Digite aqui a palavra-chave.






Redes Sociais
pinterest


Instagram

Home Page > Raças & Espécies > Pássaros > Perdiz

pinterest



Perdiz

 perdiz
A perdiz é uma ave tinamiforme da família Tinamidae. Também conhecida como perdigão (Rio Grande do Sul), napopé e inhambupé (Nordeste).
Características
Ave terrícola, mede entre 35 e 37 cm de comprimento, sendo a maior ave campestre da família Tinamidae. É muito semelhante à codorna-amarela, diferindo dessa por ser muito maior e pelo pio diverso.
Alimentação
Alimenta-se principalmente de cupins, gafanhotos e outros insetos, assim como raízes e tubérculos que consegue cavando a terra com seu bico forte, longo e curvo.
Reprodução
O ninho da perdiz é um buraquinho na terra, formado com palhas secas, feito pelo macho. É o macho também que choca as ninhadas de 3 a 9 ovos de coloração cinzento-escura ao chocolate, e cuida dos filhotes que nascem após cerca de 21 dias.
O período de postura dessas aves vai de setembro a março. Nesta época canta desde o amanhecer, não parando nem mesmo nas horas de sol mais quente. O ninho é feito sob o abrigo de uma touceira de capim. Após a postura a fêmea, piando sempre, sai em busca de outro companheiro para preparar nova ninhada. O macho é o responsável pela incubação dos ovos.
No sistema de acasalamento em Rhynchotus rufescens tem sido relatado um nítido aumento de reprodução pelo hábito da fêmea em acasalar-se com diferentes machos, sucessivamente, e a aceitação por parte do macho em incubar e cuidar da prole. Esta isenção da incubação e do cuidado da prole permite a fêmea reduzir o tempo necessário entre duas posturas sucessivas, devido à recuperação mais rápida de energias gastas durante um período de reprodução (MENEGHETI & MARQUES, 1981). Ao referir-se a Rhynchotus rufescens , LIEBERMAN (1936) considera a poliandria como uma adaptação eloqüente à reprodução rápida num curto período, já que mais de uma fêmea faria postura num mesmo ninho. Assim, mais rapidamente é atingido um número mínimo de ovos normalmente observados nos ninhos. A incubação se iniciaria mais rapidamente e, desta forma, os ninhos ficariam menos expostos a riscos.
Hábitos
Vive nos campos sujos, cerrados, buritizais e caatingas. A Perdiz é mestre em camuflagem. Quando ameaçada pela aproximação de um inimigo, confunde-se com os capins, abaixando-se logo que pressente o perigo. Se o estranho se aproxima mais ainda de seu esconderijo, salta subitamente em voo rápido e barulhento, sumindo lá adiante na vegetação campestre.


origem do nome perdiz Dédalo tinha tanta vaidade com suas realizações, que não tolerava a idéia de um rival. Sua irmã entregou aos seus cuidados um filho, Pérdix, a fim de aprender as artes mecânicas. O jovem era um bom aluno e deu provas de notável habilidade. Caminhando, certa vez, na praia, encontrou uma espinha de peixe. Imitou-a com um pedaço de ferro, que chanfrou na borda, inventando, assim, a serra. Uniu dois pedaços de ferro, prendendo-os na extremidade com um rebite e aguçando as duas outras extremidades, e construiu um compasso. Dédalo teve tanta inveja das invenções do sobrinho que, quando os dois se encontravam juntos, certo dia, no alto de uma torre muito elevada, atirou-o para fora. Minerva, que protege a habilidade, viu-o cair e evitou sua morte, transformando-o numa ave, que recebeu seu nome, a perdiz. Essa ave não constrói seu ninho nas árvores nem voa alto, acomodando-se nas sebes e, lembrando-se da queda, evita os lugares elevados.(Mitologia na História)

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Deixe seu comentários :






Profissionais Colunistas


bullet  Luciana Leite Ribeiro dos Santos Médica veterinária CRMVSP 8298 www.spaces.msn.com/members/vetemcasa lulrs@yahoo.com.br

bullet  marcello alonso criador de cães pelo canil lord manske, cinófilo, juíz de raças, educador e comportamentalista canino

bullet  Nélio Carrara Fº Hannover Hipismo

bullet  Débora Carvalho Meldau

bullet  Eng Agrônomo André Fabbrocini Gonçalves, atua na área de manejo de pastagem, segurança dos animais, nutrição, desenvolvimento de projetos http://www.andrefabbrocini.com.br/ (11) 93829722 e (11) 77435504 e nextel 96*40594

Confira todos os Colunistas

Sugestão de nomes para filhotes:



bullet  Yaman bullet  Twingobullet  Omanbullet  Luzbullet  Daiany
Confira todas as sugestões de nomes



Perguntas mais frequentes


bullet  Quais as formar de anunciar no Conteudo Animal?

bullet  Como ajudar o ConteudoAnimal.com.br ?

bullet  Eu sou vet ou profissional do ramo e quero incluir dicas veterinárias

bullet  Como incluir notícias de seus clientes ?

bullet  Eu não encontrei material sobre meu pet ?

Ver todas perguntas mais frequentes

Dicas Veterinárias:


bullet  A perda de peso e doenças crônicas em cães

bullet  Algas, visitantes indesejáveis

bullet  A intoxicação por veneno de sapo em cães

bullet  Como brincar com seu gato

bullet  Escolhendo sua calopsita

Ver todas as Dicas Veterinárias

Letras de Música:


bullet  O beijo da mulher aranha

bullet  As andorinhas

bullet  Tchutchuca

bullet  Tenente bezerra

bullet  Na teia da aranha

Ver todas as Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bullet  Batman (1966)

bullet  Os pinguins de madagascar: operação patrulha pinguim

bullet  Netto e o domador de cavalos

bullet  Olhos de gato (cat s eye)

bullet  O pássaro das plumas de cristal (l uccello dalle piume di cristallo)

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet  Vira-lata? não! também sou cachorro

bullet  Vida de cão

bullet  Enfermidades dos cavalos

bullet  O gato e a revolução

bullet  Cama de gato

Ver todos os Livros

Declaração Universal dos Direitos dos Animais



Curiosidades do dia a dia :

bullet  Cavalo --> Aparelho de ginástica olímpica masculina (de pau) derrapagem com carro (Remada Cavalinho) Aparelho de musculação (rabo de) Modo de prender o cabelo Ramo ou tronco de onde se faz enxerto (de batalha) Complicação (vapor) - medida de potência (cv ou hp) (de tróia) - armadilha (abrir o) Mandar alguem retirar o que disse Peça de xadrez

bullet  Soltar os Cachorros em cima --> Insultar , discuti

bullet  Pardal --> Apelido dos aparelhos que medem a velocidade de carros em área controlada.

bullet  Matar Cachorro a Grito --> Encontrar-se numa situação desesperada

bullet  gatafunchar --> rabiscar

Confira todas as curiosidade do cotidiano



Encurtador de URL:

URL:

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos