Digite aqui a palavra-chave.





Home Page > Dicas Veterinárias > Como construir um modelo de negócio para o meu pet shop?

pinterest



Como construir um modelo de negócio para o meu pet shop?


Um modelo de negócio, ou Canvas, é um quadro que ajuda a visualizar, de forma completa, integrada e lúdica, a descrição de uma empresa. Em outras palavras, é um painel dividido em 9 blocos a serem preenchidos com os principais elementos e etapas que constituem um empreendimento — neste caso, um pet shop.


Os objetivos desse modelo são trazer uma lógica para a criação de um negócio e facilitar a leitura da sua entrega e da captura de valor. Esse instrumento antecede o plano de negócios, já que não é tão detalhado e foca na parte mais essencial, respondendo a 4 perguntas básicas: o que farei, para quem farei, como farei, quanto e como ganharei e gastarei?


Os 9 blocos são distribuídos para resolver essas 4 questões. Suas respostas são analisadas conjuntamente para saber se a concepção da sua empresa é consistente o suficiente para avançar para o planejamento estratégico e para que você consiga abrir o seu pet shop.


A seguir, abordaremos esses 9 pontos de um modelo Canvas e com alguns exemplos práticos para você entender melhor a sua aplicação em um pet shop. Dividiremos as etapas de acordo com as suas funções nas 4 perguntas. Confira!


1. O que farei?


Proposta de valor


Esse tópico deve ser preenchido com o valor do seu produto, isto é, os motivos que levariam as pessoas a comprarem sua oferta. Por exemplo: banho e tosa para deixar o cachorro mais limpo, bonito e cheiroso; produtos confortáveis e brinquedos para deixar o animal mais feliz, etc.


2. Para quem farei?


Segmento de clientes


Basicamente, é a definição do seu público-alvo, levando em conta a localização, o perfil e os interesses em comum. Exemplo resumido: pessoas que entendem a importância de cuidar bem dos seus animais de estimação e que vivem em um raio de 10km do pet shop.


Relacionamento com os clientes


Aqui, são escolhidos os meios usados para interagir e manter uma boa relação com o público. No caso de um pet shop, podem ser definidos um SAC via telefone, e-mailsms e redes sociais, e um suporte presencial com veterinários na própria loja ou nas casas dos clientes.


Canais


Nesse estágio, são estabelecidos os locais em que os seus produto e serviços podem chegar, como a venda direta pela loja física e pelo e-commerce (no caso de roupas e outros artigos para os animais), indicações de clientes, site e redes sociais.


3. Como farei?


Atividades chave


Essa talvez seja a etapa mais simples. Basta preencher com as linhas de produtos e serviços a serem vendidos no seu pet shop, como roupas, brinquedos, presentes, adereços, banho, tosa, vacinação, entre outros. Enfim, as ações de base para entregar sua proposta de valor.


Recursos principais


São as pessoas, estruturas e investimentos necessários para colocar sua proposta de valor e suas atividades em prática, como atendentes, veterinários, imóvel, equipamentossoftwares de gestão, computadores, capital de giro, etc.


Parcerias principais


Aqui, devem ser listados os parceiros comerciais que ajudarão a desenvolver sua proposta de valor, como o fornecedor do software de gestão, o provedor de internet, terceirização e serviços pontuais — como agências de marketing ou escritórios de contabilidade, por exemplo.


4. Quanto e como ganharei e gastarei?


Estrutura de custos


São definidos todos os custos envolvidos para manter o pet shop em atividade, como aluguel e manutenção do imóvel, salários, treinamentos, fornecedores, pró-labore, etc.


Fontes de receita


São os caminhos para a entrada de dinheiro no seu caixa, como em vendas diretas dos produtos e serviços do pet shop aos clientes.


O modelo de negócio é um instrumento que gera uma leitura sistêmica de todo o seu pet shop. Apesar de ter uma composição visualmente simples, ele funciona como um ponto de base ao gestor e serve para demonstrar a outras pessoas como o seu negócio opera. Portanto, é de extrema importância preencher cada um dos blocos e buscar uma conexão lógica entre eles para assegurar a viabilidade da sua empresa.



http://www.vetusweb.com.br/como construir um modelo de negocio para o meu pet shop/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados


Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Letras de Música com temas Animais:

bullet  Auto do boi

bullet  Três Passarinhos

bullet  Aos filhos de peixes

bullet  Televisão de cachorro

bullet  Cavalos Selvagens

Ver todas as Músicas

Dicas Veterinárias:

bullet  Pescoço e dores nas costas em cães

bullet  Meus custos não param de subir!

bullet  25 alimentos humanos tóxicos aos cães

bullet  Caudectomia cirurgias mutilantes em cães e gatos

bullet  Diarréia em pequenos animais

Ver todas as Dicas Veterinárias

Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet  Daniel Zacharias Zago Médico Veterinário Clínica Geral e Reprodução Equina 11 82627922

bullet  Aquarium Lab http://aquariumlab.com.br

bullet   Marco Antonio Gioso FMVZ USP

bullet  Vanessa Castro Pesquisador Científico Laboratório de Doenças Bacterianas da Reprodução castro@biologico.sp.gov.br

bullet   LUIZA CERVENKA DE ASSIS http://emais.estadao.com.br/blogs/comportamento animal/morte e luto o que fazer quando o cachorrogato morre/

Confira todos os Colunistas



Cinema, Filmes e Seriados:

bullet  Os pássaros 2 - o ataque final (the birds ii: land s end)

bullet  V

bullet  Correndo pra cachorro (man about dog)

bullet  Lassie

bullet  Netto e o domador de cavalos

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet  A princesa e o sapo

bullet  Gato que gostava de cenoura

bullet  A arca de noé

bullet  O encantador de cães

bullet  Urologia e nefrologia do cão e do gato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos