Digite aqui a palavra-chave.




Home Page > Notícias > Parece bvio, mas c es e gatos precisam comer ra es diferentes

pinterest



Parece bvio, mas c es e gatos precisam comer ra es diferentes


A comida tem de atender às necessidades de cada espécie


src=


Ela chegou ao consultório angustiada, precisava de uma resposta: por que cães e gatos têm rações diferentes? Aos dez anos, é responsável por um gato de 18 anos, a quem trata como um irmão mais velho. É a mais jovem e uma das mais interessadas clientes que atendo.


Talvez a pergunta da garota soe boba para alguns, mas, acreditem: para muita gente, basta que o produto tenha uma criatura peluda na embalagem para que isso signifique que ele serve para cães, gatos e afins. Nãooooooo!


Debaixo dos pelos, há seres completamente diferentes. E isso vale para ração, apetrechos, brinquedos e remédios: gatos não são, definitivamente, cães pequenos. E a comida tem de atender as necessidades de cada espécie.


Por exemplo: gatos não percebem e, portanto, não apreciam alimentos doces e têm uma capacidade reduzida de perceber o gosto dos produtos. 


Isso significa que alimentos para gato exigem muito mais cuidado com a palatabilidade do que aqueles fabricados para cães, o que explica porque os felinos não costumam se sentir atraídos pela ração canina, mas cães chegam a subir em móveis atrás do potinho do gato. Ou seja: alimentados com ração para cães, os gatos podem entrar em anorexia e adoecer.


Outro ponto importante são os níveis proteicos. E é fácil entender: gatos são carnívoros estritos. Têm na proteína a principal fonte de energia. E, em geral, as rações feitas para cães não atendem a essa demanda.


Já seria bastante, mas tem mais. Gatos não conseguem transformar betacaroteno em vitamina A e precisam que ela seja suplementada nas rações. A falta de vitamina A causa problemas de pele, visão, crescimento, reprodução e imunidade.


Por fim, a taurina: aminoácido que o organismo dos cães consegue produzir, mas que os gatos precisam receber pronto, sob pena de apresentarem doenças cardíacas e, novamente, cegueira.


Mas tudo isso, claro, com a ingestão prolongada. Não precisa ficar neurótico, porque não são dois grãozinhos de ração canina que vão causar algum mal ao gato.


Em tempo: o inverso é menos perigoso. A obesidade é o maior risco para a saúde de cães alimentados com rações preparadas para gatos.


Sílvia Corrêa



Fonte da Notícia: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/silviacorrea/2018/03/parece-obvio-mas-caes-e-gatos-precisam-comer-racoes-diferentes.shtml




Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Letras de Música com temas Animais:

bullet  Caminheiro

bullet  Borboleta

bullet  Telegrama

bullet  Saudade da minha terra

bullet  Voa voa

Ver todas as Músicas

Dicas Veterinárias:

bullet  Cães e gatos: adotar ou comprar, doar ou vender?

bullet  Como brincar com seu gato

bullet  Perda da voz (rouquidão)

bullet  Dicas para adquirir um bom filhotes

bullet  Seu cachorro está com pulga?

Ver todas as Dicas Veterinárias

Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet  Marina Milos http://www.geocities.com/RainForest/6327/pag2.htm

bullet  Kadu Camargo Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelo G.E.R.E. (Grupo de Estudos em Reprodução Equina PUCPR); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Medicina Animal: Equinos, na área da Reprodução Equina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). E mail: kaducamargo@gmail.com Leia mais sobre esse assunto em https://www.revistahorse.com.br/imprensa/cuidados durante a gestacao de eguas os primeiros 60 dias sao os mais criticos/20170410 175102 j086

bullet  

bullet  Gabriela Costa CRMV 7955 RJ
gabriela@veterinariahome.com.br,
http://www.veterinariahome.com.br
whatsapp : (21)99600-7788

bullet  Mariana LageMarques Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Sócia Fundadora ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária), 2002. Faço atendimento odontológico móvel.

Confira todos os Colunistas



Cinema, Filmes e Seriados:

bullet  Rio

bullet  Deu a louca nos bichos

bullet  Mamãe virei um peixe (hjælp, jeg er en fisk)

bullet  Filhote (cachorro / bear cub)

bullet  Flipper (1996)

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet  Vira-lata? não! também sou cachorro

bullet  Marley e eu

bullet  Cães de guerra

bullet  O cachorro e o lobo

bullet  O homem que amava os cachorros

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos