Digite aqui a palavra-chave.





Home Page > Dicas Veterinárias > Banho demais faz mal

pinterest



Banho demais faz mal


As pessoas que amam seus animais de estimação querem vê-los sempre felizes, confortáveis e sadios. E com o grande crescimento do mercado pet, que a cada dia lança uma infinidade de produtos de higiene e estética, muitos donos não seguram a euforia para ver seus bichinhos sempre mais cheirosos. Mesmo com a facilidade de levar os animais de estimação ao petshop, ainda é bastante comum quem prefere dar banho e fazer a higiene dos bichinhos em casa.

Filhotes que ainda não foram vacinados devem evitar banhos em pet shops. O ideal é que o primeiro banho seja dado em casa, a partir dos dois meses de vida. Banhos em pets só devem acontecer após o término do esquema de vacinação e vermifugação. Para os cães é indicado banhos a cada 15 dias no verão, e a cada 30 dias no inverno, e devem ser escovados diariamente para que sejam retiradas as células mortas e para que evitemos o cheiro forte do animal.

Os gatos podem seguir o mesmo esquema: banhos a cada 15 ou 30 dias; porém a escovação do pelo deve ser feita toda semana.

Aquelas pessoas que acreditam que cães e gatos podem tomar banhos diários devem ficar atentas, pois estão deixando seus melhores amigos expostos a alergias e outras doenças. Ou seja: se você der muito banho, vai tirar a proteção natural da pele do animal e deixá-la mais exposta à alergias e doenças como fungos, por exemplo. Além disso, ele vai fabricar mais sebo e vai ter mais cheiro do que se você der menos banho.

Se o banho for dado em casa de preferência a produtos indicados para animais. Os produtos para animais são desenvolvidos especialmente para eles e devem ter preferência. E sobre o cheiro, é preciso lembrar que os cães possuem um olfato infinitamente mais sensível que o nosso. Então evite produtos que tenham cheiro forte. Na dúvida, compre xampu neutro. Condicionadores pode sim ser usado, mas, se ele não for removido da forma adequada, pode prejudicar o pelo e o processo de secagem do seu animal. Pode secá-lo com toalha e, de preferência, num dia de sol. Seque ao máximo. Animais com pelos mais densos precisam da ajuda de um secador. Não tenha preguiça, seque direito para que ele não desenvolva doenças de pele.

Do que adianta economizar dinheiro dando banho em casa e depois ter que gastar com veterinário por causa de um problema de saúde que você mesmo causou no animal?

Cuide bem do seu amiguinho!!



Juliane Seixas Juliane Seixas Website.: www.facebook.com/veterinariadrajulianeseixas Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Atua como plantonista na área clínica e cirurgica de animais de companhia CRMV: 11430 / PR Cont

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos