Digite aqui a palavra-chave.





Home Page > Dicas Veterinárias > Alimentos proibidos para c?es

pinterest



Alimentos proibidos para c?es


Essa é pra você que gosta de agradar seu melhor amigo com algumas guloseimas de vez em quando. Você sabia que existem alimentos que são tóxicos e podem fazer muito mal à saúde do seu cãozinho?


 


Aí vai uma lista de alimentos proibidos:


 


 



 


Chocolate, Café e Cafeína


Esses produtos contêm substâncias chamadas metilxantinas, que são encontradas nas sementes de cacau e nos frutos secos de um extrato utilizado em alguns refrigerantes. Quando ingeridas, podem causar vômito, diarréia, respiração ofegante, sede excessiva, aumento do volume urinário, hiperatividade, ritmo cardíaco anormal, convulsões, ataque e inclusive a morte. Leve em consideração que o chocolate amargo é mais perigoso do que o chocolate ao leite. O chocolate branco é o que tem o nível mais baixo de metilxantinas, enquanto o chocolate para cozinhar tem o percentual mais alto.


 


 


Álcool


As bebidas alcoólicas e os alimentos que contém álcool podem provocar vômito, diarréia, diminuição da coordenação, depressão do sistema nervoso central, dificuldade para respirar, convulsões, acidez sangüínea anormal, coma e inclusive a morte.



 


 



 


Abacate (Avocado)


As folhas, frutos, sementes e casca do abacate contém Persina, que pode causar vômito e diarréia nos cães. Os pássaros e roedores são especialmente sensíveis ao envenenamento com abacate que pode provocar congestão, dificuldade para respirar e acúmulo de líquidos ao redor do coração.


 


 


Nozes de Macadâmia


 


As nozes de macadâmia são comumente utilizadas em biscoitos e confeitos. Essas nozes causam fraqueza, depressão, vômito, convulsões e hipertermia em cães. Normalmente os sintomas aparecem dentro de 12 horas da ingestão e duram aproximadamente de 12 a 48 horas.


 



 


 



 


Uvas e Passas


 


 


Mesmo a substância tóxica encontrada nas uvas e passas sendo desconhecida, Essas frutas podem causar insuficiência renal. Nos animais que já têm algum problema de saúde, os sintomas podem ser mais dramáticos.


 


 


 


Farinha de Levedura


A farinha de levedura pode causar acúmulo de gases no sistema digestivo do seu cão. Isso pode ser doloroso e pode fazer com que o estômago e o intestino se rompam. Devido ao risco diminuir depois de cozinhar a massa, os pets podem consumir pequenas quantidades de pão como aperitivo. Porém a quantidade não deve ser maior do que 5% a 10% do consumo calórico diário do seu cão.


 



 


 



 


Cebola, Alho e Cebolinha


Estas ervas e vegetais podem causar irritação gastrointestinal e podem causar danos aos glóbulos vermelhos. Ainda que os gatos sejam mais suscetíveis, os cães também correm riscos se consumirem quantidades suficientemente grandes. A toxicidade é diagnosticada normalmente pelo histórico, sintomas clínicos e pela confirmação microscópica dos corpos de Heinz. Uma dose pequena, ocasional, como as que podem ser encontradas em alimentos para animais de estimação, provavelmente não causarão problemas. Porém é recomendável não dar ao seu pet grandes quantidades desses alimentos.


 


 


Leite


 


Devido aos cães não possuírem quantidades significantes de lactase (enzima que metaboliza a lactose presente no leite), o leite e seus derivados podem causar diarréia e outros problemas digestivos.



 


 



 


Doces


 


O Xylitol é utilizado como adoçante em vários produtos incluindo gomas de mascar, confeitos, alimentos prontos e creme dental. Pode provocar a liberação de insulina em muitas espécies, o que provoca insuficiência renal. O aumento de insulina provoca hipoglicemia (níveis baixos de açúcar). Os sintomas iniciais da toxicose incluem vômito, letargia (estado mórbido) e perda da coordenação. Os sintomas podem progredir para recumbência e ataques. É possível perceber enzimas hepáticas elevadas e insuficiência renal dentro de poucos dias.


 


 


 


Sal


Grandes quantidades de sal podem causar micção e sede excessiva ou ainda envenenamento por sódio. Os sintomas de que seu cão pode ter ingerido alimentos com muito sódio incluem vômito, diarreia, depressão, convulsões, temperatura corporal elevada, ataques e até a morte.



 



Veridiana Martins Dias
(41) 8891 6887
www.adestramentoamigofiel.com
Amigo Fiel Adestramento

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos