Digite aqui a palavra-chave.





Home Page > Dicas Veterinárias > Gestação em cadelas

pinterest



Gestação em cadelas


A gestação em cadelas ou (gravidez em cadelas) é um período de grande importância em todas as espécies de mamíferos, o que não difere com as cadelas.


Gestação da cadela – Tempo de duração


A gestação dura de 58-62 dias, muito mais rápido, comparado a gestação dos humanos, mas apesar das pessoas sempre buscarem similaridades entre as espécies, no quesito hormonal/gestacional ocorrem grandes divergências.


Cio da cadela – Tempo de duração


As cadelas possuem um ciclo bem definido, ciclam ou entram no cio a cada 6 meses em media, com rara exceções,e sendo raras não devem ser notadas.
O cio da cadela dura me media 13-15 dias, sendo que o período fértil, em que ocorre o cruzamento,ela só permite durante o período fértil que ocorre a partir do decimo primeiro dia de sangramento ao décimo quinto dia,portanto antes disso ela não permite a monta, ou o cruzamento. Após o cruzamento,cerca de 20-30 dias deve ser avaliada por um veterinário para confirmação da prenhes.


Gestação em cadelas – Alimentação


A partir do diagnostico, sua alimentação deve ser modificada para raçao de filhotes a qual tem mais vitaminas, cálcio, proteína, ajudando assim na sua necessidade calórica gestacional. Em raças grandes e/ou gigantes as vezes é necessário a suplementação desses em formas farmacêuticas.


Cadelas gravidas – Cuidados especiais


A gestação das raças braquicefálicas como Pug, devem ser cuidadas mais de perto, inclusive o parto deve ser assistido e não raramente por cesariana,devido a anatomia especifica.
Após 58-62 dias a cadela diminui a sua atividade motora,no dia do parto pode ou não alimentar-se,mas normalmente não se alimenta e ao sinal das contrações, normalmente se deita em decúbito lateral e quanto mais curtas as ondas de contração,mais perto está o nascimento dos filhotes.
Esse momento apesar de causar grande curiosidade em pessoas, o ambiente deve ser o mais calmo possível, em meia luz e sem grande movimentação,para que a mãe se sinta segura em parir seus filhotes,ao qual ela manterá sobre seus cuidados.


Cadelas gravidas – Nascimento dos filhotes


A partir do nascimento do filhote, normalmente a mãe tem condições de fazer tudo sozinha, salva exceções, e então ela rasga a placenta, corta o cordão umbilical, cessa o sangramento do cordão, em seguida inicia a limpeza das narinas, ajudando assim o filhote a respirar, após lambe a região torácica para estimular seu batimento cardíaco, limpa todo o filhote, come a placenta para deixar o local limpo para os demais nascimentos (essa situação se estiver sendo assistida, descartar a placenta é uma boa opção), e enfim o direciona as mamas, estimulando esse a receber o colostro.


Cadelas grávidas – Cesariana


O intervalo entre os filhotes não deve exceder duas horas, pois isso tem um grande indicio de parto distócico e somente o veterinário tem condição de avaliar e indicar a necessidade de cesárea. Ao final do parto, a mãe com certeza esta exausta,cansada e continua seu trabalho imediatamente após o nascimento, limpando,aquecendo e cuidando de seus filhotes.
Os cuidados são feitos somente pela mãe,claro se esta estiver saudável e com leite suficiente para a ninhada e somente a partir de 30 dias é que se da inicio a alimentação. A mãe é responsável também pela higienização sanitária dos filhotes ate em media 15-20 dias, limpando seus dejetos. A cadela volta ao ciclo estral e em média 4 meses após o parto encontra-se em seu período fértil novamente.


M.V. Dra. Angelica Lang Klaussner
CRMV 9579



http://petshopportal.com/gestacao em cadelas/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados


Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Letras de Música com temas Animais:

bullet  Abelha sem mel

bullet  Joao de Barro

bullet  Meu violão e o nosso cachorro

bullet  Ponbinha branca

bullet  Vendedor de Jumento

Ver todas as Músicas

Dicas Veterinárias:

bullet  Morte e luto: o que fazer quando o cachorro/gato morre?

bullet  Dificuldades de deglutição em cães

bullet  Choque devido a insufici?ncia cardíaca em cães

bullet  Verdade ou mito: os gatos sempre caem de pé

bullet  Tumor relacionadas ? vacinação em cães

Ver todas as Dicas Veterinárias

Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet  Gabriel Guerreiro Qual quer deuacute;vida ou sugesteatilde;o enbsp;estarei respondendo no email Gabriel_g_f@hotmail.com no twitter @AdestramentoDOG

bullet  monica gil www.monijil.nom.br/canil caocia@globocom fone: (21) 2260 9427

bullet  Claudia Niemeyer (11) 77130407 claudia@veterinariaaves.com.br www.veterinariaaves.com.br

bullet  Nayara Zonta, 56811999

bullet  Katherine P. Colomba

Confira todos os Colunistas



Cinema, Filmes e Seriados:

bullet  Godzilla

bullet  Tubarao i

bullet  Batman (1989)

bullet  Um natal bom pra cachorro (chilly christmas)

bullet  O gato mais rico do mundo (the richest cat in the world)

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet  Crianca, cachorro que fala!

bullet  97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bullet  O gato que falava com fantasmas

bullet  O cachorro e o lobo

bullet  Livro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos