Home Page > Dicas Veterinárias > Cachorro com medo de andar de carro

Cachorro com medo de andar de carro


Os cachorros, na maioria massacrante das vezes adoram sair de carro. Nesse período de férias recebemos vários pedidos de ajuda de tutores onde seus cães tem medo de entrar nos carros e/ou passear com eles. Vamos descobrir aqui como lidar com essa situação.


Sem paciência você está fadado ao fracasso. Nem tente seguir essas dicas se for uma pessoa de pavio curto. Lembre-se que os cachorros observam muito bem o nosso estado de ânimo e um mestre estressado vai resultar ou num cachorro do mesmo modo, ou em outro totalmente medroso em relação a tudo. Além disso é bom lembrar que a maioria dos problemas comportamentais caninos vem da observação dos mesmos em relação a nós humanos.


No Brasil o treinamento sobre caixa de transporte é muitas vezes subestimado. Porém, além de ser o modo mais seguro de andar com os cães em um automóvel é de grande valia no controle de medos e fobias.


Um lugar onde tudo e todos não podem tocar, um espaço onde o cão se sinta extremamente seguro e confiante.” Reproduzir esse “lugar sagrado” para o cão no carro vai ajudá-lo a enfrentar melhor a situação.


É claro que, se o seu cachorro já tem algum medo de entrar e/ou passear de carro, uma reeducação deve ser feita. Se não for o caso não pule esse passo. Faça do mesmo modo.


Para começar devemos mudar/modelar o modo que o cão vê a aproximação ao carro.


Se o seu cão já faz uso de coleira e guia sem problemas use-as nos próximos passos. Caso não, procure ensiná-los antes. Não extrapole os comandos. É preferível que o cão já saiba usá-las confortavelmente.


Antes de apresentar o carro ao cachorro procure fazer uma pequena caminhada afim de liberar toda energia acumulada, diminuindo a sua ansiedade tornando-o mais receptivo a novas experiências.


Se o seu cachorro não mostrar receio caminhe ao redor do carro naturalmente e deixe-o explorar por conta própria. Durante o exercício vá afagando, mostrando o seu contentamento. Diga palavras de carinho e mostre que está feliz com a situação. Faça desse passo o mais divertido possível. Brincadeiras podem ser feitas ao redor do carro.


Caso ele apresente medo ao avistar o carro procure continuar calmo. Numa distância confortável ao mesmo faça o passo anterior do mesmo modo na distância na qual o seu cão se tolerou. Com a ajuda de um brinquedo faça aproximações dosadas jogando o objeto perto do carro, porém distante o bastante permitindo que o cão tome coragem de se aproximar. Com a paciência de um ancião faça diversas repetições a passos de bebê em intervalos. Nunca force o cão a situação.


Agora abra a porta e deixe o cão sentir o cheiro do interior. Se ele entrar de primeira, ótimo, se não utilize um brinquedo favorito ou petisco para encorajá-lo a entrar. Faça diversas repetições.


No caso de cachorros medrosos, esse passo pode demorar mais do que você poderia achar comum. Lembre-se de nunca força-lo a entrar, use a paciência e espere o seu tempo. Abra as portas do carro entre chame-o e saia pelo outro lado. Coloque petiscos sobre o banco e/ou seu brinquedo favorito. Lembre-se que o carro deve ser algo agradável.


Agora que o cachorro se sente confortável dentro do carro. Com a ajuda da coleira e guia saia do carro e deixe o cão por alguns segundos faça diversas repetições e vá aumentando o tempo. Aliás esse passo pode ser uma ótima maneira de treinar o comando fica.


Para cães medrosos colocar uma música relaxante nesse passo pode ser de grande valia. Existem várias músicas especialmente feitas para esse fim.


Nesse estágio ambos os cães (medrosos e confiantes) devem estar no mesmo espírito. Calmos e atentos aos seus tutores. Após as várias repetições dos passos acima já está na hora de ligar o carro. Com a ajuda de outra pessoa (preferível ser de confiança do cão) peça para que ela ligue o carro. Nesse momento passe confiança ao cachorro acariciando a base do pescoço e/ou sua orelha.


Um dos grandes motivos dos cachorros não gostarem de passear tem o destino da viagem como catalizador. Os cães não são bobos. Assim como eles sabem quando estamos prestes a sair de casa mediante a ações rotineiras, o mesmo acontece no passeio de carro. Se o seu cachorro só toma viagens para destinos desagradáveis talvez seja melhor ele mudar esses conceitos. Nas primeiras viagens de carro façam delas curtas e para lugares agradáveis. Aqui eles se contentam com pouco. Se não conheceres nenhum lugar conceitualmente agradável a eles, talvez estacionar o carro na esquina e voltar caminhando pode ser uma alternativa.


Lembre-se também de fazer um check-up no veterinário. Muitos cães se tornam ansiosos pelo fato de se sentirem mau do estômago durante o passeio. Portanto, procurar um veterinário afim de explicações nesse sentido devem fazer parte do seu cronograma.



http://policlinicaveterinaria.com.br/cachorro com medo de andar de carro/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletOceanos suspensos anel dos anfíbios

bulletDança do bicho

bulletChovendo na roseira

bulletTchuco no tchaco

bulletPassaro veloz



Dicas Veterinárias:

bulletPor que seu cachorro come fezes? (coprofagia)

bulletEstudo comparativo entre as técnicas de esfregaços de punção espl?nica e de sangue periférico para diagnóstico laboratorial de babesia equina na regi?o de jundiaí

bulletOscar

bulletGatos, favelas e o iraque

bulletHiperplasia fibroepitelial mamária em felinos



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Vanessa Castro Pesquisador Científico Laboratório de Doenças Bacterianas da Reprodução castro@biologico.sp.gov.br>

bullet Sérgio Villa Santi>

bullet Patricia
olives mount kennel>

bullet Kadu Camargo Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelo G.E.R.E. (Grupo de Estudos em Reprodução Equina PUCPR); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Medicina Animal: Equinos, na área da Reprodução Equina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). E mail: kaducamargo@gmail.com Leia mais sobre esse assunto em https://www.revistahorse.com.br/imprensa/cuidados durante a gestacao de eguas os primeiros 60 dias sao os mais criticos/20170410 175102 j086>

bullet UPAC Fortaleza https://upacfortaleza.wordpress.com/>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletMadagascar iii

bulletCondorman - o homem pássaro (condorman)

bulletJurassic park i

bulletUma cilada para roger rabbit

bulletMarley e eu



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletMais que um leao por dia

bulletAtlas colorido de anatomia veterinária do cão e gato

bulletUm gato entre os pombos

bulletO estranho caso do cachorro morto

bulletO gato que falava com fantasmas

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos