Home Page > Dicas Veterinárias > Angiografia pulmonar

pinterest



Angiografia pulmonar


A angiografia pulmonar, também conhecida como arteriografia pulmonar, trata-se de um angiograma dos vasos sanguíneos dos pulmões, ou seja, um procedimento diagnóstico que fornece uma imagem radiográfica desses vasos sanguíneos.


Pela capacidade de avaliar o fluxo de sangue para os pulmões, a angiografia é indicada na avaliação de diferentes transtornos vasculares, como aneurisma, estenose ou bloqueios. Além disso, pode ser recomendada para fornecer medicamentos para os pulmões e tratar neoplasias ou hemorragias.


O procedimento é realizado injetando-se contraste na corrente sanguínea do paciente, o que facilita a visualização dos vasos sanguíneos dos pulmões no raio-x filme. O paciente deve ser posicionado em decúbito dorsal, sedado, porém consciente, e com anestesia local na região a ser puncionada. A via de acesso mais comum é a veia femoral comum, na região da virilha, ou , quando isso não for possível, as veias jugulares, subclávias ou veia basílica, no braço.


A fluoroscopia, que consiste em um estudo das estruturas do corpo em movimento, frequentemente é utilizada na angiografia pulmonar, possibilitando a visualização das estruturas em uma TV.


Desta forma, podem ser diagnosticados, por meio da angiografia pulmonar:


  • Malformação arteriovenosa;

  • Estenose;

  • Aneurismas;

  • Anormalidades vasculares e/ou congênitas;

  • Presença de corpos estranhos nos vasos sanguíneos;

  • Embolia pulmonar.


As complicações neste tipo de procedimento giram em torno de 4%, abrangendo desde arritmias transitórias, lesão nos nervos, êmbolos, hematoma, infecção e reações ao meio de contraste iodado. Contudo, a mortalidade ligada a este tipo de procedimento é inferior a 0,2%.



Débora Carvalho Meldau

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos