Digite aqui a palavra-chave.




Home Page > Notícias > Equinofobia (medo de cavalos): causas, sintomas, tratamentos

pinterest



Equinofobia (medo de cavalos): causas, sintomas, tratamentos


Equinofobia é medo de cavalos de forma extremada. A palavra é derivada da palavra latina ‘Equus’ – que significa cavalos e phobos que é ‘medo ou temor profundo “.


Cerca de 8% das pessoas de todo o mundo sofrem de várias fobias de animais (Zoofobias). Sigmund Freuddescreveu Equinofobia em detalhes em Análise de uma fobia em um menino de cinco anos de idade com base no jovem Herbert Graf. Conta a história de um jovem rapaz que desenvolveu a fobia após assistir a uma queda de uma carroça na rua. O garoto descreveu mais tarde ter “medo extremo das viseiras na frente dos olhos dos cavalos, bem como a região preta circundante das bocas dos animais.


 


Causas de Equinofobia


Fobias de animais de vários tipos são mais comuns em mulheres do que em homens. No entanto, em quase todos os casos, a fobia se desenvolve a partir de um evento negativo ou traumático no passado, que neste caso está relacionado à cavalos.


  • Uma criança que foi mordida, atingida por um coice, ou pisoteada por um cavalo irritado, pode sempre lembrar a dor ou sangue relacionados à situação até a vida adulta. Cavalos também têm dentes muito grandes e pênis que podem parecer assustadores para mentes de jovens.
  • Especialistas também acreditam que muitas fobias específicas ou de animais tendem a passar pela família. Um pai que indica ter medo de cavalos, sem saber, pode passá-lo para a criança. Os fatores genéticos como a insuficiência supra-renal também podem levar a fobias.
  • Um desastre, um acidente ou uma doença que é estreitamente, ou mesmo remotamente, relacionada com cavalos pode levar alguém a temê-los permanentemente.
  • Cavalos selvagens podem ser criaturas grandes, assustadores e imprevisíveis. Eles têm a força muscular e velocidade que alguns seres humanos acham intimidante. O ator Christopher Reeves dos antigos filmes do Superman ficou paralisado do pescoço para baixo depois de cair do cavalo. As notícias de incidentes semelhantes vistas na TV e mídia em geral podem provocar a fobia em pessoas já tensas ou ansiosas, fazendo com que elas desenvolvam um permanente medo de cavalos.

Os sintomas do medo de cavalos


A maioria dos casos de Equinofobia não causam quaisquer problemas na vida do sofredor. No entanto, em casos extremos, esse medo pode ser bastante debilitante, especialmente quando é impossível para o indivíduo evitar o objeto de seu medo.


Alguns equinofóbicos apresentam os seguintes sintomas físicos e emocionais:


  1. Ataques de pânico ou ansiedade
  2. Respiração rápida, ritmo cardíaco acelerado
  3. Suor excessivo
  4. Tremedeira, tonturas, desmaios
  5. Fuga ao ver cavalos
  6. Choro, grito ou histeria.
  7. Distúrbios gastrointestinais na forma de náuseas, vômitos, diarreia, etc.

As crianças pequenas que têm esta fobia são suscetíveis de serem alvo de chacotas ou ridicularizadas por seus colegas – o famoso bullying. Muitas vezes, a fobia é acompanhada por outros transtornos de ansiedade e fobias.


Tratamento para perder medo de cavalos


Uma das terapias mais eficazes para o tratamento da Equinofobia é a terapia comportamental cognitiva. É uma forma de psicoterapia que consiste em mudar padrões de pensamento não-adaptativos no fóbico. Através desta terapia, os indivíduos aprendem a assumir postura e abordagem aberta, maior consciência em relação ao objeto do seu medo, neste caso, cavalos.


Ler e aprender sobre cavalos também podem ajudar os equinofóbicos a perceber que seu medo é irracional. Cavalos, pelo menos os que são bem-criados e domesticados, são geralmente inofensivos. As estatísticas também mostram que eles normalmente não prejudicam os seres humanos, enquanto se toma precauções necessárias durante o manuseio / montaria. Filmes como o Encantador de Cavalos também mostram como o personagem principal fala com cavalos de uma forma suave e tranquilizadora, e podem ser usados a fim de ajudar o equinofóbico superar seu medo.


Outra terapia eficaz para superar o medo de cavalos é dessensibilização gradual / sistemática. Esta é composto por lentamente aclimatar-se a cavalos vendo fotos, vídeos, pensar sobre eles e progredirgradualmente para tocar ou montá-los.


 


Estas são algumas maneiras de tratar e curar Equinofobia para perder o medo de cavalos uma vez por todas.



Fonte da Notícia: http://momentoequestre.com.br/2017/01/23/equinofobia-medo-de-cavalos-causas-sintomas-tratamentos/




Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Letras de Música com temas Animais:

bullet  Pára de peixe

bullet  A galinha e o galo carijó galinha pintadinha

bullet  Boi da estrela

bullet  O bichinho

bullet  Canção da meia-noite nenhum de nós

Ver todas as Músicas

Dicas Veterinárias:

bullet  Você sabe por que os gatos dormem tanto ?

bullet  Sarna demodécica canina

bullet  Doenças funcionais

bullet  Cães e gatos: adotar ou comprar, doar ou vender?

bullet  O que fazer quando o animal morre?

Ver todas as Dicas Veterinárias

Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet  https://www.peritoanimal.com.br/guizos para gatos por que nao e bom 20477.html

bullet  Katherine P. Colomba

bullet  Nome, Telefones, Endereço, Email, Website, facebook ou outras redes sociais

bullet  Fernanda Aparecida de Gouv?a Oliveira Paro bióloga e crbio 43684/01 protetora animal independente educadora ambiental nanda_paro@yahoocombr

bullet  Rita Ericson http://bichosaudavel.com/anestesia-em- caes-e-gatos/

Confira todos os Colunistas



Cinema, Filmes e Seriados:

bullet  Mamãe virei um peixe (hjælp, jeg er en fisk)

bullet  Meu cachorro skip (my dog skip)

bullet  V

bullet  Sempre ao seu lado

bullet  Mato sem cachorro

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet  Pequenos passaros

bullet  A princesa e o sapo

bullet  O gato de botas

bullet  Cães de guerra

bullet  Gato viriato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos