Digite aqui a palavra-chave.






Redes Sociais
Home Page > Notícias > Quitandas diversificam produtos para ganhar mercado




Quitandas diversificam produtos para ganhar mercado


As tradicionais quitandas agregam serviços para atender ao consumidor. Com mais opçóes, driblam a concorrência com os supermercados e feiras livres.

Uma quitanda que quase virou um supermercado. Lá tem de tudo: frutas, verduras, carne, produtos para mercearia e até pet shop. O dono é o japonês Sussumu Onishi: um empresário que aprendeu a tirar o máximo de um negócio.

ldquo;A gente começou a incrementar a quitanda com produtos para fazer uma feira só. Assim, o cliente chega aqui e não precisa sair para o supermercado rdquo;, explica Onishi.

A quitanda existe desde 2002. Fica em um galpão alugado, de 800 metros quadrados. O empresário subloca parte do espaço para pequenas lojas, que vendem frios e laticínios. Com isso, ele recupera 30 % do valor do aluguel.

Hoje, para montar um negócio como este, o empresário calcula um investimento de pelo menos R$ 100 mil. A quitanda é responsável pela maior parte do faturamento: 60%. Lá, frutas, verduras e legumes chegam todos os dias.

O desafio de vender hortifruti é lidar com as perdas que no verão chegam a 20%, mas lá, parte dos produtos maduros tem destino certo. Eles são lavados, cortados e embalados e o que seria perda se transforma na seção mais lucrativa do negócio. Bandejas de saladas de frutas ganham vida útil na geladeira e são vendidas pelo triplo do preço do produto inteiro.

As bandejas coloridas e bem montadas atraem o consumidor que busca praticidade.


ldquo;Eu levo para o trabalho, almoço e em seguida já como a fruta. Sem ter o trabalho de lavar, cortar. Então realmente é muito mais prático rdquo;, diz a cliente Débora Domingos.

Já a mercearia tem mais de 500 itens. São artigos com prazo de validade longo e o estoque é bom. Desde produtos de limpeza a enlatados, doces, orgânicos e até panelas.
Com tanta variedade, o empresário enfrenta a concorrência de supermercados e até feiras livres. Na frente da quitanda, também tem o tradicional pastel.

ldquo;Já faço a compra e aproveito para comer um pastel da Dona Maria rdquo;, avisa o cliente Rogério Féliz.

Lanchonete integrada


Um outro negócio é mais um exemplo de bom aproveitamento do potencial de mercado. No início, os empresários Marco Aurélio e Noemi Novais tinham só uma banquinha de frutas. Mas logo descobriram que o negócio podia ser maior. Em 2004, eles montaram uma lanchonete integrada.

ldquo;A lanchonete dobrou o faturamento. O cliente que vinha buscar o serviço de frutas passou a consumir lanches e sucos. Foi muito bom rdquo;, elogia Noemi.

O investimento para montar uma lanchonete - quitanda é de R$ 25 mil. O dinheiro inclui mobiliário, balcão e equipamentos de cozinha.

A lanchonete tem 50 metros quadrados, capacidade para 30 lugares e funciona até as 22h. As vendas são tímidas no frio, e triplicam no verão, com a criatividade dos empresários.

ldquo;No verão, nós colocamos o coco. Servimos o coco verde mesmo. Em média, vendemos 200 cocos por dia e também os sucos naturais que saem bastante rdquo;, conta a empresária.

Com as mesmas frutas saem mais de 50 tipos de sucos da lanchonete, sem contar as saladas de frutas ou porçóes. E a lucratividade aumenta. Um abacaxi inteiro, por exemplo, que custa R$ 5, se transforma em quatro pedaços vendidos a R$ 2 cada.

Aumento de 60 % no valor de venda.

O negócio atende 400 clientes por mês. O sucesso deve-se às facilidades criadas para o consumidor, e até entregues na casa do cliente.

ldquo;Compro tudo já picadinho, nos saquinhos. O abacaxi já me traz descascado rdquo;, avisa a cliente Dilce Ferreira.

Hoje a lanchonete-quitanda é uma lição de negócio para outros pequenos empresários. Um exemplo de quem começou sem dinheiro, mas soube enxergar e aproveitar as oportunidades.

ldquo;O tempo passa e mais se fala em saúde e alimentação saudável. E tudo isso leva a crer que quanto mais produtos saudáveis houver, mais serão vendidos rdquo;, garante Marco Aurélio.



Fonte da Notícia: http://tv.pegn.globo.com/Jornalismo/PEGN/0,,MUL1621645-17958,00-QUITANDAS+DIVERSIFICAM+PRODUTOS+PARA+GANHAR+MERCADO.html



Nomes para filhotes de animais de estimação

Gostou ? Então Compartilhe em suas Redes Sociais:





Raças & Espécies



Springer spaniel ingles

Springer spaniel ingles

California Spangled

California Spangled

Sapo Tomate

Sapo Tomate

Sorraias

Sorraias

Broad Banded Water Snake

Broad Banded Water Snake

Viuva Negra

Viuva Negra

Arara-azul-grande

Arara-azul-grande

Olho de fogo

Olho de fogo

Tracaja

Tracaja

Anão Russo

Anão Russo



Dicas Veterinárias:


  Adestramento de gatos

  Tratando as doenças oculares dos cães

  Férias e abandono

  Como escolher um veterinario

  Como comprar o filhote ideal

Ver todas as Dicas Veterin?rias

Letras de Música com temas Animais:


  Auto do boi

  Ursinho Pimpão

  Boi de lágrimas

  Cavalos Selvagens

  Bichos Grandes E Pequenos

Ver todas as Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


  Moby dick

  Benji - um amigo especial

  Tubarao i

  Batman (1966)

  Os pássaros (the birds)

Ver todos os filmes e seriados

Livros

  Memorias de um gato

  Gato viriato

  Marley e eu

  Explicação dos pássaros

  Passaro-camaleao, o

Ver todos os Livros

Colunistas


  Ciro Pinheiro Mathias Franco Medico Veterinário atuante em odontologia eqüina. Cel. (11) 98146666 Email: ciromedvet@ig.com.br

  Nélio Carrara Fº Hannover Hipismo

  Samantha Brasil

  Carla Diele CRMVRJ 6165

  Dalton A. Ishikawa Médico Veterinário CRMVSP 9235 www.pediatriacanina.com.br dr_dalton@pediatriacanina.com.br

Confira todos os Colunistas

Mascotes


  Golfinho ,futebol americano,Miami Dolphins

  Pinguim,futebol,Caxias Futebol Clube

  Powder, Copper e Coal,Olimpiada,Salt Lake City 2002

  Touro,futebol,São Gonçalo

  Tucano ,futebol,Alto Vale

Confira todos os Mascotes

Declaração Universal dos Direitos dos Animais



Deixe seu comentários :


Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos