Digite aqui a palavra-chave.




Home Page > Notícias > Alimento natural ou industrializado?

pinterest



Alimento natural ou industrializado?


A alimentação natural para cães e gatos é um tema que divide opiniões. Existem aqueles que são contra os alimentos industrializados. Por outro lado, alguns acreditam que a alimentação natural não oferece a quantidade e o equilíbrio de nutrientes necessários para a manutenção da saúde do animal.
 
Respeitar as necessidades específicas de cada espécie, em termos nutricionais, deve ser sempre a prioridade dos tutores, de acordo com o médico-veterinário Dr. Yves Miceli de Carvalho, mestre em Nutrição Animal pela Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).
 
Para os tutores, o conceito de alimentação natural para cães e gatos está relacionado a alimentos frescos, sem conservantes, aditivos químicos, corantes ou estabilizantes. O Dr. Yves Miceli de Carvalho explica, no entanto, que a definição correta do termo “natural” refere-se a “ingredientes que são derivados ou extraídos diretamente de plantas ou de animais”.



Para o presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal do CRMV-SP, ambas formas de alimentação têm seus pontos positivos e negativos. “Tanto a alimentação natural quanto a industrial podem trazer benefícios ou não, o importante é o bom senso do tutor e do profissional que faz o acompanhamento do animal.” 
 
Prós e contras da alimentação natural
 
Prós:
- ingredientes selecionados pelo tutor;
- alimento preparado pelo tutor;
- ingredientes frescos.
 
Contras:
- o perfil nutricional deve ser coerente com as necessidades específicas de cada espécie;
- dificuldade de equilíbrio da fórmula;
- falta de análises laboratoriais de suporte à formulação, para comprovar os níveis nutricionais adequados e garantir a segurança alimentar e o controle de qualidade;
- cuidados com o armazenamento;
- não há uma legislação que dê suporte e fiscalize;
- não há embasamento técnico, científico e comprobatório;
- dificuldade em oferecer a dose correta, o que pode gerar déficit ou excedente nutricional, podendo agravar o quadro geral e comprometer a saúde do animal.
 
Prós e contras da alimentação industrializada
 
Prós: 
- embasamento técnico e científico com comprovações em testes de campo e laboratório;
- ajustes dos níveis nutricionais e de acordo com a legislação;
- garantia do fabricante caso o animal venha a adoecer e for comprovado que o alimento foi o causador do distúrbio, exceto com produtos vendidos abertos eou a granel;
- categorias e segmentos de alimentos de acordo com: faixa etária, estado fisiológico, de saúde, atividade física, animais doentesconvalescentes.
 
Contras:
- ingredientes industrializados;
- uso de conservantes (naturais/artificiais);
- uso de flavorizantes e aromatizantes (naturais/artificiais).
 


Como saber se a alimentação do pet está adequada?
 
A melhor nutrição, segundo Dr. Yves Miceli de Carvalho, está diretamente ligada ao equilíbrio dos nutrientes e tem que ser adequada para cada indivíduo, de acordo com suas necessidades. “Somente o profissional médico-veterinário pode fazer um diagnóstico clínico do animal e orientar o tutor sobre o tipo de dieta mais correta, com base nas condições de saúde, idade, porte, peso, atividade física, raça e espécie.”
 
Além da avaliação de um médico-veterinário, alguns sinais podem indicar se o pet está tendo acesso a uma nutrição adequada. A alimentação está equilibrada quando o animal está na faixa de peso ideal, apresenta pele e pelagem saudáveis, tem o comportamento compatível com sua espécie. Por outro lado, a redução da vitalidade, a descamação da pele, a pelagem opaca, o emagrecimento ou o sobrepeso podem ser indicativos de que há algo de errado com o alimento que está sendo oferecido.
 
O médico-veterinário faz um alerta para os tutores que optam por alimentar seus pets por conta própria: “Não podemos ir atrás de modismos, pois, com a humanização dos pets, erros nutricionais graves estão acontecendo, gerando prejuízos para o bem-estar e a saúde dos animais.” Ele reforça, ainda, que os gatos são mais sensíveis  a erros nutricionais que os cães e, por isso, a atenção deve ser redobrada.
 
Há certos alimentos e ingredientes que, apesar de serem considerados saudáveis para o ser humano, podem ser nocivos aos animais, incluindo algumas frutas, verduras e legumes. Os pets não devem consumir, por exemplo, alho, cebola, abacate, uva, uva-passa, caroço ou semente de frutas, chocolate, doces em geral, sal, frituras, leite e derivados.   
 
O tutor que for preparar o alimento em casa deve, primeiramente, buscar orientações e o acompanhamento de um médico-veterinário. Também é preciso verificar as bases nutricionais indicadas para a espécie, tendo um cuidado especial com a escolha e a qualidade dos ingredientes, “com a ressalva de que cães e gatos não se alimentam de ingredientes, mas dos nutrientes específicos que os ingredientes contêm” pontua Dr. Yves Miceli.
 



Fonte da Notícia: CRMV-SP




Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Letras de Música com temas Animais:

bullet  Lágrimas de crocodilo joão carreiro e capataz

bullet  Serpente

bullet  Cobras essiele

bullet  Serpente - chiko queiroga

bullet  Último pau de arara

Ver todas as Músicas

Dicas Veterinárias:

bullet  A imunoterapia

bullet  Qual a diferença entre zootecnia e veterinária?

bullet  Animais com diarréia - o que podemos fazer?

bullet  Preciso de um pasto novo!

bullet  Como eleger um cavalo para ser um garanhão?

Ver todas as Dicas Veterinárias

Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet  https://dicaspeludas.blogspot.com.br/2017/04/quantidade de agua que o cao deve.html

bullet  Rita Ericson http://bichosaudavel.com/meu cao nao quer comer/

bullet  Janaína Biotto, médica veterinária e diretora do Vila Chico Pet Hotel www.vilachicopethotel.com.br.

bullet  Patricia Oliveira

bullet  Paola Christina Ferreira Carneiro Médica Veterinária CRMVSP 8145 Dermatologia e Terapeuta Floral MASTERVET Clínica Veterinária Av. Ângelo Sim?es,1135, Jd. Leonor , Campinas , SP Fone: (19) 32345363 ou 33843323

Confira todos os Colunistas



Cinema, Filmes e Seriados:

bullet  Batman e robin (1997)

bullet  Bingo - esperto pra cachorro (bingo)

bullet  O corcel negro

bullet  Babe, o porquinho atrapalhado

bullet  Um homem, um cavalo, uma pistola (un uomo, un cavallo, una pistola / a man, a horse, a gun)

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet  Cães de guerra

bullet  Urologia e nefrologia do cão e do gato

bullet  O estranho caso do cachorro morto

bullet  Cama de gato

bullet  Nosso planeta verde - 100 ótimas propostas para trabalhar na educação infantil

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos