquetas em cães

bulletDoenças de pele de alergias em cães

bullet4 passos para seu cão virar amigo da escova de dentes



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Marcelo Pardini  http://www.infohorse.com.br/2017/10/13/precificacao/>

bullet Gustavo B. Mano >

bullet dr joão alfredo kleiner dvm, msc especialista em oftalmologia e clínica cirúrgica geral acvo ophthalmology course wisconsin, madison ? 1998 e-mail: docjak@vetweb.com.br>

bullet Rafael Wisneski http://blog.meucaocompanheiro.com/>

bullet Cláudia Pizzolatto Lord CãoTreinamento de Cães BitCãoBrinquedos Inteligentes para o Treinamento do seu Cão www.lordcao.com www.bitcao.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletLassie

bulletBatman (1989)

bulletO gato do rabino (le chat du rabbin)

bulletO cachorro bombeiro (firehouse dog)

bulletTubarao i



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletAmazonas aguas, passaros, seres e milagres

bulletGato viriato

bullet97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletCama de gato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos