Home Page > Notícias > Cuidados de higiene: como cortar a unha do seu cachorro

pinterest



Cuidados de higiene: como cortar a unha do seu cachorro


class=
É de fundamental importância que se corte as unhas do seu cão, pois além de melhorar a aparência é uma forma de manter o seu animalzinho limpo.
Unhas grandes dificultam a movimentação do animal (podendo até causar defeitos no caso de animais em fase de crescimento).
Aparar as unhas de cães é primordial quando as mesmas estão fazendo barulho no chão ao andarem ou até mesmo quando elas estão enroscando em tapetes e lençóis. Para aparar as unhas em casa é necessário do cortador especial para cães de boa qualidade e alguns cuidados. Alguns animais não estão acostumados a serem manuseados na pata e por isso é essencial deixá-los confortáveis com essa situação para facilitar o trabalho. Faça carinho na região, distraia-o com petiscos e seja firme.
Para iniciar o trabalho sente-se confortavelmente no chão e deite o animal ao seu lado de forma que as patas estejam de fácil acesso. O maior cuidado que se deve ter é não cortar a veia que acompanha a unha. Em unhas claras é fácil evidenciar onde a veia começa, o problema maior é em unhas pretas que dificulta a visualização. Por isso recomenda-se sempre cortar as unhas em pequenos pedaços. A textura é diferente quando se chega próximo a veia, além disso, pode se visualizar um ponto preto ou rosa no centro da unha ao se aproximar da veia, essa é a dica de parar.
Recompense o animal constantemente enquanto efetua o trabalho, dessa forma ele terá essa prática como algo interessante. Se acidentalmente cortar a veia do animal coloque alguma solução que estanque o sangue e pressione bem. Isso irá parar com o sangramento e a ferida sara rapidamente. Se o animal estiver muito ansioso, dê um tempo e recomece no dia seguinte para evitar acidentes.
Importante frisar que a grande maioria dos animais não gosta de ser tocados na região dos pés. O movimento do corte de unhas deve ser rápido e preciso, passando unha por unha, verificando se não espatifou ao invés de cortar. A grande maioria dos cães tem o 5 ordm; dedo ou ergot ou due claws, estes pode ser duplos ou simples, localizado na parte interna das patas anteriores e posteriores. Verifiquem sempre se há ou não a presença deste membro e em quantas patas, porque essa unha costuma ser esquecida e cresce indefinidamente até perfurar o corpo do animal.
Muitos cães de trabalho, de caça, de guarda ou que vivem em casas, lixam sozinhos suas unhas no chão ou em pedras ou na parede e às vezes não é necessário apará-las. Já os cães de apartamento, que costumam andar em pisos de cerâmica, madeira e azulejos acabam por perder esse hábito. Por isso suas unhas crescem rapidamente e necessitam de ser cortadas com maior freq uuml;ência.
O corte deve ser feito como mostra a figura abaixo. A área pontilhada embaixo da unha é tecido vivo com sangue e nervos e recebe o nome de sabugo ou leito da unha. O corte deve ser feito na diagonal da unha, somente alguns milímetros.
Atualmente se usam dois tipos de cortadores de unhas para cães, o com guilhotina e o em formato de alicate. Veja com qual você se adapta mais.
O ideal é ter esse hábito toda a semana, porque, dessa forma, a veia se retrai e as unhas podem ser cortadas cada vez mais curtas e o animal se acostuma a ser manuseado e aprende a gostar da rotina. No caso de animais ariscos ou bravos aconselhamos a ajuda de um profissional qualificado.
Lembre-se: Acomode o animal da maneira mais confortável para ambos. Seja firme e cuidadoso.
class=



Fonte da Notcia: http://www.comprarfilhotes.com.br/primeiros-cuidados/2011/11/cuidados-de-higiene-como-cortar-a-unha-do-seu-cachorro/

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos