Home Page > Dicas Veterinárias > Hidroterapia em cães

Hidroterapia em cães


A hidroterapia é um tipo de fisioterapia que utiliza exercícios na água para recuperar ou melhorar a performance de músculos. É uma terapia bastante antiga, que nas últimas décadas sofreu um impulso maior devido à sua utilização sistemática, basicamente na recuperação de deficientes físicos, e em medicina esportiva.     


Em animais é usada há algum tempo, principalmente no treinamento de cavalos de esporte. Nos cães, seu uso tem se intensificado nos últimos anos, inclusive com maior fundamento, baseando-se nos trabalhos realizados em humanos. É crescente, também, o número de profissionais que indicam este tipo de terapia. A literatura, entretanto, apresenta praticamente nenhum trabalho sobre a hidroterapia em cães.

Patologias com possibilidade de melhora - É preconizada em quase todos os problemas em que se procura um condicionamento ou recuperação da musculatura, sem o trauma resultante do impacto causado pela corrida na estrutura esquelética (ossos). Incluem-se artroses, patologias da coluna, tratamentos pós-cirúrgicos em ortopedia e, principalmente, displasia coxofemoral. Na maior parte desses problemas, a hidroterapia é utilizada conjuntamente com outras terapias, inclusive a medicamentosa, mas como como fisioterapia é considerada a melhor opção.

Em número de casos, a displasia coxofemoral é a patologia mais beneficiada pela hidroterapia. O aumento da musculatura da coxa, associado ao efeito anti-inflamatório causado pela vasodilatação devido à temperatura quente da água, melhoram a sintomatologia através do fortalecimento da articulação, com diminuição sensível da dor e claudicação (manqueira).

Vale lembrar que não ocorre cura, e sim regressão apreciável dos sintomas, pela estabilização articular e desaceleração do processo de artrose. Alguns animais apresentam grande melhora, com evidente correção de aprumos e total retorno às atividades físicas. O resultado do tratamento depende da idade, da compleição do cão e do grau de displasia. Animais jovens, com poucas lesões articulares e não obesos, obterão resultados mais rápidos. e evidentes.

Instalações adequadas - Deve-se salientar que o local onde os exercícios serão realizados é bastante importante. A piscina para hidroterapia precisa ser aquecida e coberta, para permitir seu uso durante os períodos frios, em tratamentos longos ou crônicos. A água fria trará um efeito adverso ao esperado, e a friagem após o trabalho físico pode predispor a vários processos respiratórios, principalmente em animais recém-operados.

Algumas raças apreciam muito os exercícios na água. Cockers, poodles e labradores são exemplos de cães que não precisam de nenhum estímulo adicional, mas animais de outras raças mostram-se um pouco receosos, e é necessário acostumá-los com a imersão na água antes de iniciar o tratamento propriamente dito. A duração, a frequência e a intensidade do tratamento são determinadas pelo animal, pelo tipo de lesão e pela recomendação do veterinário que acompanha o caso.



http://www.shopveterinario.com.br/artigos/hidroterapia em caes/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletAranha radioativa?

bulletBorbulhas de amor

bulletCarneirinho, carneirão

bulletA rosa e o beija flor

bulletHino do galo da madrugada alceu valença



Dicas Veterinárias:

bulletFosfofrutoquinase deficiência em cães

bulletBrigando como cão e gato

bulletDoença renal policística em cães

bulletAnimais em apartamentos 2

bulletHipertensão arterial sistêmica em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Rita Ericson http://bichosaudavel.com/meu cao nao quer comer/>

bullet Darvin: darvin@adestradorpessoal.com.br http://www,adestradorpessoal.com.br>

bullet Monica Marv?o Cel: 985728281 Atendimento em domiceiacute;lio, cleiacute;nicas, centros diagneoacute;sticos e hospitais. >

bullet Fábio Brito do http://vida estilo.estadao.com.br/blogs/conversa de bicho/festa junina e pets diversao com seguranca/>

bullet Juliane Seixas Juliane Seixas Website.: www.facebook.com/veterinariadrajulianeseixas Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Atua como plantonista na área clínica e cirurgica de animais de companhia CRMV: 11430 / PR Cont>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletUm peixe chamado wanda (a fish called wanda)

bulletMeu cachorro skip (my dog skip)

bulletConfusão pra cachorro (dog gone)

bulletProcurando nemo

bulletUm homem, um cavalo, uma pistola (un uomo, un cavallo, una pistola / a man, a horse, a gun)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletVira-lata? não! também sou cachorro

bulletMemorias de um gato

bulletCães de guerra

bulletNosso planeta verde - 100 ótimas propostas para trabalhar na educação infantil

bulletA perigosa vida dos passarinhos pequenos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos