Digite aqui a palavra-chave.




Home Page > Notícias > P scoa: crmv-sp alerta sobre o perigo do chocolate para os pets

pinterest



P scoa: crmv-sp alerta sobre o perigo do chocolate para os pets


Na Páscoa, os tutores devem ter um cuidado a mais com seus animais de estimação. A ingestão de chocolates por cães e gatos, seja de forma intencional ou acidental, pode causar desde uma intoxicação alimentar até complicações mais graves de saúde que podem, inclusive, evoluir a óbito.


É importante lembrar que o organismo de cães e gatos é diferente do nosso, conforme explica o médico-veterinário Yves Miceli de Carvalho, presidente da Comissão de Nutrição Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). "O cacau possui uma substância chamada teobromina. Cães e gatos apresentam uma capacidade reduzida, se comparado aos humanos, de digerir essa substância, por isso ela se torna tóxica para eles."


Os distúrbios gastrointestinais, de acordo com o médico-veterinário, são os problemas mais frequentes decorrentes da ingestão de alimentos que não são próprios para os animais, como o chocolate. "A gravidade do quadro clínico varia de acordo com a quantidade ingerida, a idade, a espécie e o estado de saúde do animal", observa Carvalho.


Efeitos da intoxicação


A médica-veterinária Rosangela Ribeiro Gebara, integrante da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-SP, comenta que após a ingestão do chocolate o animal pode apresentar aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial e da micção (eliminação de urina, que pode contribuir para a desidratação do pet), além de agitação e tremores.


De acordo com Carvalho, elevação da temperatura corporal, vômitos e diarreias também estão entre os sintomas. Segundo o médico-veterinário, apesar dos casos letais serem raros, existe alta incidência de distúrbios gastrointestinais, especialmente em animais de pequeno porte e mais jovens, devido à quantidade de toxina em relação ao peso do cão ou gato. "Fases posteriores ao envenenamento por teobromina incluem ataques epiléticos e morte."


Além dos riscos citados, o chocolate pode acarretar em outros males ao organismo do animal, como obesidade, diabetes, entre outras complicações.


Ingestão acidental deve ser tratada como emergência


Se o seu cão ou gato ingerir chocolate que possa ter sido deixado em local de fácil acesso, o caso deve ser tratado como emergência e um médico-veterinário deve ser procurado imediatamente. O profissional fará uma avaliação clínica e dará os primeiros socorros.


O presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal do CRMV-SP, Yves Miceli de Carvalho, esclarece que os tutores não devem oferecer leite na intenção de cortar o efeito da intoxicação. "Trata-se de um mito e é possível que o leite até potencialize e aumente a ação do tóxico no organismo."


Prevenir é sempre o melhor remédio


É importante ficar atento e não deixar ovos de Páscoa, bombons e outros produtos que contenham chocolate em locais acessíveis a cães e gatos. "Eles podem se sentir atraídos pelo odor ou pela própria embalagem e pegarem o doce às escondidas" alerta Carvalho. Por isso, todas as pessoas que têm contato com o animal, incluindo crianças e idosos, devem ser alertados sobre os riscos e perigos do chocolate para o pet.


Se a ideia do tutor é agradar seu animal de estimação, o indicado é oferecer a ele petiscos elaborados com ingredientes próprios para sua espécie, raça, peso e idade.


Sobre o CRMV-SP


O CRMV-SP tem como missão promover a Medicina Veterinária e a Zootecnia, por meio da orientação, normatização e fiscalização do exercício profissional em prol da saúde pública, animal e ambiental, zelando pela ética. É o órgão de fiscalização do exercício profissional dos médicos-veterinários e zootecnistas do Estado de São Paulo, com mais de 33 mil profissionais ativos. Além disso, assessora os governos da União, Estados e Municípios nos assuntos relacionados com as profissões por ele representadas. 



Fonte da Notícia: CRMV-SP




Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Letras de Música com temas Animais:

bullet  Marcha doo cachorr

bullet  Camarão que dorme a onda leva

bullet  Cachorro tchakabum

bullet  Homem Aranha

bullet  Burro Tem Que Comer Capim

Ver todas as Músicas

Dicas Veterinárias:

bullet  Desordem da medula espinhal causada por vaso sanguíneo bloqueado em cães

bullet  Doenças do coração do nó sinusal em cães

bullet  Oncologia

bullet  Lerneose

bullet  Pitiose equina

Ver todas as Dicas Veterinárias

Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet  Gislaine Nonino Rosa CRMV 11291 Kingdom Pet Shop Av. Moraes Salles. 3183 Nova Campinas Campinas Fone: 32941126 / 32526885 / 91226711

bullet  silvana em souza mé dica veterinária crmv-sp 9617 animalcamp rua d pedro i n? 663; guanabara - campinas/sp fone: (19) 32425370 www.animalcampcjbnet homeovete@yahoo.com.br

bullet  https://dicaspeludas.blogspot.com.br/2012/11/sincope e o termo medico sinonimo para.html

bullet  Carla Diele CRMVRJ 6165

bullet  Yara L. Schinzel Côrtes vetschinzel.blogspot.com.br

Confira todos os Colunistas



Cinema, Filmes e Seriados:

bullet  O pássaro azul the blue bird

bullet  Batman (1989)

bullet  O filho do ace ventura

bullet  Feito cães e gatos (the truth about cats and dogs)

bullet  Pássaros excêntricos (pretty bird)

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet  O estranho caso do cachorro morto

bullet  Marley e eu

bullet  O gato que falava com fantasmas

bullet  Cama de gato

bullet  Vida de cão

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos