Digite aqui a palavra-chave.





Home Page > Dicas Veterinárias > Primeiros socorros em cães

pinterest



Primeiros socorros em cães


 


Apesar de termos vários profissionais capacitados na área, é essencial que os proprietários tenham conhecimento de  primeiros socorros, caso aconteça algo inesperado ao seu animal de estimação.


Os conhecimentos básicos de primeiros socorros se tornam importantes na preservação da vida do animal, evitando agravamento de feridas, minimiza a dor, favorece a recuperação através do transporte adequado até a clínica veterinária.


Alguns passos devem ser seguidos durante uma situação emergencial como: manter a calma para agir; não assumir riscos desnecessários; amordaçar o animal para sua segurança; manter o animal calmo e imobilizado; avaliar o estado geral do animal; verificar se está consciente; checar a respiração e batimentos cardíacos; aplicar os primeiros socorros como, limpeza e proteção dos ferimentos, feito isso, deve ser levado ao veterinário.


Outros cuidados devem ser tomados em relação a alguma situação emergencial como a mordaça que pode ser improvisada com um cadarço de tênis, um pedaço de tecido ou um cordão macio, prender firme o focinho com um nó, cruzando o cordão sob o queixo e dando uma laçada segura na nuca. Não coloque a mordaça se ele apresentar ânsia de vômito


Na imobilização há a limitação máxima dos movimentos do animal na hora do exame, coloque-o sobre uma mesa e segure firmemente. Para o transporte é aconselhado enrolar o animal em algum tecido, em caso de lesão leve mas, se o animal e ferimento forem grande é necessário o improviso de uma maca. No caso respiração artificial, é necessário puxar a língua do animal para fora e remover o material que está obstruindo a passagem de ar.


Já na massagem cardíaca o animal deverá ser deitado com o lado esquerdo para cima, estender o corpo e manter a cabeça e tronco mais baixos que o quadril. Colocar a palma da mão esquerda envolvendo o tórax e fazer compressão com o polegar e os outros dedos da mão e a mão direita deve apoiar as costas do animal. Em caso da não percepção da respiração e batimentos cardíacos, intercale uma respiração artificial para cada seis massagens cardíacas, até o animal voltar a respirar e seu coração voltar a bater normalmente, é a ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Mas se isso não acontecer em alguns minutos, dificilmente ele sobreviverá.


Todos esses cuidados devem ser tomados como precaução. Maiores exames devem ser fitos pelo médico veterinário em clínicas ou hospitais autorizados.



http://www.shopveterinario.com.br/artigos/primeiros socorros em caes/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados


Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Letras de Música com temas Animais:

bullet  Como um cão

bullet  A dança da tartaruga asa de águia

bullet  A pulga

bullet  Se você fosse um peixinho

bullet  O pescoço da girafa

Ver todas as Músicas

Dicas Veterinárias:

bullet  Os equipamentos utilizados na odontológia equina

bullet  A água, ph x gh x kh

bullet  Osteossarcoma

bullet  Corrimento nasal nos cães

bullet  Angiografia pulmonar

Ver todas as Dicas Veterinárias

Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet  Magda Izidio de Souza, Médica Veterinária

bullet  Dr. Luiz Bolfer formou se em Medicina Veterinária no Brasil e mudou se para os Estados Unidos para se especializar em Cardiologia, Emerg?ncia e Cuidados Intensivos em cães e gatos. Completou 12 meses de Internato em Clínica Médica e Cirúrgica Veterin

bullet  Kadu Camargo Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelo G.E.R.E. (Grupo de Estudos em Reprodução Equina PUCPR); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Medicina Animal: Equinos, na área da Reprodução Equina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). E mail: kaducamargo@gmail.com Leia mais sobre esse assunto em https://www.revistahorse.com.br/imprensa/cuidados durante a gestacao de eguas os primeiros 60 dias sao os mais criticos/20170410 175102 j086

bullet  Cláudia Pizzolatto Lord C?oTreinamento de Cães BitC?oBrinquedos Inteligentes para o Treinamento do seu C?o www.lordcao.com www.bitcao.com.br

bullet  Antonio Roberto Bacila é médicoveterinário, diretor técnico e presidente da Organnact Saúde Animal.

Confira todos os Colunistas



Cinema, Filmes e Seriados:

bullet  Cães de guerra

bullet  O gato de madame

bullet  Um homem, um cavalo, uma pistola (un uomo, un cavallo, una pistola / a man, a horse, a gun)

bullet  Jurassic park i

bullet  Jurassic park iii

Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet  O gato de botas

bullet  Vira-lata? não! também sou cachorro

bullet  Passo, trote, galope - uma familia e seus cavalos

bullet  O selo da agonia - livro dos cavalos

bullet  Crianca, cachorro que fala!

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br & - Todos os direitos reservados - Créditos