Home Page > Dicas Veterinárias > Primeiros socorros em cães

Primeiros socorros em cães


 


Apesar de termos vários profissionais capacitados na área, é essencial que os proprietários tenham conhecimento de  primeiros socorros, caso aconteça algo inesperado ao seu animal de estimação.


Os conhecimentos básicos de primeiros socorros se tornam importantes na preservação da vida do animal, evitando agravamento de feridas, minimiza a dor, favorece a recuperação através do transporte adequado até a clínica veterinária.


Alguns passos devem ser seguidos durante uma situação emergencial como: manter a calma para agir; não assumir riscos desnecessários; amordaçar o animal para sua segurança; manter o animal calmo e imobilizado; avaliar o estado geral do animal; verificar se está consciente; checar a respiração e batimentos cardíacos; aplicar os primeiros socorros como, limpeza e proteção dos ferimentos, feito isso, deve ser levado ao veterinário.


Outros cuidados devem ser tomados em relação a alguma situação emergencial como a mordaça que pode ser improvisada com um cadarço de tênis, um pedaço de tecido ou um cordão macio, prender firme o focinho com um nó, cruzando o cordão sob o queixo e dando uma laçada segura na nuca. Não coloque a mordaça se ele apresentar ânsia de vômito


Na imobilização há a limitação máxima dos movimentos do animal na hora do exame, coloque-o sobre uma mesa e segure firmemente. Para o transporte é aconselhado enrolar o animal em algum tecido, em caso de lesão leve mas, se o animal e ferimento forem grande é necessário o improviso de uma maca. No caso respiração artificial, é necessário puxar a língua do animal para fora e remover o material que está obstruindo a passagem de ar.


Já na massagem cardíaca o animal deverá ser deitado com o lado esquerdo para cima, estender o corpo e manter a cabeça e tronco mais baixos que o quadril. Colocar a palma da mão esquerda envolvendo o tórax e fazer compressão com o polegar e os outros dedos da mão e a mão direita deve apoiar as costas do animal. Em caso da não percepção da respiração e batimentos cardíacos, intercale uma respiração artificial para cada seis massagens cardíacas, até o animal voltar a respirar e seu coração voltar a bater normalmente, é a ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Mas se isso não acontecer em alguns minutos, dificilmente ele sobreviverá.


Todos esses cuidados devem ser tomados como precaução. Maiores exames devem ser fitos pelo médico veterinário em clínicas ou hospitais autorizados.



http://www.shopveterinario.com.br/artigos/primeiros socorros em caes/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletMais de mil palhaços no salão

bulletReprocissão

bulletGarganta

bulletPlaneta Sonho

bulletAuto do boi



Dicas Veterinárias:

bulletO bem estar equino

bulletO camundongo não é o filhote da ratazana

bulletPor que o barulho dos rojões incomoda tanto os cachorros??

bulletLevar gatinhos em viagem que dúvida

bulletA água, ph x gh x kh



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Sérgio Villa Santi>

bullet Eng. Agr. Aliomar Gabriel da Silva, MS, PhD Celular: (16) 9 8149-7557 e E-mail: aliomargabrieldasilva@hotmail.com >

bullet Rafael Senos Médico Veterinário UFF Mestrando USP Técnico em Biotecnologia CEFETEQ RJ>

bullet Keila Regina de Godoy>

bullet Camila Mello, adestradora franqueada da C?o Cidad?o>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletK-9 - um policial bom pra cachorro (k-9)

bulletO gato e o violino (the cat and the fiddle)

bulletO gato do rabino (le chat du rabbin)

bulletNas montanhas dos gorilas

bulletBabe, o porquinho atrapalhado



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletUm gato entre os pombos

bulletLivro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

bulletA princesa e o sapo

bulletUrologia e nefrologia do cão e do gato

bullet4 vidas de um cachorro

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos