Digite aqui a palavra-chave.




Home Page > Notícias > Combate ao calazar atua no santa maria e santos dumont

pinterest



Combate ao calazar atua no santa maria e santos dumont


Os agentes aplicam inseticida nas paredes das residências

(Foto: Arquivo Infonet)

Nesta semana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atua em duas frentes de combate a leishmaniose visceral, doença conhecida como Calazar. Até a sexta-feira, 11 agentes de endemias realizam coleta de sangue canino para diagnóstico precoce do calazar no bairro Santos Dumont.

Nesta terça-feira, 4, e na quarta-feira, 5, oito agentes atuam no loteamento Jardim Recreio do bairro Santa Maria. Segundo o coordenador do Programa de Controle da Leishmaniose Visceral, Wilson de Oliveira, os agentes aplicam inseticida nas paredes das residências para combater o mosquito Flebótomo, transmissor do calazar. ldquo;Colocamos armadilhas na semana passada e constatamos a presença do mosquito transmissor no Jardim Recreio, no bairro Santa Maria. Agora, estamos realizando esse combate direto nas próprias moradias rdquo;, conta Wilson de Oliveira.

O coordenador també m explica o funcionamento do inseticida. ldquo;Ele é chamado de inseticida residual porque fica nas paredes, e seu efeito dura entre 90 e 120 dias. Como elas são o primeiro lugar onde o mosquito costuma pousar, são grandes as chances de eliminá-lo, pois o inseticida tem ação muito rápida. Mas não tem cheiro e nem atrapalha a rotina das famílias rdquo;, afirma Wilson de Oliveira.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, é preciso redobrar a atenção no combate ao calazar. ldquo;Galinheiros, currais ou locais de acúmulo de lixo podem ser criadouros do mosquito Flebótomo, que se desenvolve em maté ria orgânica em decomposição. É preciso que todos mantenham residências e quintais limpos. Nas açóes, os agentes levam panfletos e dão toda instrução à população rdquo;, diz Stella Maris.

Fonte: SMS



Fonte da Notícia: http://www.infonet.com.br/saude/ler.asp?id=137499

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos