Digite aqui a palavra-chave.




Home Page > Notícias > Que pantera negra tem a ver com o brasil? mais do que voc imagina

pinterest



Que pantera negra tem a ver com o brasil? mais do que voc imagina


Marvel


Chadwick Boseman (esq.) e Michael B. Jordan em cena de "Pantera Negra"Imagem: Marvel Studios 2018


238


 


Natalia Engler


Do UOL, em Los Angeles*


31/01/2018 04h00


Antes que você comece a imaginar coisas, melhor já esclarecermos: não, “Pantera Negra” não se passa no Brasil, não tem nenhum personagem brasileiro nem estrela que fala português ou coisa parecida. Mas o filme de super-herói da Marvel tem sim uma relação com o país, e ela tem a ver principalmente com cinema e artes marciais.


Na verdade, a relação começou lá em 2016, quando as Cataratas do Iguaçu foram usadas para representar Wakanda, o fictício país africano do Pantera Negra, em uma cena pós-crédito de "Capitão América: Guerra Civil", quando Bucky Barnes (Sebastian Stan) é levado para lá para ser curado da lavagem cerebral que o transformou no Soldado Invernal. Não há confirmação oficial, mas aparentemente a atração turística brasileira volta a dar as caras no longa, novamente como cenário para Wakanda. Mas tem mais.


Capoeira


A estrela do filme, Chadwick Boseman, bebeu em uma fonte brasileira para criar o estilo de luta de T’Challa, mesmo que indiretamente.


“Focamos no máximo de estilos de luta que pudemos, porque eu senti que o Pantera precisava ter um grau de versatilidade. Ele precisava poder lutar de perto e de longe, de pé e sentado, voando e se agarrando. E precisava ter uma influência africana. Então, focamos em dambe (boxe tradicional da Nigéria), luta de bastões zulu, luta livre senegalesa, capoeira de Angola e regional [baiana]”, explicou Boseman sobre seu treinamento de artes marciais, durante conversa com jornalistas.


 


Reprodu


Cena de "Pantera Negra"Imagem: Reprodução


 


E por que o Pantera precisava saber golpes de capoeira? “Ele é um estrategista”, contou o ator ao UOL. “Ele faz certas coisas porque tem a habilidade física para isso, mas também porque pensa na estratégia, então ele precisa poder lutar de maneiras diferentes, a distâncias diferentes, níveis diferentes. Falando especificamente sobre capoeira, ela tem um elemento trapaceiro, de artimanhas, e de ritual, que eu acho que faz parte do estilo de luta dele”.


Você vai ter que esperar até o dia 15 de fevereiro para conferir, e, se estiver bem atento, vai conseguir identificar alguns golpes de capoeira no meio das cenas de ação.


Veja também:



Fã de cinema brasileiro


Mas a relação do Pantera Negra com o Brasil não acaba por aí. Como o diretor Ryan Coogler já havia revelado durante sua participação na Comic Con Experience em dezembro, ele é fã de “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, uma das produções nacionais mais conhecidas mundo a fora. Durante conversa com a imprensa internacional, Coogler explicou melhor sua relação com o filme.


“Muitos dos meus filmes preferidos são feitos a partir de uma perspectiva da qual o cineasta faz parte. Acho que muito do bom cinema internacional, filmes como 'Cidade de Deus', que eu amo, trazem uma perspectiva muito interna a um lugar, surgem a partir do amor por um lugar ou grupo de pessoas, em vez de ser alguém de fora olhando para aquilo. Fiquei animado de eles [Marvel] estarem procurando cineastas afrodescendentes para o filme ['Pantera Negra']. Acho que era a melhor coisa a se fazer”, contou o diretor, ao comentar sua reação ao convite da Marvel.


 


Divulga


"Cidade de Deus" (2002) é um dos filmes preferidos do diretor Ryan CooglerImagem: Divulgação


 


Para ele, que é de Oakland, próximo a São Francisco, na Califórnia, e nunca havia saído do país até o segundo ano da faculdade de cinema (quando seu primeiro filme "Fruitvale Station: A Última Parada" foi selecionado para o Festival de Cannes, na França), filmes como “Cidade de Deus” eram sua maneira de viajar.


“Através dos filmes, eu sentia que estava viajando para o Brasil, para o Reino Unido, para a França”, diz. “A coisa mais incrível de ‘Cidade de Deus’ é que parecia o meu bairro. Eu ouvi histórias como aquelas, conheci pessoas parecidas com o Zé Pequeno. Aquilo me fez pensar: 'Uau, o Brasil é igual a aqui'. Isso é incrível, as pessoas falam outra língua, mas parecia Oakland. Se eu posso assistir a um filme que é 100% em português e acompanhá-lo, vibrar com ele, sentir que estou lá e me reconhecer naqueles personagens, isso te dá um clique e você percebe que existe uma ligação universal”.


Ao entender que essa identificação é possível mesmo com filmes que foram feitos muito longe, Coogler aprendeu uma lição que está levando para "Pantera Negra": “[Essa identificação] é o que nós fazemos todos os dias quando assistimos a filmes sobre brancos, quando assistimos a 'Game of Thrones', O Senhor dos Anéis', 'Homem-Aranha', todos os 'Batman'... E não tem como argumentar que não funciona na direção contrária também. Acho que pode funcionar [para o público branco de ‘Pantera Negra’] do mesmo jeito que funcionou para mim quando estava vendo todos aqueles filmes”, acredita.


"Pantera Negra" se passa logo depois dos eventos de “Capitão América: Guerra Civil”, após a morte do rei de Wakanda, um país africano que esconde do mundo o fato de ser altamente desenvolvido. Ao voltar para sua terra, o herdeiro do trono tem que se mostrar um líder à altura de seu pai, ao mesmo tempo em que precisa enfrentar o traficante de armas Ulysses Klaue (Andy Serkis), que ameaça expor os segredos da nação africana para o mundo, auxiliado pelo misterioso Erik Killmonger (Michael B. Jordan).


O elenco conta ainda com Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Angela Basset, Forrest Whitaker, Daniel Kaluuya, Martin Freeman e Letitia Wright.


 


 


 


Veja o trailer de "Pantera Negra"


* A jornalista viajou a convite da Walt Disney Pictures



Fonte da Notícia: https://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2018/01/31/o-que-pantera-negra-tem-a-ver-com-o-brasil-mais-do-que-voce-imagina.htm




Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Letras de Música com temas Animais:

bullet  Paisagem da Janela

bullet  Eu te devoro

bullet  Gatinha assanhada

bullet  Vagalume pato fu

bullet  Ponbinha branca

Ver todas as Músicas

Dicas Veterinárias:

bullet  Vermes e vermífugos

bullet  Publicidade na medicina veterinária

bullet  Curiosidade problemas e doenças no casco de cavalos

bullet  Praga em cães

bullet  Remoinhos na testa dos cavalos e seus possíveis significados!!

Ver todas as Dicas Veterinárias

Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet  Mariana LageMarques Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Sócia Fundadora ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária), 2002. Faço atendimento odontológico móvel.

bullet  Dalton A. Ishikawa Médico Veterinário CRMVSP 9235 www.pediatriacanina.com.br dr_dalton@pediatriacanina.com.br

bullet  Jo?o Kleinerdr jo?o alfredo kleiner dvm, msc especialista em oftalmologia e clínica cirúrgica geral acvo ophthalmology course wisconsin, madison ? 1998 e-mail: docjak@vetweb.com.br

bullet  https://petshopcontrol.com.br/blog/adestrador/

bullet  https://dicaspeludas.blogspot.com.br/2012/09/corrimento nasal nos caes.html

Confira todos os Colunistas



Cinema, Filmes e Seriados:

bullet  Cujo

bullet  A lenda do homem crocodilo (the legend of gator face)

bullet  Feito cães e gatos (the truth about cats and dogs)

bullet  Batman e robin (1949)

bullet  O favor, o relógio e o peixe muito grande (the favour, the watch and the very big fish)

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet  Livro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

bullet  O homem que amava os cachorros

bullet  Pequenos passaros

bullet  Urologia e nefrologia do cão e do gato

bullet  A princesa e o sapo

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos