Digite aqui a palavra-chave.





Home Page > Dicas Veterinárias > O dente de lobo

pinterest



O dente de lobo


O DENTE DE LOBO


Na atualidade é muito comum ouvir os m. veterinários , treinadores , cavaleiros e domadores falarem sobre o dente de lobo.



Inclusive os principais domadores e treinadores pedem um exame da boca dos cavalos antes de iniciar as atividades com embocaduras, pois muitos problemas que antigamente eram atribuídos a doma ou distúrbio comportamentais e temperamentos eram causados pelo choque da embocadura com o dente de lobo. Com a extração do dente lobo muitos desses problemas foram eliminados e treinadores e domadores tiveram muito mais sucesso com seus cavalos.


Principais duvidas sobre o dente de lobo:


1- O que é dente de lobo ?

R:Tecnicamente é o primeiro pré-molar , é um dente vestigial que não tem funçao na mastigaçao é encontrado em muitos cavalos.

2- Quantos dentes de lobo pode estar presente em um cavalo?

R: Quando presente pode ser apenas 1 ou ate 2,3,4 normalmente 1 em cada arcada , mas que 4 sao incomuns .

3- Porque o dente de lobo deve ser extraído ?

R: O dente de lobo deve ser extraído nos cavalos usados para qualquer tipo de esporte eqüestre, seja passeio ou competição, como tambor, hipismo, provas de andamento, atrelagem, laço, rédeas, adestramento etc. O principal motivo da extração é devido ao choque com a embocadura durante a montaria .

4- O dente lobo nasce em qual idade ?

R- Em média nasce do quinto ao sexto mês de vida .

5- A partir de qual idade ele pode ser extraído ?

R- O dente de lobo pode ser extraído desde quando ele estiver presente, mesmo quando for localizado em baixo da gengiva, é recomendado que na fase de doma o dente de lobo já tenha sido extraído.

6- Como o cavalo manifesta o incomodo com o dente lobo durante a montaria?

R – A manifestação é de dor, sendo diferente em cada individuo, alguns relutam com a cabeça de um lado para o outro, outros negam a virar para um dos lados e as vezes para ambos os lados, uns balançam a cabeça para baixo e para cima, alguns empinam e até caem de costas, outros dão puxões fortes nas rédeas, tem cavalo que dispara e o outro não da um passo para frente, outros não fazem curva. Em fim qualquer comportamento indesejável durante a condução desse animal por intermédio de uma embocadura, pode ser devido ao choque recebido pelo dente de lobo e o animal expressa de alguma forma sua reação de dor .

7- Quem pode extrair os dentes de lobo de um cavalo ?

R- Os dentes de lobo devem ser extraídos apenas por M. Veterinários , pois apenas os veterinários podem fazer as anestesias e sedações necessárias para que esse procedimento seja feito de modo ético e responsável e com os equipamentos corretos sem causar sofrimento ao cavalo.

OBS. Qualquer tipo de extração de dente lobo sem sedação e ou anestesia e sem o uso dos equipamentos corretos são ilegais e infringem os procedimentos éticos e profissionais na área da medicina veterinária .

DENTE DE LOBO PRESENTE / FOTO ( 2 ) DENTE DE LOBO EXTRAÍDO



Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco Medico Veterinário atuante em odontologia eqüina. Cel. (11) 9814 6666 E mail: ciromedvet@ig.com.br

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos