Digite aqui a palavra-chave.






Redes Sociais
pinterest


Instagram

Home Page > Raças & Espécies > Peixes > lula

pinterest



lula

 lula
A lula (ou calamar), ao contrário de outros animais do mesmo filo, não possui uma casca externa dura, mas um corpo externo macio e uma casca interna. Além disso, fazem parte ainda da classe dos cefalópodes ( pés na cabeça ), um grupo que também inclui o polvo, o choco e o náutilo.1 A maioria das lulas não tem mais que 60 cm de comprimento, mas já foram identificadas lulas-colossais com quatorze metros.
Trata-se de moluscos marinhos da classe Cephalopoda, subclasse Coleoidea, ordem Teuthida, que inclui as subordens, Myopsina e Oegopsina (esta última inclui a espécie Architeuthis dux, a lula-gigante). Sua classificação é atribuída à divisão dos pés, que formaram os braços e tentáculos, esses deslocaram-se para a parte anterior do corpo e situando-se em torno da boca, dando origem a designação cefalópodo (do grego kephale, cabeça + pous, pé). Os cefalópodos nadam por propulsão a jato, a força é gerada pela contração do manto, que se fecha na região próxima a cabeça e a água e expelida da sua cavidade através de um pequeno funil derivado de uma parte do pé.
CLASSE CEPHALOPODA Subclass Nautiloidea: náutilo Subclass Coleoidea: lula, polvo, sépia SuperOrdem Octopodiformes SuperOrdem Decapodiformes ?Ordem +Boletzkyida Ordem Spirulida: Spirula spirula Ordem Sepiida: sépia Ordem Sepiolida Ordem Teuthida: lula Família +Plesioteuthididae (incertae sedis) SubOrdem Myopsina Família Australiteuthidae Família Loliginidae: calamari, lula-mansa SubOrdem Oegopsina Família Ancistrocheiridae: Ancistrocheirus lesueurii Família Architeuthidae: lula-gigante Família Bathyteuthidae Família Batoteuthidae: Batoteuthis skolops Família Brachioteuthidae Família Chiroteuthidae Família Chtenopterygidae: Chtenopteryx sicula Família Cranchiidae Família Cycloteuthidae Família Enoploteuthidae Família Gonatidae Família Histioteuthidae: Histioteuthis Família Joubiniteuthidae: Joubiniteuthis portieri Família Lepidoteuthidae: Lepidoteuthis grimaldii Família Lycoteuthidae Família Magnapinnidae Família Mastigoteuthidae Família Neoteuthidae Família Octopoteuthidae Família Ommastrephidae Família Onychoteuthidae Família Pholidoteuthidae Família Promachoteuthidae: Promachoteuthis sulcus Família Psychroteuthidae: Psychroteuthis glacialis Família Pyroteuthidae Família Thysanoteuthidae: Thysanoteuthis rhombus Família Walvisteuthidae Parateuthis tunicata (incertae sedis) Aparência Como todos os cefalópodes, caracterizam-se por possuírem cabeça distinta, simetria bilateral e tentáculos com ventosas. Assim como o choco, a lula tem oito braços, para a captura de alimento, e dois tentáculos, com função na reprodução. As lulas têm cromatóforos na sua pele, ou seja, células que permitem mudança de cor dependendo do ambiente em que se encontram, o que caracteriza sua capacidade mimetizante. Sendo coleoides, têm uma concha interna, chamada de pena, devido ao seu formato similar a penas de aves. As lulas movem-se por intermédio de propulsão, ejetando grandes quantidades de água armazenadas na cavidade do manto, através de um sifão de grande mobilidade e capacidade de direcionamento dos jatos. Por esta razão, além de seus corpos altamente hidrodinâmicos, são fortes rivais dos peixes no que se refere à habilidade de natação e manobrabilidade. Na boca, as lulas apresentam a rádula quitinosa que lhes permite triturar alimentos e que é a característica comum a todos os moluscos, exceto Bivalvia e Aplacophora. As lulas respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários.
Alimentação São animais exclusivamente carnívoros, alimentando-se de peixes e outros vertebrados, que capturam através dos braços. O principal órgão de ingestão é um par de poderosas mandíbulas móveis, em forma de bico, que podem cortar e rasgar a presa. Como ajuda complementar para matar a vítima, existe um par de glândulas salivares que se transformou em glândulas de veneno.
Reprodução Após a cópula, macho e fêmea morrem. Diferentemente da fêmea do polvo, a lula fêmea não precisa cuidar dos ovos, pois estes apresentam substâncias fungicidas (fungos podem matar o embrião ao introduzir as hifas no ovo) e bactericidas.
Visão Tal como a grande maioria dos cefalópodes, as lulas possuem apenas um pigmento visual, o que não lhes permite ver cores. São capazes de distinguir objectos brancos de objectos pretos ou objectos de uma tonalidade de cinzento mais escura ou mais clara, mas não lhes é possível diferenciar objectos coloridos que apresentem a mesma tonalidade na escala de cinzas.2 Embora ainda não tenham sido realizados testes em todas as espécies, o único cefalópode conhecido que possui visão a cores é a lula Watasenia scintillans.3 Veja :


Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Deixe seu comentários :






Profissionais Colunistas


bullet  Marina Milos http://www.geocities.com/RainForest/6327/pag2.htm

bullet  João Kleinerdr joão alfredo kleiner dvm, msc especialista em oftalmologia e clínica cirúrgica geral acvo ophthalmology course wisconsin, madison – 1998 e-mail: docjak@vetweb.com.br

bullet  Jacqueline R. F. Cremoneze profissão: Médica Veteriária CRMVSP21312 Sou médica veterinária formada pela Faculdade de Jaguariúna em junho 2006, e minha dedicação com as aves começou no ano de 2003. Devido a isso, presto apoio a todos os interess

bullet  Prof. Saulo Tadeu Lemos Pinto Filho

bullet  Rui Miguel Adestrador comportamental telefone/whatsapp 31 994332943 BELO HORIZONTE-MG / CONTAGEM-MG

Confira todos os Colunistas

Sugestão de nomes para filhotes:



bullet  Latino bullet  Uranobullet  Bokbullet  Rofibullet  Magnata
Confira todas as sugestões de nomes



Perguntas mais frequentes


bullet  Como ajudar o ConteudoAnimal.com.br ?

bullet  Eu não encontrei material sobre meu pet ?

bullet  As informações no ConteudoAnimal.com.br substituiem consulta veterinária?

bullet  Quem escreve para o ConteudoAnimal.com.br ?

bullet  Vocês vendem animais ?

Ver todas perguntas mais frequentes

Dicas Veterinárias:


bullet  Yersinia pestis em cães

bullet  A equoterapia: breve introdução

bullet  Como devo alimentar meu persa ???

bullet  A idade nos dentes

bullet  Corrimento nasal em cães

Ver todas as Dicas Veterinárias

Letras de Música:


bullet  Mar e Lua

bullet  Último pau de arara

bullet  Sentimental eu fico

bullet  Eduardo e mônica

bullet  Vida de cachorro

Ver todas as Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bullet  O corcel negro

bullet  O gato do rabino (le chat du rabbin)

bullet  Nas montanhas dos gorilas

bullet  Bolt - supercão

bullet  Lassie

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet  O gato de botas

bullet  Gato que gostava de cenoura

bullet  O selo da agonia - livro dos cavalos

bullet  No meu peito não cabem pássaros

bullet  O gato e a revolução

Ver todos os Livros

Declaração Universal dos Direitos dos Animais



Curiosidades do dia a dia :

bullet  comer/compar gato por lebre --> ser enganado

bullet  macaco --> instrumento que auxilia levantamento do carro para reparro homem feio pilar que leva apenas 2 tijolos (velho) pessoa com experiência dispositivo usado para graduar e esticar a tensão de cabos e correntes fixas

bullet  Golfinho --> Estilo de Natação

bullet  Soltar os Cachorros em cima --> Insultar , discuti

bullet  Bichado --> Pessoa atacada por bichos.

Confira todas as curiosidade do cotidiano



Encurtador de URL:

URL:

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos