Digite aqui a palavra-chave.





Home Page > Dicas Veterinárias > Laminite

pinterest



Laminite


Laminite INTRODUÇÃO


A Laminite é uma doenças de origem circulatórias e mais conhecida popularmente de “aguamento”, a Laminite é uma doença que atinge o sistema locomotor dos eqüinos, tem em sua maior ocorrência nos animais de trabalho, apesar de um estudo epidemiológico indicar que todas as raças são afetadas do mesmo modo, encontrou se uma maior incidência em cavalos Quarto de Milha, Árabes, mangalarga e PSI, sendo os cavalos mais utilizados nas provas e no trabalho.


Ela é descrita como uma doença vascular periférica, com diminuição da perfusão capilar no interior do casco, necrose isquêmica (falta de sangue) das láminas, gerando inflamação e muita dor. Esta doença ocorre devido a manifestação local de um distúrbio metabólico mais sistêmico, que afeta o sistema cardiovascular, renal, endócrino, coagulação sanguínea e do equilíbrio ác.básico.


 


COMO ACONTECE A LAMINITE (AGUAMENTO)


A 3º falange (osso que fica no interior do casco), é fixada no interior da parede do casco pelas lâminas.  A coroa do casco existem vasos sangüíneos que nutrem essas lâminas. O tendão flexor profundo se insere na superfície palmar (por baixo) da 3º falange ( ele tem a função de flexão).  Como o tendão flexor profundo está inserido na superfície da 3 º falange, ele “puxa” a falange para trás, fazendo com o que ocorra a rotação da 3º falange (osso que se localiza dentro do casco), levando a laminite crônica.


No casco afetada com Laminite,  ocorre uma isquemia (diminui o suprimento de sangue) no interior do casco, as lâminas ficam inflamadas e na maioria das vezes ocorre necrose, gerando muita dor, existem casos aonde o animal pode perder o estojo córneo ( o casco) e perfuração da sola do casco.


 


CAUSAS DA LAMINITE (AGUAMENTO)


1) Alimentação
A ingestão exagerada de CARBOIDRATOS: milho, trigo,cevada ou ração de alto valor energético, na troca brusca de alimentação ( concentrado e volumoso).


2) Água
A ingestão de grandes quantidades de água fria em cavalos recém trabalhados ( quentes, suados), pode gerar um choque térmico, levando a uma gastrenterite causando a laminite.


3) Sobre carga de exercício
Falta de um cronograma de treinamento, trabalho pesado sobre um piso duro, animais não condicionados fisicamente, pode gerar a laminite,


4) Cólicas
Nas cólicas, podemos ter as fermentativas aonde há passagem de concentrado direto para o intestino grosso ( Ceco e Cólons) causando uma morte bacteriana principalmente as grans negativas (endotoxiemia), diarréias, nas cólicas isquêmicas ( torções estrangulativas, encarceradas e por deslocamentos), cólicas inflamatórias  duodeno jejunite proximal (Intestino Delgado), gerando endotoxemia siatêmica pode dar Laminite.


 5) Retenção de Placenta / Endometrite
A Laminite pode ocorrer em caso de retenção placentária levando a uma endometrite devido ao processo infeccioso causando endotoxemia sistêmica.


6) Uso prolongado de Corticoides
Azium, Cortrat, Dexaflan, Dexacort, dentre outros.


7) Casqueamento e ferrageamento
Casqueamento e ferrageamento de forma inaqdequada.


 


SINTOMAS
- Grau de Claudicação
1º  leve
2º moderada
3º grave
4º Decúbito ( Animal deitado)
-  Aumento de pulso;
- Calor nos cascos afetados;
- Posição característica ( aliviando os menbros afetados);
- Rotação da falange distal ( crônica);
- Perfuração da sola do casco;
- Separação da faixa coronária ( coroa do casco);


 


TRATAMENTO


 


LAMINITE AGUDA
- GELO
-ANTINFLAMATÓRIOS
-ANTITÉRMICOS
-VASO DILATADORES PERIFÉRICO
-MEDICAÇÕES ANTIENDOTOXEMICAS
-ANTIBIÓTICOS
-ANTICOAGULANTES
- CASQUEAMENTOS CORRETIVO E PREVENTIVO


LAMINITE CRÕNICA
-CASQUEAMENTO CORRETIVO
-TRATAMENTO DOS SINTOMAS


Esta patologia é considerada uma emergência, podendo ser leve ou extremamente grave, não deixe de chamar o Médico Veterinário de sua confiança!



http://www.portaldoequino.com.br:3000/dicas/22

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos