Digite aqui a palavra-chave.






Redes Sociais
Home Page > Notícias > Ue aprova rastreamento para cavalos




Ue aprova rastreamento para cavalos


Piaget Online Moreira, de Genebra
A União Europeia (UE) aprovou o plano de rastreabilidade e controle de medicamentos para as exportações de carne de cavalo apresentado pelo Brasil. O país é o primeiro a ter um plano aprovado pelo bloco, que passou a fazer tais exigências em maio de 2009.
Com o sinal verde europeu ao plano, a missão brasileira em Bruxelas afastou o risco de interrupção no fluxo de vendas de carne de cavalo brasileira para o mercado comunitário. O Brasil é o terceiro maior fornecedor da UE, depois do Canadá e da Argentina.
Em maio passado, Bruxelas estabeleceu requisitos adicionais para a importação da carne de cavalo, como os que já existem para a carne bovina. O bloco passou a exigir rastreabilidade e maior controle dos medicamentos dados aos equinos nos seis meses antes do abate.
O Brasil montou um plano, para se adequar às exigências, que acaba de receber a aprovação do Escritório Europeu de Alimentos, numa sinalização de que está reagindo mais rapidamente do ponto de vista sanitário para evitar novas barreiras a suas exportações.
A partir de 1º de julho, os sete frigoríficos habilitados pelo Ministério da Agricultura precisarão se adequar às novas normas, que incluem a necessidade de o animal permanecer seis meses na última propriedade antes do abate, além de o proprietário precisar elaborar uma lista com os medicamentos veterinários utilizados no período.
A aprovação do plano, no entanto, pode enfrentar resistência. Em recente entrevista ao Valor, o professor Roberto Arruda de Souza Lima, do Departamento de Economia da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP) disse que rastrear as exportações de cavalos no Brasil é algo muito difícil, pelo fato de não existir uma criação comercial no país. Segundo ele, a carne vendida é proveniente de animais descartados do uso diário das fazendas.
A aprovação europeia representa um importante avanço para o Brasil, já que a UE é o principal destino do produto nacional. As exportações recuaram 10% em 2009, em parte pelas restrições impostas pelo bloco. Em 2008, o Brasil exportou 8.500 toneladas de carne de cavalo para a UE, o Canadá, 13.700 toneladas e a Argentina, 13.200 toneladas. (Colaborou Alexandre Inacio, de São Paulo)

Fonte da Notícia: http://www.tosabendo.com/conteudo/noticia-ver.asp?id=24267



Gostou do conteúdo animal acima ? Então Compartilhe em suas Redes Sociais:




Raças & Espécies



Cão d’água português

Cão d’água português

Bombaim

Bombaim

Salamandra Tigre

Salamandra Tigre

Welsh Mountain Poney

Welsh Mountain Poney

Fat tailed Gecko

Fat tailed Gecko

Mygalomorphae

Mygalomorphae

Urubu-rei

Urubu-rei

Arco íris agulha

Arco íris agulha

Tartaruga-das-galapagos

Tartaruga-das-galapagos

Anão Russo

Anão Russo

Sugestão de nomes para filhotes:



  Zulu

  Trovão

  Brenda

  Flat

  Yaman


Confira todas as sugestões de nomes



Perguntas mais frequentes


  Vocês vendem animais ?

  Quais as formar de anunciar no Conteudo Animal?

  As informações no ConteudoAnimal.com.br substituiem consulta veterinária?

  Quem escreve para o ConteudoAnimal.com.br ?

  Como anunciar no ConteudoAnimal.com.br ?

Ver todas perguntas mais frequentes

Dicas Veterinárias:


  Nervo óptico inchaço em cães

  Espirro reverso em cães – o que é isso?

  Ceratite ulcerativa

  Doma verdadeira

  Saúde dos hamsters

Ver todas as Dicas Veterinárias

Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores


  Diskvet Telefone: (19) 32581887 / 33081887 / 33081886 Celular: (19) 93183040 (emergência) Email: diskvet@gmail.com Av. Antonio Carlos Couto de Barros, nº 1156 Sousas Campinas / SP

  João Kleiner

  Susana Reinhardt Cintra Superintendente do Serviço de Registro Genealógico da Raça Bretão, Zootecnista. ABCCBretão (19) 38077974/ 97154545 (Susana). Email: cavalobretao@uol.com.br. André Galvão Cintra Presidente da ABBCBretão e Criador

  Sérgio Villa Santi

  Rubia Burnier

Confira todos os Colunistas

Curiosidades do dia a dia :



  Gata --> Mulher Mastro de Ré de navios de 3 mastros

  Gatuno --> Ladrão

  bicho carpinteiro --> Pessoa que não consegue ficar quieto

  vender o peixe --> tratar de assuntos de sua especialidade e interesse

  Golfinho --> Estilo de Natação

Confira todas as curiosidade do cotidiano

Cidades Animais


  São João dos Patos/MA - O nome provém do nome de lagoa que existia ali, com esse mesmo nome. (IBGE - Cidades @)

  Acauã/PI - O nome teria sido escolhido pelo fato de que, próximo à estação de trem ali construída, de 1932 a 1940, havia árvores conhecidas como baraúnas e nestas um casal de acauãs fazia seu ninho.

  Anhembi/SP - Do tupi inhambu'y ou anhambi'y, "rio dos inhambús", ou "rio dos anhambis", neste último caso referindo-se a uma espécie de veado. Essa segunda interpretação recebe menos apoio por parte dos estudiosos. (Squeff & Ferreira 2003) Inhambu é nome dado hoje a algumas aves da família dos tinamídeos, gênero Crypturellus. Três espécies são citadas para o município: inhambu-guaçu, inhambu-chororó e inhambu-chintã (Magalhães 1999). A primeira e última são aves florestais e a segunda habita campos. É, portanto, improvável que essas tenham sido as espécies envolvidas com a denominação da localidade, pois são em geral inconspícuas e não haveria certamente concentração delas próximo do rio para justificar o nome. Entretanto, Sampaio (1987) ao tratar desse topônimo, que também foi usado para designar o rio hoje chamado Tietê, na região da atual capital paulista, relaciona esse nome com a palavra inhamby, às vezes pronunciada inhambu, que designaria a perdiz, Rhynchotus rufescens, também um tinamídeo dos campos, e que seria muito abundante nos campos de Piratininga. Note-se que um bairro de São Paulo tem o nome de Perdizes. De fato, o município de Anhembi se situa em região onde originalmente existiam áreas de cerrado, ambiente típico dessa espécie.

  Guaratinga/BA - Do tupi: guará (garça) + tinga (branca). Garça branca. (Sampaio 1987, Ferreira 1957-1963) Segundo Sampaio (1987) pode ser corrupção de guirá-tinga, o pássaro branco. Entretanto, não há nenhum pássaro branco na região, que pudesse chamar a atenção ao ponto de motivar a denominação da localidade. Provavelmente refere-se à garça-branca-grande, Ardea alba.

  Papagaios/MG - Há uma versão que diz que havia na localidade uma pousada cuja proprietária tinha um papagaio domesticado e que os viajantes ao se referirem ao lugar diziam ter se hospedado na "casa do papagaio". (Ferreira 1957-1963) Essa versão é contestada, alegando-se que "ao ser verdadeira a lenda, haveria de estar o nome do povoado no singular; o plural no topônimo só se explicaria pela abundância dessas aves, não se explicaria que a existência de uma delas numa única moradia se constituísse em fato capaz de caracterizar um topônimo. De uma ou de outra forma, a origem do topônimo prende-se à existência de aves dessa denominação." (Biblioteca IBGE) Pelo menos três espécies de papagaios (gênero Amazona) têm distribuição na região, mas um dos mais comuns e também apreciado como ave de cativeiro é o papagaio-verdadeiro, Amazona aestiva, que deve ser a espécie implicada neste caso.

Confira outras cidades animais

Letras de Música com temas Animais:


  O Beijo E A Reza

  Aranha e o tucano

  A pulga

  O menino e o cachorro abel e caim

  Peixe vivo

Ver todas as Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


  Procurando nemo

  Pássaros livres (plumíferos - aventuras voladoras)

  Mamãe virei um peixe (hjælp, jeg er en fisk)

  Quigley - um cachorro pra lá de humano (quigley)

  The dark knight (2008)

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

  Cães de guerra

  Os passaros e suas doencas

  Passo, trote, galope - uma familia e seus cavalos

  97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

  Passaros sao eternos, os

Ver todos os Livros

Mascotes Animais


  Urubu,futebol,Clube de Regatas Flamengo

  Águia,futebol,São José

  Lobo,futebol,Pelotas

  Baleia,futebol,Santos Futebol Clube

  Galo,futebol,Atlético Mineiro

Confira todos os Mascotes

Horóscopo Chines


  Boi

  Cachorro

  Coelho

  Cavalo

  Galo

Confira outros signos chineses

Confira : Declaração Universal dos Direitos dos Animais





Deixe seu comentários :


Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos