Home Page > Notícias > Cuidados com as unhas dos animais devem ser constantes

pinterest



Cuidados com as unhas dos animais devem ser constantes


Cida Haddad

Cuidados

Divulgação

As unhas dos cães devem estar sempre bem aparadas. Já nos gatos as unhas não devem ser cortadas, pois, eles utilizam-se delas para subir em muitos locais. Quando não aparadas, as unhas dos cães ficam grandes. Isso pode levar os cachorros a apresentar dificuldade de locomoção, afirma o médico veterinário Joelson Arruda Jardim.

Segundo ele, cães que vivem em ambientes mais rústicos ou que passeiam regularmente desgastam suas unhas, o que torna o corte desnecessário. #147;Em cães em que esse desgaste não ocorre, as unhas devem ser aparadas regularmente. A maioria dos cães não gosta de ser tocados através de seus membros, por isso, sempre relutam em cortar as unhas. O ideal é que o corte seja realizado por profissional capacitado com cortador de boa qualidade #148;, afirma.

Jardim afirma que deve-se tomar cuidado, pois, as unhas dos cães possuem uma veia que as acompanham.

Quanto maior a unha, maior a veia. De acordo com Jardim, nas unhas transparentes é possível observar o vaso e delimitar o lugar certo para o corte. Já nas unhas escuras, não é possível fazer esse procedimento, então, deve-se cortar as unhas em pequenos pedaços e observar onde o vaso começa. #147;Muitos cães têm o quinto dedo, também chamado Dedo de Ergot. Este dedo não tem contato com a superfície, por isso, não ocorre o desgaste da unha. Sendo assim, a unha deste dedo deve ser cortada com maior frequência, a fim de se evitar que ela enrole e provoque perfuração do tecido cutâneo #148;, comenta Jardim.

Segundo ele, as doenças de unhas são raras. As mais frequentes são as micoses. Nestes casos, as unhas perdem o seu aspecto normal e ficam com irregularidades. Quando isso ocorrer, o médico veterinário deve ser consultado para que o tratamento ideal seja realizado.



Fonte da Notícia: http://www.jornalipanema.com.br/noticias/mundo-pet/25893-cuidados-com-as-unhas-dos-animais-devem-ser-constantes

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos