Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Hidroterapia em cães

Compartilhe em suas redes sociais:

Hidroterapia em cães



A hidroterapia é um tipo de fisioterapia que utiliza exercícios na água para recuperar ou melhorar a performance de músculos. É uma terapia bastante antiga, que nas últimas décadas sofreu um impulso maior devido à sua utilização sistemática, basicamente na recuperação de deficientes físicos, e em medicina esportiva.     


Em animais é usada há algum tempo, principalmente no treinamento de cavalos de esporte. Nos cães, seu uso tem se intensificado nos últimos anos, inclusive com maior fundamento, baseando-se nos trabalhos realizados em humanos. É crescente, também, o número de profissionais que indicam este tipo de terapia. A literatura, entretanto, apresenta praticamente nenhum trabalho sobre a hidroterapia em cães.

Patologias com possibilidade de melhora - É preconizada em quase todos os problemas em que se procura um condicionamento ou recuperação da musculatura, sem o trauma resultante do impacto causado pela corrida na estrutura esquelética (ossos). Incluem-se artroses, patologias da coluna, tratamentos pós-cirúrgicos em ortopedia e, principalmente, displasia coxofemoral. Na maior parte desses problemas, a hidroterapia é utilizada conjuntamente com outras terapias, inclusive a medicamentosa, mas como como fisioterapia é considerada a melhor opção.

Em número de casos, a displasia coxofemoral é a patologia mais beneficiada pela hidroterapia. O aumento da musculatura da coxa, associado ao efeito anti-inflamatório causado pela vasodilatação devido à temperatura quente da água, melhoram a sintomatologia através do fortalecimento da articulação, com diminuição sensível da dor e claudicação (manqueira).

Vale lembrar que não ocorre cura, e sim regressão apreciável dos sintomas, pela estabilização articular e desaceleração do processo de artrose. Alguns animais apresentam grande melhora, com evidente correção de aprumos e total retorno às atividades físicas. O resultado do tratamento depende da idade, da compleição do cão e do grau de displasia. Animais jovens, com poucas lesões articulares e não obesos, obterão resultados mais rápidos. e evidentes.

Instalações adequadas - Deve-se salientar que o local onde os exercícios serão realizados é bastante importante. A piscina para hidroterapia precisa ser aquecida e coberta, para permitir seu uso durante os períodos frios, em tratamentos longos ou crônicos. A água fria trará um efeito adverso ao esperado, e a friagem após o trabalho físico pode predispor a vários processos respiratórios, principalmente em animais recém-operados.

Algumas raças apreciam muito os exercícios na água. Cockers, poodles e labradores são exemplos de cães que não precisam de nenhum estímulo adicional, mas animais de outras raças mostram-se um pouco receosos, e é necessário acostumá-los com a imersão na água antes de iniciar o tratamento propriamente dito. A duração, a frequência e a intensidade do tratamento são determinadas pelo animal, pelo tipo de lesão e pela recomendação do veterinário que acompanha o caso.



Contatos dos Autores:
http://www.shopveterinario.com.br/artigos/hidroterapia em caes/



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletHigienização 2

bulletUso de remédios humano em animais

bulletComo um pet shop pode se aliar ao registro de informações?

bulletDoença renal crônica em felinos

bulletGravidez, parto e filhotes cuidados necessários


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet dr joão alfredo kleiner dvm, msc especialista em oftalmologia e clínica cirúrgica geral acvo ophthalmology course wisconsin, madison ? 1998 e-mail: docjak@vetweb.com.br

bullet Mariana LageMarques Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Sócia Fundadora ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária), 2002. Faço atendimento odontológico móvel.

bullet André Barreto www.andrebarreto.com 1150936244 / 25037333

bullet silvana em souza médica veterinária crmv-sp 9617 animalcamp rua d pedro i n? 663; guanabara - campinas/sp fone: (19) 32425370 www.animalcampcjbnet homeovete@yahoo.com.br

bullet Diskvet Telefone: (19) 32581887 / 33081887 / 33081886 Celular: (19) 93183040 (emergência) Email: diskvet@gmail.com Av. Antonio Carlos Couto de Barros, n? 1156 Sousas Campinas / SP

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletAsa s cobras

bulletGatinha assanhada

bulletFeliz pra cachorro

bulletA balada do cachorro louco lenine

bulletPeixe Vivo Temas Diversos

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletOs pássaros feridos (the thorn birds)

bulletProcurando nemo

bulletSempre ao seu lado

bulletVinte mil léguas submarinas

bulletUm gato em paris (une vie de chat)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO gato e a revolução

bulletFalando de passaros e gatos

bulletCama de gato

bulletAmazonas aguas, passaros, seres e milagres

bulletLivro de banho galinha pintadinha

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos