Home Page > Dicas Veterinárias > Como melhorar o controle de fluxo de caixa do seu pet shop?

pinterest



Como melhorar o controle de fluxo de caixa do seu pet shop?


A gestão do seu pet shop deve estar focada em diversos pontos, mas o principal deles está ligado às finanças. Uma das ferramentas que pode otimizar esse processo é o fluxo de caixa.


Neste post você vai entender como melhorar o controle de fluxo de caixa do seu pet shop e com isso deixar o planejamento estratégico do negócio mais eficiente. Confira!


Entenda o fluxo de caixa


O fluxo de caixa é uma ferramenta financeira que, apesar do nome, também utiliza os saldos das contas bancárias e de aplicações de curto prazo. No fluxo de caixa, devem ser confrontados os saldos iniciais dessas disponibilidades com todas as entradas e saídas de recursos de um determinado período.


As entradas são representadas pelos recebimentos como, por exemplo, aqueles relativos a consultas e compras dos seus clientes. Os pagamentos estão relacionados a contas de energia elétrica, telefone, gastos com funcionários, dentre outros necessários para o funcionamento do seu pet shop.


Registre toda a sua movimentação


Uma forma de melhorar o seu fluxo de caixa é dar atenção e registrar todas as despesas e também receitas de um determinado período, independentemente do valor. Esse ponto é tão importante porque alguns empresários simplesmente ignoram pequenos valores, e isso faz a diferença no final do mês.


Crie diferentes categorias para suas entradas e saídas


É preciso, também, criar categorias para essas despesas, agrupando-as de acordo com o tipo de gasto ou ainda conforme o cliente que utilizou os seus serviços. Essa separação é necessária para eventuais cortes ou substituições — ou para saber quem são os clientes que mais compram no seu pet shop.


Controle o seu estoque


Controlar o estoque é necessário para que você não fique com mercadorias paradas (o que significa prejuízo e falta de caixa) e para que não faltem mercadorias.


Dessa forma, é preciso conhecer como funcionam as suas vendas, as épocas de maior e menor volume e, com base nisso, traçar uma estratégia buscando um equilíbrio para que não sobrem mercadorias — e também para quem não existam problemas decorrentes da falta destas.


Negocie com seus fornecedores


A negociação com os fornecedores, aliada a um bom controle do estoque, também pode melhorar o fluxo de caixa do seu pet shop. Caso você consiga negociar prazos maiores para os pagamentos, terá mais facilidade para administrar os recursos financeiros necessários para isso.


Caso você prefira fazer pagamentos à vista, também é possível negociar e buscar descontos ou promoções diferenciadas — que irão fazer com que sobrem recursos financeiros no seu caixa.


Invista em um bom software de gestão


O investimento em um bom software de gestão é primordial para melhorar o controle de fluxo de caixa do seu pet shop. Além de facilitar o registro e o entendimento das atividades ocorridas no dia a dia, esses sistemas ainda permitem diferentes relatórios que, de acordo com a necessidade de cada usuário, podem demonstrar diferentes ângulos da situação financeira do seu negócio.


 



http://www.vetusweb.com.br/como melhorar o controle de fluxo de caixa do seu pet shop/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos