Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Actinobacilose

Compartilhe em suas redes sociais:

Actinobacilose



A actinobacilose, também conhecida como “língua de pau” ou “língua de madeira”, é uma doença infecciosa, não contagiosa, crônica e granulomatosa que acomete os tecidos moles de bovinos, resultando no aparecimento de piogranulomas com presença de drusas no seu interior.


Apresenta como agente etiológico o Actnobacillus lingnieresii, que vive no trato digestivo dos bovinos, uma bactéria susceptível às influências ambientais, não sobrevivendo mais de 5 dias na palha ou feno. Esta bactéria penetra e leva à afecção quando existe uma lesão na mucosa oral, que pode ser resultado de traumatismo por alimentos grosseiros. Esta enfermidade afeta bovinos de todas as idades, sendo infrequente em ovinos, suínos e eqüinos.


Normalmente a doença ocorre esporadicamente, sendo observados casos isolados, mas dependendo de fatores epidemiológicos, podem haver surtos da doença.


A doença divide-se em três formas: forma que afeta os linfonodos, forma lingual e forma pulmonar. Estas lesões possibilitam a instalação do agente etiológico no local e alcança os linfonodos regionais e outros órgãos, por via linfática ou hemática. A partir do momento em que as bactérias atingem as camadas mais profundas, há o estabelecimento de uma infecção local e o surgimento de uma reação inflamatória aguda, que progride para a formação de lesões crônicas, do tipo granulomatoso com necrose e supuração, liberando descarga purulenta para o meio exterior.


O quadro clínico típico da doença é a forma lingual, caracterizando-se por glossite (inflamação da língua), levando, consequentemente, a falta de apetite, sialorréia, dificuldade de mastigação e de deglutição do alimento. Podem estar presentes lesões labiais, palato, faringe, fossas nasais e face, os quais, quando difusas, levam a um quadro clínico conhecido popularmente como “cara de hipopótamo”.


As formas de comprometimento dos linfonodos são mais comuns em casos de surtos, onde está presente linfadenopatia, especialmente dos linfonodos da cabeça e cervicais. À palpação, estes se apresentam infartados, duros, indolores e frios, podendo haver edema periférico e subcutâ;neo. Há casos que podem fistular e liberar pus.


O tratamento é feito com o uso de antibióticos à base de penicilina, sulfas ou estreptomicina, administrada por via muscular, durante 5 a 7 dias, associada com solução de iodeto de potássio a 10% na dose de 1g/12kg de peso vivo, por via intravenosa, dose única.


A profilaxia dessa doença é realizada através do isolamento de animais doentes, impedindo que ocorra contaminação de alimentos devido à secreção de lesões, bem como evitar uma dieta com alimentos grosseiros que podem causar ferimentos na cavidade bucal.



Contatos dos Autores:
Débora Carvalho Meldau



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletPara que servem animais como barata, mosquito e formiga?

bullet18 alimentos saudáveis que vão fortalecer a imunidade do seu cachorro

bulletOrg?os dos equinos

bulletTaquicardia supraventricular em cães

bulletÁgua no cérebro em cães


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet O Clube Pet Memorial está localizado na Avenida Sadae Takagi, 860, em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, acesso pelo km 20 da Rodovia dos Imigrantes, telefones (11) 4343.0000 e (13) 3222.2949, 0800.772.8885 site www.petmemorial.com.br

bullet Carlos Almeida carlos henrique l n almeida
consultor da cobrap - confederação brasileira de criadores de pássaros
www.carduelis.bio.br
carduelis@carduelisbiobr

bullet Camila Mello, adestradora franqueada da Cão Cidadão

bullet drajulianabortoletto@hotmail.com http://www.desviralata.com/plantastoxicas/

bullet Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco Medico Veterinário atuante em odontologia eqüina. Cel. (11) 9814 6666 E mail: ciromedvet@ig.com.br

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletCão

bulletA galinha e o galo carijó galinha pintadinha

bulletJardim da fantasia

bulletFera ferida

bulletNão abra essa caixa com cobras confraria da costa

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletSoltando os cachorros (the shaggy dog)

bulletJurassic park iii

bulletMeu cachorro skip (my dog skip)

bulletCujo

bulletBatman (1966)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletPasso, trote, galope - uma familia e seus cavalos

bulletLivro de banho galinha pintadinha

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletExplicação dos pássaros

bullet97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos