Digite aqui a palavra-chave.






Redes Sociais
Home Page > Raças & Espécies > Coelhos




Coelhos

Temos artigos técnicos escrito por veterinários e criadores

Introdução:

Os coelhos são roedores de porte médio - grande e herbívoros.

Alimentação

Como para todos os seres vivos, é necessário ter uma alimentação reforçada. O básico, mas básico mesmo é a ração peletizada. Essa deve se deixar o tempo inteiro à disposição dos coelhos e quando eles tiverem fome eles irão até o comedouro e se alimentarão.

Você nunca deve dar apenas ração aos coelhos. Forneça alimentos como verduras e legumes. Esses alimentos são os preferidos dos coelhos. Varie bem o cardápio desses alimentos: Verduras: Almeirão, couve, rúcula, acelga, enfim, de todo os tipos possível. Legumes: O mais famoso que os coelhos comem é a cenoura. Dê outros também, como chuchu, pepino, batata, enfim, varie o mais que for possível.

Tanto as verduras quanto os legumes devem ser variados, não importa o tipo. Aí você tem que observar quais os alimentos eles mais comem. Os que forem mais consumidos ou devoradas mais rapidamente são os que eles mais gostam (predileto mesmo). Então dê mais as que gostarem e evite às que eles não comem ou apenas dão uma mordidinha e deixam lá.

Reprodução

Os coelhos se reproduzem facilmente e rapidamente também. Primeiro, escolha o local onde o casal ficará até o fim da gestação. Depois escolha o casal que você deseja reproduzir.

A ESCOLHA DO LOCAL: Aí vai depender de suas condições. Para os coelhos, não importa onde ficar, então você terá que pensar por eles. Escolha um local limpo (e você terá que manter), ventilado e iluminado. Para maior conforto, você pode colocar alguma casinha de cachorro pequena ou fazer alguma caixa de madeira com uma porta. Com certeza eles dormirão ali dentro e a fêmea dará a luz ali também.

Para que o sucesso seja alcançado, é preciso tem uma infra-estrutura boa, alimentação variada (principalmente quando a fêmea estiver na gestação), água limpa e fresca sempre, higiene, abrigo e etc.

Voltando ao assunto sobre o local, você pode optar por gaiolas de coelhos mesmo (pois essas são bem maiores do que as convencionais), algum pedaço de terra (mas tome cuidado se o chão não for cimentado pois eles fazem buracos enormes) que você pode cercar com alguma tela ou parede. Mas vale lembrar que é necessário ter aquela infra-estrutura citada acima (higiene, alimentação, ventilação, iluminação e abrigo.

O (S) CASAL (S): Na escolha do casal, vai muito do gosto ou da necessidade do criador pois existem coelhos de cores diversificadas (branco, cinza, preto). Nunca cruze a fêmea se ela ainda for muito nova, prefira elas mais maduras (no mínimo meses). Já o macho, desde pequenos eles já são ''ativos'' e por isso é bom tomar cuidado para não deixar os filhotes muito tempo perto da mãe ou das irmãs, será gravidez certa.

Após escolhido o macho e a fêmea, eles vão para o local em que viverão até se acasalarem.

Não existe um tempo certo em que a fêmea engravidará. É só quando os dois tiverem a relação sexual e isso só acontecerá quando a fêmea entrar no cio. No máximo em 1 mês a fêmea já entrou no cio e já estará na gestação.

A Fêmea consegue se virar sozinha quando os filhotes nascerem, e por isso, se você quiser separar o macho após ela estar prenha, já pode. Mas eu não indico por que a fêmea ficará muito solitária em quanto os filhotes não nascerem.

O NASCIMENTO E OS FILHOTES: O nascimento ocorre sempre quando não há ninguém por perto (como é comum e todos os animais). Como já disse, a fêmea cuidará certinho dos filhotes ( limpa, alimenta, protege etc).

O Macho também ajuda no nascimento dos filhotes pois ele ajuda a limpar e a protege - los.

Após o parto, a fêmea ficará descansando um tempão com os filhotes bem pertinho e protegidos.

Os filhotes nascem bem pequenos e em pouco tempo eles abrirão os olhos e começarão a se aliementar sozinhos (eles imitarão a mãe e comerão o que ela comer), mas ainda dependem da mãe até completrem 20 dias.

Muito cuidado com os filhotes machos, pois depois de 20 dias eles já estarão maduros sexualmente e podem ocorrer acidentes como a gravidez das fêmeas. Para evitar isso, separe os filhotes quando eles estiverem de 15 a 20 dias.

Instalações

Existem instalações dos mais variados tipos e tamanhos. Existem as gaiolas e os cativeiros maiores.

GAIOLA - As gaiolas, o normal é serem encontradas em lojas de animais ou pode mandar fazer em serralheiros. Nas lojas, a gaiola vem com um espaço muito limitado e já no serralheiro você pode mandar fazer de qualquer tamanho (quanto maior, melhor para os coelhos).

CATIVEIROS - Para você manter os coelhos em cativeiros maiores, você terá um maior trabalho na montagem mas fica bem melhor pode ser feito com o chão concretado (cimentado) ou em algum lugar em que possua um chão bem firme, pois se o chão for macio, os coelhos abrirão buracos enormes.

Para determinar a área, pode se colocar uma cerca feita com tela ou alambrado, e você pode fazer paredes pequenos. É necessário ter um local bem grande descoberto e um protegido (fechado) para eles dormirem ou se abrigarem. Depois disso é só colocar os comedouros e bebedouros, e os coelhos.

fonte: Vida Animal

 

 



Gostou do conteúdo animal acima ? Então Compartilhe em suas Redes Sociais:




Raças & Espécies



CaoEsquimoAmericano

CaoEsquimoAmericano

Noruegues da Floresta

Noruegues da Floresta

Anura

Anura

Highland

Highland

Lagartixa tokay

Lagartixa tokay

Aranha-de-agua

Aranha-de-agua

Pintarroxo

Pintarroxo

Neon

Neon

Tracaja

Tracaja

chines

chines

Sugestão de nomes para filhotes:



  Queen

  Cali

  Wapa

  Power

  Vida


Confira todas as sugestões de nomes



Perguntas mais frequentes


  Eu posso hospedar meu site no portal Conteudo Animal ?

  Eu sou vet ou profissional do ramo e quero incluir dicas veterinárias

  Quem escreve para o ConteudoAnimal.com.br ?

  Como incluir notícias de seus clientes ?

  Quantas pessoas acessam o conteudoanimal.com.br, diariamente, mensalmente, anualmente ?

Ver todas perguntas mais frequentes

Dicas Veterinárias:


  O seu gato precisa arranhar

  A longo prazo inflamação do estômago em cães

  Novos pets em casa: dificuldades na hora da apresentação

  Problemas de coluna nos animais (discopatias)

  Por que o barulho dos rojões incomoda tanto os cachorros??

Ver todas as Dicas Veterinárias

Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores


  Priscila Thomazelli Atleta, Amazonas, Instrutora e Treinadora de Equitação Engenharia Civil, de Segurrança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade (11) 9 9944-2168 www.dressagearteequestre.com

  Vanessa Castro Pesquisador Científico Laboratório de Doenças Bacterianas da Reprodução castro@biologico.sp.gov.br

  Fred Paschoal esteticista animal e handler com mais de 15 anos de experiência. www.brtosas.com.br fred@brtosas.com.br

  Hemovet Laboratório e Centro de hemoterapia veterinária M.V. Simone Gonçalves CRMV SP 10141 Rua José Macedo, 98. Pq São Lucas F. 29188050

  Av. Brasil 1772, Jd. Chapadão Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 (19) 9822 3758 contato@edosbichos.com.br

Confira todos os Colunistas

Curiosidades do dia a dia :



  Gata --> Mulher Mastro de Ré de navios de 3 mastros

  Matar Cachorro a Grito --> Encontrar-se numa situação desesperada

  Não ser nem peixe nem carne --> Não ter opinião

  Cavalo(a) --> Pessoa grosseira , sem educação

  gatafunchar --> rabiscar

Confira todas as curiosidade do cotidiano

Cidades Animais


  Piracanjuba/GO - pirá’acã‘yuba pirá: peixe + acanga: cabeça + yuba: amarelo = peixe de cabeça amarela. O dourado.

  Aiuruoca/MG - De ajuru (os papagaios) + oca (casa, morada). "Morada dos papagaios, refúgio das araras". (Costa 1997) Próximo à cidade se encontra a serra dos Papagaios, nome que também confirma a presença dessas aves na região. Nessa região foi criada a Estação Ecológica do Papagaio, que é contígua ao Parque Nacional do Itatiaia, no estado do RJ. O papagaio em questão é o papagaio-de-peito-roxo, Amazona vinacea, outrora bem comum na região. (Marcelo Ferreira de Vasconcelos, inf. pessoal).

  Araras/SP - Há na região um ribeirão homônimo, também chamado de Arary ("rio das araras"). Teve nomes anteriores também referindo-se a arara: Sítio das Araras, Capela Nova das Araras, Nova Senhora do Patrocínio das Araras. "A insistência do nome Araras, que se deve à existência de muitas dessas belas aves na região..." (Squeff & Fonseca 2003). Não é possível determinar a que espécie em particular de arara o nome se refere. Pode referir-se a alguma das araras maiores encontradas no estado de São Paulo, como a arara-de-barriga-amarela, Ara ararauna, a arara-vermelha-grande, Ara chloropterus, ou outras menores, como a maracanã-do-buriti, Primolius maracana e a maracanã-nobre, Diopsittaca nobilis.

  Gavião/BA - Nome dados a diversas aves de rapina da ordem Falconiformes. Uma hipótese é de que o nome veio de uma fazenda homônima: "Pouco se sabe sobre a origem de Gavião. Não existem dados probatórios ou algum tipo de registro dos fatos contados até porque não se sabe onde ficava a fazenda Gavião". Um rico viajante teria passado pelo local em 1812 e, tendo gostado do lugar compra uma propriedade próxima de uma quixabeira onde à tarde muitos gaviões vinham dormir. Tendo observado esse fato nomeou sua fazenda de fazenda Gavião. (Gavião Bahia)

  Riacho de Cavalos/PB - Riacho de Cavalos

Confira outras cidades animais

Letras de Música com temas Animais:


  A pulga e o percevejo

  O portão

  Narração de quadrilha junina

  Um filho e um cachorro zeca baleiro

  Tigresa

Ver todas as Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


  Quigley - um cachorro pra lá de humano (quigley)

  Correndo pra cachorro (man about dog)

  Eu sou a lenda

  Irei como um cavalo louco (j irai comme un cheval fou)

  O pássaro azul the blue bird

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

  Os segredos dos gatos – tudo para entender e ensinar o seu companheiro

  Marley e eu

  Urologia e nefrologia do cão e do gato

  Um gato indiscreto e outros contos

  Vida de cão

Ver todos os Livros

Mascotes Animais


  Leão Imperial,futebol,Esporte Clube Vitória

  Leão,futebol,Leão (União Barbarense)

  Misha,Olimpiada,Moscou 1980

  Olly, Syd e Millie,Olimpiada,Sydney 2000

  Schuss,Olimpiada,Grenoble 1968

Confira todos os Mascotes

Horóscopo Chines


  Serpente

  Galo

  Coelho

  Porco

  Boi

Confira outros signos chineses

Confira : Declaração Universal dos Direitos dos Animais





Deixe seu comentários :


Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos