Digite aqui a palavra-chave.




Home Page > Notícias > M dico vacinado contra febre amarela foi infectado e resistiu troca de f gado

pinterest



M dico vacinado contra febre amarela foi infectado e resistiu troca de f gado


Fabiana Cambricoli


Em São Paulo


src=


Quando o assunto é febre amarela, o paciente Flávio (nome fictício), de 47 anos, acumula duas condições raras: uma que quase o matou e outra que salvou a sua vida.

Por um lado, ele faz parte do grupo de pessoas que, mesmo vacinadas contra a doença, não desenvolve imunidade e segue sendo suscetíveis à infecção. Por outro, ele foi um dos únicos pacientes com febre amarela do mundo a ter passado por um transplante de fígado e sobrevivido.


Veja também:




Mineiro de Belo Horizonte, médico e professor universitário, Flávio viajou para o interior do Estado no início de fevereiro, alguns dias antes de manifestar os primeiros sintomas. A área é considerada de risco para a febre amarela, mas Flávio não se preocupou, pois, anos antes, havia tomado duas doses da vacina, o que o protegeria para a vida toda.

"Me vacinei em 1999, quando viajei para o norte de Minas e, depois, repeti a dose em 2014, quando fiz uma viagem que passaria pelo Panamá, onde também há recomendação da vacina", conta ele.

O médico estava tão seguro da proteção contra a doença que quando apareceram os primeiros sintomas, no meio de fevereiro, ele achou que havia sido infectado pelo vírus da dengue. "Demorei três dias para ir ao hospital, mas, quando fui, já levantaram a hipótese de febre amarela. Eu estava com confusão mental", relata.

Flávio, então, foi internado no Hospital Felício Rocho e se submeteu ao transplante no dia 26 de fevereiro. "O mais difícil do pós-transplante é aceitar o que aconteceu. Entrei no hospital achando que tinha dengue e acordei com um fígado novo, sendo informado que eu tinha quase morrido", relata.

De acordo com Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), apenas 2% dos vacinados contra febre amarela não desenvolvem imunidade. "Essa é uma das vacinas com maior eficácia, é realmente uma condição muito rara não ficar imunizado", explica a especialista.


Recuperação


Flávio teve alta em 13 de março, menos de 20 dias após a cirurgia e não ficou com sequelas neurológicas, provavelmente porque seu transplante foi feito precocemente, antes que o vírus provocasse mais danos em seu cérebro. "A única parte chata agora é o cuidado com a imunidade. Como tenho de tomar medicamentos imunossupressores para evitar a rejeição do órgão, os cuidados precisam ser redobrados."

Para o paciente, mais forte que a lembrança do que passou no hospital é a sua gratidão com quem lhe deu um órgão novo. "Não sei quem foi meu doador, mas estou muito solidário com a família. É uma atitude muito bacana ajudar outra pessoa em um momento tão forte de dor", conclui. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2018/04/02/medico-vacinado-contra-febre-amarela-foi-infectado-e-resistiu-a-troca-de-figado.htm




Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Letras de Música com temas Animais:

bullet  Cavalos Calados

bullet  Cavalo abandonado

bullet  Joao de Barro

bullet  Vou bater asas

bullet  Metamorfose ambulante

Ver todas as Músicas

Dicas Veterinárias:

bullet  Vantagens em criar um dia de adoção de animais? no seu pet shop

bullet  Deslocamento rótula em cães

bullet  Higienização

bullet  Anestesia em cães e gatos

bullet  Tratamentos alternativos para pets

Ver todas as Dicas Veterinárias

Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet  Gabriela Rodrigues Zootecnista, trabalho com nutrição animal e consultoria. (013)99192 3249 @gabriela.zootecnista Facebook: Gabriela Rodrigues Zootecnista

bullet  Mariana LageMarques Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Sócia Fundadora ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária), 2002. Faço atendimento odontológico móvel.

bullet  Salvador St.Aubyn Mascarenhas Médico Veterinário www.vetcondeixa.pt Pelos Animais

bullet  dr clélio costa carreira
médico veterinário
crmv 1910
hovet campinas - hospital veterinário campinas av orosimbo maia 2565 - campinas fone (19) 3294 3377

bullet  Dan Wroblewski www.bordercollie.com.br dw@parquecanino.com.br

Confira todos os Colunistas



Cinema, Filmes e Seriados:

bullet  Rio

bullet  O gato do espaço (the cat from outer space)

bullet  Batman e robin (1949)

bullet  K9 - um policial bom pra cachorro

bullet  Os pássaros feridos (the thorn birds)

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet  A princesa e o sapo

bullet  Falando de passaros e gatos

bullet  O gato e a revolução

bullet  Atlas colorido de anatomia veterinária do cão e gato

bullet  Sucesso na criação de pássaros canários e periquitos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos