Digite aqui a palavra-chave.




Home Page > Notícias > Roraima tem 29 casos suspeitos de sarampo

pinterest



Roraima tem 29 casos suspeitos de sarampo


Por Agência Brasil   


Dentre


Divulgação


Dentre os casos suspeitos, 15 são do sexo masculino e 14 do sexo feminino


A Secretaria de Saúde de Roraima já notificou 29 casos suspeitos de sarampo, sendo 25 em Boa Vista e quatro no município de Pacaraima. Até o momento, seis casos foram confirmados – cinco com o mesmo genótipo identificado na Venezuela no ano passado.


Dentre os casos suspeitos, 15 são do sexo masculino e 14 do sexo feminino, com faixa etária de 4 meses a 39 anos; 19 casos são procedentes da Venezuela e 10 são brasileiros.


Segundo órgão, todos os pacientes apresentaram febre e exantema (manchas avermelhadas), acompanhados de tosse, coriza e/ou conjuntivite. A coleta de material biológico foi realizada para todos os casos e o material encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima.


Ainda de acordo com a secretaria, nove pacientes foram hospitalizados – a maioria devido a condições sociais (moradores de abrigo e rua) e dois deles por conta do agravamento do quadro clínico.


Uma criança de 3 anos, procedente da cidade de Tucupita, no estado de Delta Amacuro, Venezuela, morreu sob suspeita de ter contraído a doença. A mãe relatou que, ainda na Venezuela, a criança teve os primeiros sintomas por volta do dia 17 de fevereiro.


A família veio para o Brasil em busca de assistência médica, chegando a um abrigo indígena em Pacaraima em 24 de fevereiro. A criança foi atendida na Unidade de Saúde da Família do município, transferida para o Hospital Délio Oliveira Tupinambá e posteriormente, para o Hospital da Criança Santo Antônio, já em Boa Vista, onde foi admitida na madrugada de 1º de março.


Dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, os últimos registros da doença ocorreram entre 2013 e 2015, quando foram confirmados 1.310 casos em todo país. Nesse período, Roraima confirmou um caso, importado do Ceará. Em setembro de 2016, a circulação do vírus do sarampo nas Américas havia sido declarada eliminada.


Vacinação


A secretaria informou que foram aplicadas mais de duas mil doses da vacina contra o sarampo como ação de bloqueio em abrigos instalados nos ginásios dos bairros Tancredo Neves e Pintolândia, além de praças como Capitão Clóvis e Simon Bolívar, em Boa Vista.


“Atendendo a um pleito feito pelo governo do estado desde 2016, foi montado um posto de vacinação em Pacaraima, fronteira com a Venezuela. Foram feitas a intensificação vacinal no abrigo indígena de Pacaraima, e a busca de contatos de casos suspeitos nas unidades de saúde onde os casos suspeitos permaneceram.”


Ainda segundo o órgão, o Ministério da Saúde encaminhou a Roraima 100 mil doses extras contra o sarampo. Uma campanha de intensificação vacinal será realizada em todos os 15 municípios do estado, na população de 6 meses a 49 anos.


“Representantes do Ministério da Saúde, da Sesau [Secretaria de Saúde] e dos municípios estão finalizando o plano estratégico para a execução desta campanha”, concluiu o órgão.



Fonte da Notícia: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2018/03/mundo/531442-roraima-tem-29-casos-suspeitos-de-sarampo.html




Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Letras de Música com temas Animais:

bullet  Tô bem

bullet  Rock das aranha

bullet  Pedaço de chão

bullet  Último pau de arara

bullet  Pássaro Proibido

Ver todas as Músicas

Dicas Veterinárias:

bullet  A longo prazo inflamação do estômago em cães

bullet  Anormalidades uterinas em cães

bullet  Cães e gatos: adotar ou comprar, doar ou vender?

bullet  Levar gatinhos em viagem que dúvida

bullet  Hidratação garante saúde para cavalos na zona rural

Ver todas as Dicas Veterinárias

Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet  Jacqueline R. F. Cremoneze

bullet  Carlos Cava
Cava criadouro de aves rua guerino lubiani, 201 ? vila verde
piracicaba - sp - cep 13420-850 f : (19) 3424-2084 / 3424-3206 / 9782-1065 e-mail : aves@cava.com.br
http://www.cava.com.br

bullet  Kadu Camargo Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelo G.E.R.E. (Grupo de Estudos em Reprodução Equina PUCPR); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Medicina Animal: Equinos, na área da Reprodução Equina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). E mail: kaducamargo@gmail.com Leia mais sobre esse assunto em https://www.revistahorse.com.br/imprensa/cuidados durante a gestacao de eguas os primeiros 60 dias sao os mais criticos/20170410 175102 j086

bullet  dr ricardo gabeira
crmv-sp 11103
clínica veterinária dr vicente moreno (24 horas)
av independ?ncia, 1062, valinhos/sp,
fone: (19) 3849-1274

bullet  Carlos Artur Lopes Leite é médicoveterinário graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Micologia Médica pela Carl von Ossietzky Universität (Alemanha). É também mestre em Medicina e Cirurgia Veterinárias pela UF

Confira todos os Colunistas



Cinema, Filmes e Seriados:

bullet  Confusão pra cachorro (dog gone)

bullet  Olhos de gato (cat s eye)

bullet  No olho do gato (dans l oeil du chat)

bullet  The batman (1943)

bullet  O mar não está prá peixe o mar não está prá peixe

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet  A arca de noé

bullet  Marley e eu

bullet  Eu não sou cachorro, não

bullet  Pequenos passaros

bullet  Cama de gato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos