Digite aqui a palavra-chave.




Home Page > Notícias > Estudo descobre quem tem mais neur nios: gatos ou cachorros

pinterest



Estudo descobre quem tem mais neur nios: gatos ou cachorros


Getty Images


  • src=


Quem é mais esperto: gato ou cachorro? Um estudo da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, buscou essa resposta ao analisar o número de neurônios de diversos animais carnívoros. E a descoberta, publicada na revista científica "Frontiers in Neuroanatomy", foi a de que os cães possuem mais que o dobro da "massa cinzenta" dos felinos.


Os neurônios, como explica o estudo, são "pequenas células cinzentas" associadas ao pensamento, ao planejamento e ao comportamento complexo --todas consideradas características da inteligência. Enquanto os cães têm cerca de 530 milhões de neurônios corticais, os gatos têm cerca de 250 milhões. O cérebro humano, em contrapartida, conta com 16 bilhões de neurônios.


"O número absoluto de neurônios que um animal tem determina a riqueza do seu estado mental interno e sua capacidade de prever o que está prestes a acontecer em seu ambiente com base na experiência passada", explica a brasileira Suzana Herculano-Houzel, uma das autoras do estudo. "Nossas descobertas significam que os cães têm a capacidade biológica de fazer coisas muito mais complexas e flexíveis com suas vidas do que os gatos podem."


O tamanho do cérebro não define o número de neurônios. O estudo identificou, por exemplo, que os guaxinins possuem tantos neurônios quanto um primata mesmo estando embalados em um cérebro do tamanho do de um gato. Já os ursos têm o mesmo número de neurônios que um gato, mas em um cérebro muito maior.


Carnívoros x herbívoros


Os pesquisadores analisaram os cérebros dos carnívoros --furão, mangão, guaxinim, gato, cão, hiena, leão e urso marrom-- e esperavam que as medidas confirmassem a hipótese intuitiva de que esses animais tivessem mais neurônios do que os herbívoros que eles caçam. No entanto, isso não foi o caso.


O estudo identificou que a proporção de neurônios para o tamanho do cérebro em pequenos e médios carnívoros era aproximadamente a mesma que a dos herbívoros. Isso sugere que há tanta pressão evolutiva sobre os herbívoros para desenvolver o poder do cérebro para escapar dos predadores como há sobre os carnívoros para pegá-los.


Entre os grandes carnívoros, no entanto, a relação tamanho do neurônio com o cérebro é realmente menor. Os cientistas descobriram que o cérebro de um cachorro golden retriever tem mais neurônios do que o de uma hiena, leão ou urso marrom, mesmo que os maiores predadores tenham cérebros até três vezes maiores. O urso é um exemplo extremo. Seu cérebro é 10 vezes maior do que o de um gato, mas tem aproximadamente o mesmo número de neurônios.


O estudo também coloca em xeque a visão de que os animais domesticados têm cérebros menores do que seus primos selvagens. As proporções do tamanho do cérebro para o peso corporal das espécies domésticas analisadas --furão, gato e cão-- não se dimensionaram de maneira significativamente diferente da de seus parentes selvagens --mangustão, guaxinim, hiena, leão e urso marrom.



Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/11/30/estudo-descobre-quem-tem-mais-neuronios-gatos-ou-cachorros.htm




Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Letras de Música com temas Animais:

bullet  A Barata

bullet  Cabeção da tartaruga ki prazer

bullet  Eu Nao Sou Cachorro Não

bullet  Luz, paixão, rodeio

bullet  Três Passarinhos

Ver todas as Músicas

Dicas Veterinárias:

bullet  Cochotomia e caudectomia: fazer ou não fazer?

bullet  Porque adestrador pessoal?

bullet  A importância do exame andrológico e avaliação da libido

bullet  Os segredos das pintas

bullet  Adestramento de hamsters

Ver todas as Dicas Veterinárias

Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet  Janaína Biotto, médica veterinária e diretora do Vila Chico Pet Hotel www.vilachicopethotel.com.br.

bullet  Tatiana Grillo
Eu atendo em domicílio em Sorocaba-SP
(15) 3019-2101
http://blogdicasanimais.blogspot.com.br/2016/08/que tamanho vai ficar meu filhote.html

bullet  Tatiana Grillo
Eu atendo em domicílio em Sorocaba SP
(15) 3019 2101

bullet  Archivaldo Reche, professor de veterinária da USP.

bullet  Ciro Pinheiro Mathias Franco Medico Veterinário atuante em odontologia eqüina. Cel. (11) 98146666 Email: ciromedvet@ig.com.br

Confira todos os Colunistas



Cinema, Filmes e Seriados:

bullet  Confusão pra cachorro (dog gone)

bullet  Água para elefantes

bullet  Bingo - esperto pra cachorro (bingo)

bullet  Birdman

bullet  King kong

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet  Urologia e nefrologia do cão e do gato

bullet  A arca de noé

bullet  Pequenos passaros

bullet  O gato que tocava brahms

bullet  Os passaros e suas doencas

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos