Home Page > Dicas Veterinárias > Actinobacilose

Actinobacilose


A actinobacilose, também conhecida como “língua de pau” ou “língua de madeira”, é uma doença infecciosa, não contagiosa, crônica e granulomatosa que acomete os tecidos moles de bovinos, resultando no aparecimento de piogranulomas com presença de drusas no seu interior.


Apresenta como agente etiológico o Actnobacillus lingnieresii, que vive no trato digestivo dos bovinos, uma bactéria susceptível às influências ambientais, não sobrevivendo mais de 5 dias na palha ou feno. Esta bactéria penetra e leva à afecção quando existe uma lesão na mucosa oral, que pode ser resultado de traumatismo por alimentos grosseiros. Esta enfermidade afeta bovinos de todas as idades, sendo infrequente em ovinos, suínos e eqüinos.


Normalmente a doença ocorre esporadicamente, sendo observados casos isolados, mas dependendo de fatores epidemiológicos, podem haver surtos da doença.


A doença divide-se em três formas: forma que afeta os linfonodos, forma lingual e forma pulmonar. Estas lesões possibilitam a instalação do agente etiológico no local e alcança os linfonodos regionais e outros órgãos, por via linfática ou hemática. A partir do momento em que as bactérias atingem as camadas mais profundas, há o estabelecimento de uma infecção local e o surgimento de uma reação inflamatória aguda, que progride para a formação de lesões crônicas, do tipo granulomatoso com necrose e supuração, liberando descarga purulenta para o meio exterior.


O quadro clínico típico da doença é a forma lingual, caracterizando-se por glossite (inflamação da língua), levando, consequentemente, a falta de apetite, sialorréia, dificuldade de mastigação e de deglutição do alimento. Podem estar presentes lesões labiais, palato, faringe, fossas nasais e face, os quais, quando difusas, levam a um quadro clínico conhecido popularmente como “cara de hipopótamo”.


As formas de comprometimento dos linfonodos são mais comuns em casos de surtos, onde está presente linfadenopatia, especialmente dos linfonodos da cabeça e cervicais. À palpação, estes se apresentam infartados, duros, indolores e frios, podendo haver edema periférico e subcutâneo. Há casos que podem fistular e liberar pus.


O tratamento é feito com o uso de antibióticos à base de penicilina, sulfas ou estreptomicina, administrada por via muscular, durante 5 a 7 dias, associada com solução de iodeto de potássio a 10% na dose de 1g/12kg de peso vivo, por via intravenosa, dose única.


A profilaxia dessa doença é realizada através do isolamento de animais doentes, impedindo que ocorra contaminação de alimentos devido à secreção de lesões, bem como evitar uma dieta com alimentos grosseiros que podem causar ferimentos na cavidade bucal.



Débora Carvalho Meldau

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletO rei da cavalgada

bulletPreta Pretinha

bulletTchutchuca

bulletTripa de peixe

bulletVaca estrela e boi fubá



Dicas Veterinárias:

bulletInflamação dos nódulos linfáticos (linfadenite) em cães

bulletBaixa contagem de células brancas do sangue em cães

bulletApresentando um novo gato

bulletO modelo animal

bulletOlhos vermelhos (episclerite) em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet UniversoEquino.com.br
Médica Veterinaria Mariana Marcantonio Coneglian>

bullet Dra Cleuma Ferreira, Medica Veterinária, telefone 11 41164783, Rua Jacira, 80 Moema São Paulo/SP, contato@dracleumaferreira.com, www.dracleumaferreira.com, instagram @endocrinopatinha, facebook/endocrinopatinha>

bullet Paola Christina Ferreira Carneiro Médica Veterinária CRMVSP 8145 Dermatologia e Terapeuta Floral MASTERVET Clínica Veterinária Av. Ângelo Sim?es,1135, Jd. Leonor , Campinas , SP Fone: (19) 32345363 ou 33843323 >

bullet Juliane Seixas Juliane Seixas Website.: www.facebook.com/veterinariadrajulianeseixas Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Atua como plantonista na área clínica e cirurgica de animais de companhia CRMV: 11430 / PR Cont>

bullet Sérgio Villa Santi>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletMadagascar iii

bulletCujo

bulletA lenda do homem crocodilo (the legend of gator face)

bulletUm hotel bom pra cachorro (hotel for dogs)

bulletFlipper (1996)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletOs passaros e suas doencas

bulletVida de cão

bulletA arca de noé

bulletLivro de banho galinha pintadinha

bulletAves-simbolos dos estados brasileiros, as

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos