Home Page > Dicas Veterinárias > Você sabe por que os gatos dormem tanto ?

Você sabe por que os gatos dormem tanto ?


Por que os gatos dormem tanto? Essa é uma pergunta que chama a atenção dos amantes de gatos. Alguns chegam a dormir em média 15 horas por dia, e outros podem dormir até 20 horas. E para os gatos, isso é considerado normal. Porém, pode-se observar que eles não dormem durante várias horas seguidas. Eles tiram pequenos e seriados cochilos.


 


 Estima-se que 70% do tempo em que o gato está dormindo o seu sono é pouco profundo. No resto do tempo o sono é profundo, chegando mesmo a períodos de REM, ou seja, períodos equivalentes aos sonhos dos humanos. Até hoje não foi possível comprovar se os gatos também sonham, mas o comportamento físico é semelhante ao dos humanos (rápidos movimentos com os olhos, tremores, pequenos gemidos, etc), concluindo que não é errado presumir que eles sonham. 


 Durante o sono leve, o gato está relativamente alerta para qualquer ruído que aconteça à sua volta, o que, muitas das vezes, dá a ideia de não estarem a dormir. Este estado de alerta é provocado pelo instinto de caçador e nunca irá desaparecer.


 Por ser um animal de hábitos noturnos, os gatos têm menores períodos de sono durante a noite. Isso acontece porque eles têm a fisiologia de um predador. Assim como os leões e outros grandes felinos, os gatos têm um padrão semelhante de dormir durante o dia e caçar à noite, eles estão estruturados para a caça.


 Apesar de terem sido domesticados, ainda mantêm alguns hábitos da vida selvagem. Mesmo as brincadeiras dos gatos mostram os instintos primitivos de rastejar nas sombras e, sem nenhum aviso, pular em cima de sua presa alvo. E como a caça, mesmo que de simples brinquedos no conforto do lar, demanda gasto de energia, os cochilos auxiliam na economia e na reposição de energia.


 Assim como nós, os felinos também são influenciados pelo clima. Embora o comportamento de um gato pode variar muito, dependendo de sua raça, idade, temperamento e saúde em geral, num dia chuvoso ou frio não é raro ver o animal bocejando e se direcionando a um bom cochilo. Mas os gatos também são sociáveis e altamente adaptáveis. Isso significa que um gato é capaz de ajustar os seus hábitos de sono para que ele possa passar mais tempo com seus donos.


 Os gatos também podem ajustar os seus padrões de sono para os horários de alimentação, razão pela qual um gato estritamente caseiro dorme mais que um gato solto.



http://www.shopveterinario.com.br/artigos/voce sabe por que os gatos dormem tanto/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletCavalo de pau

bulletAdmirável gado novo

bulletVoa, canarinho, voa

bulletFeliz pra cachorro 5 à seco

bulletHistória de uma gata



Dicas Veterinárias:

bulletApresentando cães e gatos para que sejam grandes amigos

bulletComo cuidar de um cão com megaesôfago

bulletInsuficiência renal ? cães e gatos

bulletA importância da recompensa

bulletOsteide podal



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Rosmeire de O.S.Jacinavicius Médica Veterinária Acupunturista tel: (19)999971911 email: stuffzinha@gmail.com>

bullet Eng Agrônomo André Fabbrocini Gonçalves, atua na área de manejo de pastagem, segurança dos animais, nutrição, desenvolvimento de projetos http://www.andrefabbrocini.com.br/ (11) 93829722 e (11) 77435504 e nextel 96*40594>

bullet nome, telefones, endereco, email, website, redes sociais>

bullet Dra Cleuma Ferreira, Medica Veterinária, telefone 11 41164783, Rua Jacira, 80 Moema São Paulo/SP, contato@dracleumaferreira.com, www.dracleumaferreira.com, instagram @endocrinopatinha, facebook/endocrinopatinha>

bullet Elaine da Silva Soares Website.: www.facebook.com/elaine.soares.14 Graduada pela Faculdade Multivix, Castelo/ES. Atua como plantonista nas áreas de clínica e cirurgia de pequenos animais. CRMV: 01970 VP / ES Contato: (28) 99902 8139 / (28) 99251 >



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletGatos, fios dentais e amassos (angus, thongs and perfect snogging)

bulletO gato de madame

bulletO mar não está prá peixe o mar não está prá peixe

bulletBirdman

bulletBatman e robin (1949)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO gato de botas

bulletPássaros amarelos

bulletVida de cão

bulletPassaros sao eternos, os

bulletCachorro magro

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos